Torrebarrio, Peña Ubiña Pequena (atividade invernal)

Photo ofTorrebarrio, Peña Ubiña Pequena (atividade invernal) Photo ofTorrebarrio, Peña Ubiña Pequena (atividade invernal) Photo ofTorrebarrio, Peña Ubiña Pequena (atividade invernal)

Very difficult
February 6, 2023
February 2023

near Torrebarrio, Castilla y León (España)

Subimos de Torrebarrio no trilho comum à Peña Ubina e ao Pico de Fontán. Por baixo de Peña Ubina os trilhos separam-se e segue-se para as Ubinas. No colado contorna-se a pequena Ubiña pelo lado Norte e, quase no fim, começamos a subir o canal bem visível, Na parte baixa já tinhamos colocado os crampons. No início a neve estava fofa e a inclinação ainda não era muito acentuado, pelo que foi fácil progredir. a partir d meio da subida, com forte inclinação e a neve dura foi difícil e perigoso. No topo ainda fizemos uma aresta bastante aérea até ao vértice geodésico. No topo a vista de 360º é espetacular. A descida foi feita pela vertente contrária (sul). No início tivemos que destrepar, durante alguns metros , um canal com penedos e, logo em baixo começamos a descer na neve com muito menos inclinação e menos perigo. fizemos o resto da descida em direção a Torrebarrio. No final andamos dentro de campos a saltar arame farpado.