Serra Branca São Rafael RN Cume

February 25, 2018
February 2018

near Lagoa Sêca, Rio Grande do Norte (Brazil)

A região da fazenda Lájea Formosa com certeza é um dos lugares mais impressionantes do Rio Grande do Norte. No local há tanques naturais que se formam no lajedo com a água das chuvas e pinturas rupestres nas paredes das rochas. Mas o destaque mesmo é subir e caminhar pela exuberante montanha de granito de Lájea Formosa. Para os menos preparados, a subida pode ser um pouco árdua, mas é recompensadora. No alto, é possível percorrer toda a extensão da montanha em meio a rochas de diversos tamanhos e formatos e a uma vegetação típica da caatinga com várias macambiras, coroas-de-frade e mandacarus. A paisagem em volta da montanha, vista do alto, é de tirar o fôlego. Pode-se admirar toda beleza da própria montanha com seus imensos paredões listrados, formados pelas águas que escorrem das chuvas, além da vastidão montanhosa da Serra Branca.

Dicas de Como chegar sem dificuldades.
"1" PEDIR permissão e avisar a Edvaldo na fazenda Lagea Formosa, evite problemas e fale antes com ele pra não da viagem perdida.

Em seguida pode deixar o carro na 1º opção de carro. e passar o acude pela parede. Foto 1

Pode seguir na direção do canos onde vai chegar em um poço, evite sujar o poço e mexer nos canos a comunida depende e usa essa agua. Foto 1

Ao chegar na parte de vegetação observar uma grande arvore do lado direita "umbuzeiro"
foto 2

Existe uma entrada para trilha de vegetação proximo a 2 pedras que marquei com um totem e uma pedra observar a foto 2 dai seguir a trilha .

Observação:
Ao chegar na primeira vegetação a entrada pode esta fechada de mato observar bem para nao se perder.

A subida indico uso de tênis com bastante aderência em rocha preferencia "solados Vibram" Evitar uso de tenis 100% pra trilha co solados de cravos como " salomon". Tenis misto são melhores. A primeira parte da subida e bastante aderência de rocha pura.
Ter cuidados em períodos chuvosos com a pedra molhada aumentar o grau de atenção na decida da rocha.

Carro 1 opção

Umbuzeiro Grande Arvore

• Photo of pepebrown
    pepebrown Feb 28, 2018

Fizemos na raça, sem equipamento, carregando 20kg nas costas e consideramos como um trekking simples.
    Vc ta é com muito choro pro meu gosto.
    Não tenho obrigação de deixar tudo explicadinho.
    Eu fui sem referencia, explorei tudo, fui em todos os cumes, alguns não marquei pelo GPS mas filmei.
    Quem for e se lascar acho é pouco.

• Photo of dayviddenner
    dayviddenner Mar 29, 2021

Trilha rápida mas início difícil íngreme depois da subida só curtir a paisagem lá de cima possível acampar e lá em cima tem 3 pontos de contemplação

• Photo of Medeiros-perdido
    Medeiros-perdido Apr 17, 2023

Muito bom, excelente descrição do trajeto parabéns. Ajuda muito quem quer ir.

Boa tarde, como falou que antes de ir, a serra branca, tem que falar com a pessoa lá. Poderia me passar o contato?