Activity

Torre da Prata (Serra da Prata) 🗻 🌄

Download

Trail photos

Photo ofTorre da Prata (Serra da Prata) 🗻 🌄 Photo ofTorre da Prata (Serra da Prata) 🗻 🌄 Photo ofTorre da Prata (Serra da Prata) 🗻 🌄

Author

Trail stats

Distance
8.26 mi
Elevation gain
5,180 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
5,180 ft
Max elevation
4,898 ft
TrailRank 
93 4.8
Min elevation
246 ft
Trail type
Loop
Time
10 hours 21 minutes
Coordinates
1231
Uploaded
July 25, 2016
Recorded
July 2016
  • Rating

  •   4.8 5 Reviews

near Sítio Pinheirinho, Paraná (Brazil)

Viewed 10461 times, downloaded 489 times

Trail photos

Photo ofTorre da Prata (Serra da Prata) 🗻 🌄 Photo ofTorre da Prata (Serra da Prata) 🗻 🌄 Photo ofTorre da Prata (Serra da Prata) 🗻 🌄

Itinerary description

ATENÇÃO -Como chegar: a trilha para o cume da Serra da Prata começa na região de entorno do Parque, no bairro Morro Alto, município de Morretes. A partir de Curitiba, deve-se descer a serra sentido Paranaguá e pegar a Estrada da Limeira (saída à direita, no km 24 da BR 277-atenção para não passar a estrada), seguindo por ela por cerca de 7.7km.
O caseiro da área é o Sr. Jaime, morador antigo daquele local, que pode dar informações sobre a trilha e se já existem outras pessoas fazendo o percurso. A trilha encontra-se sinalizada por meio de fitas refletivas fixadas nas árvores. A trilha tem aproximadamente sete quilômetros de extensão, parte dela muito íngreme, exigindo grande esforço físico para completar seu percurso. Por isso é utilizada, geralmente, por praticantes de montanhismo ou pessoas com experiência em caminhadas de longa distância.
Tracklog de bate e volta ao cume da Torre da Prata, ou Morro Grande, a partir do Sítio do Seu Jaime na Estrada da Limeira.
Montanha localizada no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, Serra da Prata. É conhecido por ser o ponto mais alto da Serra da Prata, com cerca de 1.497m, e possuir uma das mais belas vistas do litoral paranaense, além do rio mais alto registrado na Serra do Mar do estado (cerca de 1300m).

Historia da Torre da Prata: O nome dessa montanha foi o resultado de um brilho que era visto na encosta da mesma e que fez com que muitas pessoas acreditassem há muitos anos que existia prata no local. Com a possibilidade de encontrar o metal precioso muitos garimpeiros foram a Torre da Prata, mas não obtiveram sucesso. Uma das principais dificuldades para a garimpagem foi a mata atlântica. Nunca houve provas reais de que existia prata na encosta da montanha.
A Torre da Prata é um ponto que se destaca na cordilheira serrana, uma montanha que tem uma posição de destaque e que serviu de referência do limite natural das fronteiras municipais para os navegantes. A conquista dessa montanha apenas aconteceu no ano de 1944, uma das últimas grandes do Paraná a serem conquistadas. A dupla que conquistou a Torre da Prata foi Gavião & Canguru cujos nomes são, respectivamente, Waldemar Buecken &, Antonio Setengel Cavalcante.
Atualmente, o grande problema que essa montanha enfrenta é a grande invasão de palmiteiros e caçadores que não respeitam o fato de a Torre da Prata fazer parte de uma unidade de conservação e ainda assim tentam extrair até os seus últimos recursos.

Parque Nacional Saint Hilaire Lange: A Torre da Prata por vezes é visitada por palmiteiros e caçadores que saem da trilha principal para não serem pegos uma vez que a montanha integra a unidade de conservação chamada de Parque Nacional Saint Hilaire Lange. Esse parque ainda é recente e por isso passa ainda por um plano de manejo.
O nome do parque é uma homenagem a uma naturalista francesa e a um biólogo ambientalista paranaense. A criação da unidade de conservação se deu devido a necessidade de preservar a montanha de oportunistas como os extratores ilegais de palmito e caçadores.

ATENÇÃO: Realize o cadastro de visitantes de entrada e saída no site do Parque Nacional https://parnasainthilairelange.wordpress.com/cartilha-caminhante-consciente/
BASE: No começo da trilha, é possível estacionar no Sítio do Seu Jaime, recomendando-se pagar uma taxa módica por pessoa ou veículo. Não há estrutura de banheiro ou camping.
ATENÇÃO: Realize o cadastro de visitantes de entrada e saída no site do Parque Nacional https://parnasainthilairelange.wordpress.com/cartilha-caminhante-consciente/

Devido aos desafios nesta trilha que exigem do físico e psicológico, e uma certa habilidade, regraduo como uma trilha "Difícil", apesar de ser uma trilha de fácil acesso.

Trilha realizada com o grupo: Sem Limites!
(Ademir, Anderson, Aroldo, Carlise, Dayanne, Denise, Edézio, Hélio, Johnny, Karin, Mendes, Mercia, Ricardo, Terezinha).

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 312 ft
Photo ofSítio do Seu Jaime

Sítio do Seu Jaime

Sítio do Seu Jaime O caseiro da área é o Sr. Jaime, morador antigo daquele local, que pode dar informações sobre a trilha e se já existem outras pessoas fazendo o percurso. A trilha encontra-se sinalizada por meio de fitas refletivas fixadas nas árvores.

PictographRiver Altitude 305 ft
Photo ofRio início

Rio início

Rio início

PictographTree Altitude 1,125 ft
Photo ofÁrvore vermelha

Árvore vermelha

Árvore vermelha

PictographTree Altitude 1,378 ft
Photo ofÁrvore frondosa

Árvore frondosa

Árvore frondosa

PictographTree Altitude 1,371 ft
Photo ofÁrvore vermelha

Árvore vermelha

Árvore vermelha

PictographRiver Altitude 1,368 ft
Photo ofRio / penúltimo

Rio / penúltimo

Rio / penúltimo

PictographIntersection Altitude 1,365 ft

Atenção

Atenção

PictographTree Altitude 2,169 ft

Árvore grande caída

Árvore grande caída

PictographPanorama Altitude 2,661 ft
Photo ofVista

Vista

Vista

PictographWaypoint Altitude 3,274 ft

Grampo

Grampo

PictographWaypoint Altitude 3,317 ft

Cordas

Cordas

PictographPanorama Altitude 4,465 ft
Photo ofPedra altar

Pedra altar

Pedra altar

PictographRisk Altitude 4,442 ft

Cordas+grampos

Cordas+grampos

PictographRiver Altitude 4,429 ft
Photo ofRio + Alto da Serra - 1300m

Rio + Alto da Serra - 1300m

Rio + Alto da Serra - 1300m

PictographPanorama Altitude 4,787 ft
Photo ofMirante

Mirante

Mirante

PictographWaypoint Altitude 4,787 ft

Paredão de rocha

Paredão de rocha

PictographCave Altitude 4,852 ft
Photo ofAbaixo da rocha

Abaixo da rocha

Abaixo da rocha

PictographWaypoint Altitude 4,885 ft
Photo ofLocal para acampar

Local para acampar

Local para acampar O local comporta no máximo 5 pessoas – o espaço acomoda bem uma barraca até quatro lugares, ou três barracas pequenas (2-3 pessoas), sendo que a terceira tem que ser montada em terreno irregular. Por esse motivo, é importante que o grupo que pretende pernoitar no acampamento verifique se já há outras pessoas acampadas ou subindo a trilha com equipamentos para isso.

PictographSummit Altitude 4,915 ft
Photo ofCume

Cume

Cume

Comments  (21)

  • Photo of gvogetta
    gvogetta Apr 4, 2018

    I have followed this trail  View more

    Bom mapeamento, tracklog precisa, confiável. Pontos marcados são relevantes e o nível de informação do descritivo é bem adequado e útil, além de correto. Utilizando parâmetros objetivos normatizados internacionalmente para avaliação de percursos, discordo um pouco do grau de dificuldade atribuído, avaliando este percurso como DIFÍCIL.

  • Photo of Johnny S
    Johnny S Apr 4, 2018

    Boa tarde Getulio. Obrigado pela avaliação amigo.
    E ultimamente graças a seu posicionamento também ando revendo meus conceitos de dificuldade da trilha.
    Embora eu utilize um conhecimento empírico do "meu achomêtro". Está na hora de evoluir e utilizar uma forma consistente destas avaliações.
    Respeito muito seu posicionamento e alterarei este trajeto para Difícil.
    Obrigado pela sugestão.
    Abraços e boa trilha.

  • Photo of gvogetta
    gvogetta Apr 4, 2018

    Salve Johnny!
    Então, debate bom esse, e longo.. Mas como mantemos sempre um diálogo de bom nível, creio que o assunto mereça abordagem aqui, apesar de não ser exatamente pertinente à trilha para a Torre da Prata, além de poder servir de referência para outros usuários.


    Essa classificação, ou graduação de dificuldade nem sempre é fácil, ou mesmo incontroversa, pois são diversos organismos e metodologias que tentam normatizar critérios de avaliação. A maioria, como as metodologias francesa (IFAS) e espanhola (MIDE), aceitas e empregadas no âmbito da UIAA e outras entidades esportivas européias e internacionais, assim como a própria Norma Brasileira ABNT NBR 15505 adota entre os seus critérios, parâmetros de avaliação do esforço físico a ser empreendido pelo caminhante, sob diferentes óticas e critérios de avaliação. Porém, esse é o parâmetro em que mais divergências existem e um dos mais difíceis de avaliar, dada a multiplicidade de parâmetros, nem sempre aplicáveis, todos, à um mesmo percurso, e à subjetividade que permeia este tipo de percepção, influenciada pela condição pessoal de cada avaliador. Então, particularmente, prefiro evitar a utilização desta variável na maioria das trilhas que não oferecem desníveis acumulados a vencer inferiores a 1000m ou mesmo distâncias totais inferiores a 25 km, que via de regra podem ser percorridas de "ataque" (bate e volta) de um dia, pois acaba sendo este um dado por vezes subjetivo, que pode mascarar outros tipos de "dificuldades" que podem colocar em risco o caminhante. Destarte, costumo na maioria dos casos, como citei acima, excluir o parâmetro físico da avaliação para graduar a dificuldade de um trajeto, justamente para tentar neutralizar essa subjetividade.


    Todavia não é bem este o caso da Torre da Prata, dado especialmente o grande desnível de subida entre a base e o cume, de mais de 1400m, tido como a segunda maior subida em amplitude altimétrica absoluta da Serra do Mar paranaense (atrás apenas do Ferraria pela trilha da face leste - cerca de 1700m), e ainda vencida em curta distância (menos de 7km), o que aumenta bastante o gradiente da subida, implicando em um grau de dificuldade física que não pode ser simplesmente ignorado no conjunto de variáveis.
    Fica então este post até mesmo para outros usuários também aprimorarem seus conceitos sobre o assunto, onde aproveito também para indicar o

  • Photo of gvogetta
    gvogetta Apr 4, 2018

    ... excelente artigo do montanhista Marcelo Devaux, publicado no Blog de Escalada.


    Abraço!

  • Photo of Johnny S
    Johnny S Apr 5, 2018

    Muito obrigado pelas orientações, será de grande importância a muito usuários, e com certeza irei aproveitar muito estas informações. Obrigado pela seu esclarecimento e constante dedicação nesta área.
    Com certeza irei ler e reler as informações juntamente com o artigo do do montanhista Marcelo Devaux afim de melhorar meus conceitos através de uma forma técnica mais aprimorada para graduação de níveis de dificuldade que pelo que percebi torna-se algo de grande complexidade.

    Para mim foi de grande relevância o seu parecer de "excluir o parâmetro físico da avaliação para graduar a dificuldade de um trajeto, justamente para tentar neutralizar essa subjetividade".

    Quanto ao caso em especial da Torre da Prata, muito bem colocado sua argumentação referente a altimetria.

    Fica novamente aqui meu muito obrigado e admiração por sua dedicação e zelo em compartilhamento de informações.

    Abraços e boas trilhas.

  • Photo of bredaduarte
    bredaduarte May 1, 2018

    I have followed this trail  verified  View more

    Trilha de muita beleza, especialmente por propiciar a vista de toda baía de antonina e do outro lado de grande parte da serra do mar.
    Recomendada a praticante com experiência em trekking, especialmente em caso de bate volta. Em alguns momentos é mais fechada em função da pouca quantidade de pessoas que a fazem.
    Em virtude disto recomendo que seja utilizado camisa comprida e calça a fim fim de evitar cortes e machucados especialmente nas pernas.
    Recomendo também a utilização de aplicativo de navegação (wikiloc) especialmente durante a primeira ida.
    O cume é repleto de mosquitos, repelentes não são eficazes para afasta los, então recomendo que façam a subida ao cume registrem o momento e se alimentem em local logo abaixo onde há sombra, lugares para sentar confortavelmente e não há praticamente nenhum mosquito.
    Vão e vençam!

  • Photo of Eloir
    Eloir Feb 19, 2020

    I have followed this trail  verified  View more

    Parabéns pelo mapeamento! Fiz hoje, 18/02/2020 e foi muito precisa e fácil de seguir.

  • Photo of Johnny S
    Johnny S Feb 20, 2020

    Muito obrigado pela avaliação Eloir.
    Muito bom saber que posso auxiliar.
    Abraços e boas trilhas.

  • Photo of Lucas Kurpiel
    Lucas Kurpiel Mar 26, 2020

    Tem o contato do dono da chacara ?

  • Photo of Johnny S
    Johnny S Mar 26, 2020

    Olá Lucas.
    Não possuo o contato do Sr. Jaime.
    Poderá obter informçãoed de contato no site do parque: https://parnasainthilairelange.wordpress.com/
    Lembrando que no momento devido ao Coronavirus os parque se encontram fechados.
    Segue link para cadastro necessário para a trilha. https://parnasainthilairelange.wordpress.com/cartilha-caminhante-consciente/
    Abraços e boa reclusão neste momento.

  • fermibach May 16, 2020

    I have followed this trail  View more

    tracklog muito bom obrigado

  • Photo of Johnny S
    Johnny S May 16, 2020

    Muito obrigado pela avaliação.
    É muito importante o feedback.
    Abraços e boas trilhas.

  • Photo of Marco&Andrea
    Marco&Andrea Jan 18, 2021

    Estamos pegando as informações para logo fazermos essa trilha, por isso acho muito importante, quem foi descrever a realidade.. Obgdo pela informações.

  • Photo of Johnny S
    Johnny S Jan 19, 2021

    Olá Marco & Andrea.
    Fico a disposição em caso de dúvidas.
    Lembre-se Realize o cadastro de visitantes de entrada e saída no site do Parque Nacional https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaPKTANvbx8_q-DvNmqtaWlU_erRIpXP0uYuUk-7QmZTGIlA/viewform?formkey=dHNBaWdXNlRueVh2dHhSYTd3MUstNmc6MQ#gid=0
    Abraços e boas trilhas.

  • Photo of Peter Rebelo
    Peter Rebelo Sep 10, 2021

    Muito bom mesmo!

  • Photo of Johnny S
    Johnny S Sep 10, 2021

    Valeu Peter.
    Abraços e boas trilhas.

  • Photo of suellenterris
    suellenterris Dec 14, 2021

    Olá Johnny, será que a trilha está bem marcada? Pretendemos subir na noite do ano novo e descer em seguida. Você acha que dá boa?

  • Photo of Johnny S
    Johnny S Dec 16, 2021

    Olá Suellen, faz um bom tempo que não vou no local.
    Há uns 2 anos atrás era uma trilha com bastantes obstáculos de arvores e galhos mas de poucos desvios a trilha era larga e de orientação moderada.
    Lembre-se de realizar o cadastro de visitantes de entrada e saída no site do Parque Nacional - https://parnasainthilairelange.wordpress.com/cartilha-caminhante-consciente/

    Boa sorte e boas trilhas.

  • Photo of Fernando s Mottin
    Fernando s Mottin Jul 30, 2022

    I have followed this trail  View more

    7 horas subindo sem carga. 5 horas descendo sem carga. Não espere muito menos que isso para pessoas normais. Visual e trilha mais fantásticos do Paraná. Árvores gigantes, bosques, arapongas, sapos, cobras, centenas de aranhas armadeiras. Manga longa, calça e perneiras sao EPIs nessas trilha.

  • Photo of Johnny S
    Johnny S Oct 27, 2022

    Valeu. Muito obrigado.
    Abraços e boas trilhas.

  • Photo of Luciano Blaszkowski
    Luciano Blaszkowski May 2, 2023

    Fala Jhonny! Essa questão de "rio mais alto da Serra do Mar" é meio controversa. No Ibitiraquire há vários riachos acima da cota 1.300, e até mesmo alguns acima da cota 1.500, como no caminho pro PP.

You can or this trail