Serra do Caraça: Pico Agulhinha, Baiano e Sol

Photo ofSerra do Caraça: Pico Agulhinha, Baiano e Sol Photo ofSerra do Caraça: Pico Agulhinha, Baiano e Sol Photo ofSerra do Caraça: Pico Agulhinha, Baiano e Sol

Very difficult
one day one hour 38 minutes
June 24, 2019
June 2019

near Catas Altas, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto realizado em dois dias, com pernoite no pico do Baianinho. O retorno do Pico do Sol não está marcado, mas é feito pelo mesmo caminho da ida.

COMO CHEGAR:
A marcação tem início na cidade de Catas Altas, na praça da Igreja Matriz. A cidade está a aproximadamente 120km de Belo Horizonte, pelo acesso mais curto, a BR-381. Para mais detalhes sobre como chegar ao ponto inicial, utilize a ferramenta "Como chegar pela estrada a este local", disponível na coluna direita do Wikiloc (site).

Apesar da distância relativamente curta, a viagem é demorada em virtude do trânsito de veículos pesados e inúmeros trechos em obras da BR-381. De carro, em condições normais de tráfego, o trajeto levará cerca de 2h.

A TRILHA:
Saindo do centro de Catas Altas, o início do trajeto é pelas ruas da cidade, até próximo ao campo da parte baixa. Depois do campo é preciso virar à direita em uma estradinha de terra, por onde se segue até uma cancela, logo após uma passagem sob a linha férrea. Como a cancela está trancada, aqui é o ponto inicial da caminhada, a não ser que o veículo utilizado seja um bicicleta.
O início da caminhada é por uma estradinha interna da propriedade. O trajeto segue em aclive leve/moderado, bem demarcado, até a Cachoeira do Meio. Antes da cachoeira é preciso cruzar dois corpos d'água, primeiro um pequeno afluente do Ribeirão Maquiné e depois o próprio Ribeirão Maquiné.
Recomenda-se abastecer na Cachoeira do Meio, pois é o único ponto de água boa até o topo da serra. A subida após a cachoeira altera trechos de trilha batida, principalmente na passagem pelos capões de mata, e trechos sobre os lajeados e rochas, com alguns pontos de trepa-pedra e escalaminhada. O aclive é bastante acentuado em alguns pontos, com alguma exposição à altura em algumas passagens. São 550 metros de ganho de elevação em pouco mais de 1,9km, o que indica uma subida muito forte e cansativa.
O próximo ponto de interesse é um abrigo na base do Pico Agulhinha (Horizontes ou Catas Altas), onde há um pequeno espaço para camping e um espaço maior para bivaque. Daqui é feito um ataque ao pico, a caminhada tem aproximadamente 700 metros de extensão e um ganho de elevação próximo dos 270 metros. A subida para o Agulhinha tem alguns trechos de exposição à altura e escalaminhada, com subidas feitas por aderência à rocha.
No retorno à base, agora é preciso tomar uma trilha bem demarcada no sentido sul, que vai margeando o paredão do Agulhinha. A caminhada segue em ligeiro aclive até o acampamento da Mancha, último ponto de água do primeiro dia.
Após coletar a água, toma-se uma trilha discreta para oeste, que cruza uma drenagem que abastece o Ribeirão Maquiné. O caminho, bem discreto, leva em direção ao paredão a oeste, que a primeira vista parece intransponível. A subida é feita na base da aderência, com vários trechos de escalaminhada e pontos onde é preciso se agarrar a raízes e galhos.
Ao alcançar a crista dessa serra que está alinhada ao topo do Agulhinha, é preciso retomar o sentido sul. Pela crista da serra a vegetação é típica de campos rupestres, com ervas e gramíneas nos topos e vegetação mais viçosa nas grotas. As canelas de ema não dificultam tanto a caminhada, que segue por trechos de trilhas sujas e outros sem trilha definida.
No ponto "grota" é preciso se atentar para a trilha que descer mais à direta, não é possível descer pelas rochas que formam a grota. Depois de vencer pequenos cumes, chega-se ao topo do Baianinho, onde uma trilha discreta reaparece. Existem algumas clareiras e o local deve suportar cerca de 4 ou 5 barracas pequenas. Ainda que não tenha água no local, é uma das melhores áreas para acampamento, tendo em vista de ser um local bem abrigado pelas rochas e vegetação, além do visual impactante do Baiano e Sol.
Após a área de acampamento há uma descida forte até a bifurcação Baiano x Sol. O segundo ataque foi feito ao Pico do Baiano, cuja subida se dá por aderência. Quase não há vegetação no trecho, o que facilita a ascensão.
Depois da conquista do Baiano, retornei à área de acampamento para passar o restante do dia.
No dia seguinte, o terceiro e último ataque da rota: Pico do Sol, ponto culminante da Serra do Caraça e do Espinhaço. Após a descida forte que sucede a área de acampamento, tomamos à direita na bifurcação, seguindo por uma trilha discreta até o fundo do vale do Córrego Quebra Ossos. Coletei água e subi uma singela queda d'água.
Próximo a um pocinho do córrego, a trilha segue para o sul, margeando o Quebra Ossos. Após algumas dezenas de metros, o caminho desaparece e é preciso descer até o leito do córrego.
Após um rápido pula-pedra, saio em um lajeado e mantenho à direita , iniciando a subida do Pico do Sul no rumo sudoeste. A subida é bem acentuada em alguns pontos, sendo necessário fazer algumas correções na rota para continuar o ganho de elevação. Também é interessante desviar das moitas que marcam a face leste do Pico do Sol. Depois de pouco mais de 300 metros de ganho de elevação foi feita a conquista do terceiro pico da rota.

OBSERVAÇÕES:
- Dificuldade técnica muito difícil, trilha recomendada para pessoas experientes no montanhismo. Subidas e descidas muito íngremes e com exposição à altura, trechos de escalaminhada, trepa-pedra e pula-pedra.
- Mesmo com toda dificuldade, a utilização de corda é totalmente dispensável para pessoas experientes.
- Pouca oferta de água ao longo do trajeto. Se for acampar, é preciso fazer algum planejamento da água. Pontos perenes: Ribeirão Maquine (1º encontro, na Cachoeira do Meio e na grota próximo ao acampamento da mancha) e Córrego Quebra Ossos (no caminho para o Pico do Sol, a aproximadamente 15 minutos da área de acampamento no Baianinho.
- Boa parte da trilha é exposta ao tempo, leve chapéu e protetor solar.
- Sinal de telefone em vários pontos da rota (VIVO).

- TEMPO DE SUBIDA:
i) Cancela trancada x Base Agulhinha: 02h14';
ii) Ataque Agulhinha: 27' pra subir e 22' pra descer;
iii) Base Agulhinha x Acampamento Baianinho: 2h45'
iv) Ataque Baianinho x Baiano: 35' pra subir e 32' pra descer.
v) Ataque Baianinho x Sol: 1h pra subir.

TEMPO DE DESCIDA:
i) Sol x Baianinho (sem peso): 48'
ii) Baianinho x Base Agulhinha: 1h56'
iii) Base Agulhinha x Cachoeira do Meio: 1h
iv) Cachoeira do Meio x Cancela trancada: 27'

Córrego Quebra Ossos

Subir à direita - sair do leito

Atenção: vala

Baiano - 2.033m

• Photo of jaspionsky
    jaspionsky Sep 2, 2019

Excelente trilha em um belo scenario. A partir da subida íngreme para a crista (que é bem exposta) a trilha fica pouco demarcado e uma boa orientação é necessário. O nascer do sol do acampamento no Pico do Baianinho é alucinante. Quando fizemos a trilha no início de setembro apenas tinha água corrente em dois pontos: na cachoeira do meio e no vale de quebra-osso (só um fio de água). Obrigado por compartilhar!

• Photo of Walyson Machado
    Walyson Machado May 9, 2022

Obrigado por compartilhar! Trilha bastante técnica e com muitos pontos de exposição, mas vale muito a pena!