Salkantay trek + Laguna Humantay

Viewed 1960 times, downloaded 85 times

[PLEASE, SCROLL DOWN FOR DESCRIPTION IN ENGLISH.]

--------------------

Trilha realizada em 5 dias, por conta própria, conforme a descrição abaixo.

Dia 1: Challacancha x Soraypampa.
Dia 2: Soraypampa x Chalwey.
Dia 3: Chalwey x Lucmabamba.
Dia 4: Lucmabamba x Machu Picchu pueblo.
Dia 5: Machu Picchu pueblo x Machu Picchu.

Dicas:

1 - Iniciamos por Challacancha, que fica alguns km após o ponto onde a maior parte das pessoas começa: Mollepata. A vantagem de iniciar em Challacancha é que você chega a Soraypampa cedo e tem tempo de fazer a trilha da Laguna Humantay.

2 - Em Cusco é relativamente fácil encontrar transporte até Challacancha ou Mollepata. Embora tenhamos feito o trekking sozinhos, contratamos o serviço de transporte da agência Haku Travel. Pagamos 50 soles por pessoa.

3 - A orientação é relativamente simples e é bastante comum encontrar grupos de agências ou muleiros pelo caminho.

4 - Pontos de água são inúmeros, mesmo na época de seca. Eu sempre reabastecia meu reservatório com aproximadamente 1 litro.

5 - O trecho mais difícil é disparadamente Soraypampa x Chalwey, especialmente antes de passar pela Abra Salkantay. Caso faça o mesmo itinerário que eu, é aconselhável iniciar o segundo dia o mais cedo possível após o amanhecer.

6 - Durante o percurso, encontram-se várias pequenas vendas de snacks e bebidas. Um refrigerante custa entre 5 e 7 soles, enquanto uma cerveja grande custa de 10 a 12.

7 - Nas áreas de camping em que pernoitamos também era possível negociar o preparo de jantar e café da manhã, por cerca de 10 a 15 soles cada refeição. Porém, tenha sua própria comida para qualquer eventualidade, pois nunca é possível confiar 100% na disponibilidade desses locais que servem refeições.

8 - Nos campings de Chalwey e Lucmabamba, há banho quente disponível por cerca de 10 soles.

9 - Playa Sawayaco e Machu Picchu pueblo são povoados com infraestrutura razoável e variadas opções para pernoite, inclusive pousadas. Os demais locais são apenas áreas de camping – em geral, há algumas poucas casas pertencentes a moradores.

10 - Após Collpapampa, anda-se por uma estrada de terra, que margeia um rio à esquerda. Após menos de 1h de caminhada, você avistará uma ponte onde se tem a opção de cruzar o rio e continuar por uma trilha na mata, ou seguir pela estrada. A trilha é bonita, mas tem vários pontos de deslizamento, nos quais foram criados desvios. Recomenda-se, em época de chuvas, utilizar a estrada.

--------------------

Track done in 5 days, by ourselves, according to the description below.

Day 1: Challacancha x Soraypampa.
Day 2: Soraypampa x Chalwey.
Day 3: Chalwey x Lucmabamba.
Day 4: Lucmabamba x Machu Picchu pueblo.
Day 5: Machu Picchu pueblo x Machu Picchu.

Tips:

1 - We started in Challacancha, which lies some kilometers beyond the point where most people begin: Mollepata. The biggest advantage of starting in Challacancha is that you arrive early at Soraypampa, in time to do the Laguna Humantay trek.

2 - In Cusco, it's relatively easy to arrange transportation to Challacancha or Mollepata. Even though we've made the trek by our own means, we booked a couple of seats on a van by Haku Travel agency, in order to get to the start point. It was 50 soles per person.

3 - Navigation is mostly simple and it's very usual to find tour groups or muleteers on the way.

4 - There are plenty of water points, even during dry season. I would always refill my streamer with aproximately 1 liter.

5 - The most difficult stretch is by far Soraypampa x Chalwey, specially before Abra Salkantay. If you make the same itinerary as me, it's advisable to start the second day as early as possible, just after sunrise.

6 - During the route, many little snack and drink stalls are to be found. A soda costs something between 5 and 7 soles, while a big beer bottle is 10 to 12.

7 - At the camping sites we used, it was also possible to negotiate dinner and breakfast, for 10 to 15 soles each meal. However, always have your own food for any eventuality, as it's never possible to guarantee 100% the availability of those meal providers.

8 - At Chalwey and Lucmabamba camping sites, there is hot shower available for about 10 soles.

9 - Playa Sawayaco and Machu Picchu pueblo are villages with reasonable infrastructure and lodging options. The other places are only camping areas – genereally, with a few houses inhabited by local people.

10 - After Collpapampa, one walks by a dirt road, which follows a river on its left side. After less than 1 hour walking, you sight a bridge. At this moment, you may either cross the river and continue by a trek route on the other side or keep going by the road. The trail is quite nice, but there are several points of landslide at which bypasses were created. It's recomendable, during rainy season, to use the road.

Abra Salkantay

Suyroqocha

• Photo of sfJonatas
    sfJonatas Jul 15, 2017

brulacer, muito bom o relato
    estou planejando minha ida, me ajudou MUITO

você ainda se lembra do tempo de caminhada em cada dia?

brulacer Jul 26, 2017

sfJonatas, recomendo dar uma olhada na seguinte tabela:

Tempo de caminhada é algo bem subjetivo, mas as estimativas aí foram bem próximas do que nós fizemos. A única coisa que não aprece nesse material é a trilha da Laguna Humantay, que eu fiz em 1h30 (sem contar o tempo parado lá).

• Photo of Thiagox
    Thiagox Aug 13, 2017

Caminhada pesada, sem guia com 12Kg nas costas. Valeu a pena!!!
    Valeu pelas dicas.

• Photo of sfJonatas
    sfJonatas Sep 6, 2017

O tracklog está perfeito.
    Dicas
    1.entre soroypampa e a salkantaypampa tem outra trilha que passa ao lado esquerdo, que me pareceu bem melhor para andar. Essa marcada é a que passam os cavalos

2. o camping em salkantaypampa é selvagem (a parte privativa é exclusiva de uma empresa aí), mas é muito mais bonito que soroypampa

3. entre a cachoeira Pacchi e o Lluscamayo há um camping chamado Hatun Poccos (seguindo pela trilha), que vale a pena ir se vc chegar cedo em Chalwey.

4. vale a pena dormir em Llactapata (a maioria dos pacotes com agência não passam, vão de van pra santa teresa)

5. a trilha é muito bem demarcada e durante a época seca tem bastante gente

No mais, obrigado brulacer, ótimo tracklog, me ajudou muito.

Leandro C Martins Jan 9, 2018

Eu e minha noiva estamos planejando em fazer esse trekking self-guided em Agosto desse ano. Com toda certeza vamos utilizar esse tracklog. Acho que fiquei apenas com uma dúvida: Teve algum camping que precisou pagar apenas para dormir? Obrigado

• Photo of Thiagox
    Thiagox Jan 9, 2018

Leandro C Martins, tivemos que pagar todos os campings no caminho, inclusive em Soraypampa que a principio seria gratuito, porem, foram somente 5 Soles. Que foi o que pagamos em Chalway também, e 15 soles no Camping Municipal de Macchu Picchu Pueblo se não me engano.

brulacer Jan 9, 2018

Leandro, é isso mesmo que o Thiagox já respondeu. Eu tive que pagar pelo pernoite em todos os campings (Soraypampa, Chalwey e Lucmabamba, pois em Machu Picchu Pueblo fiquei em pousada). Em geral, eles oferecem estrutura básica, como banheiros e local coberto para montar a barraca.

Leandro C Martins Jan 9, 2018

Obrigado Thiagox e brulacer pelas dicas. Ajudou demais nas minhas pesquisas e a montar um roteiro. Abraços ;)

• Photo of Roger Cashew
    Roger Cashew Aug 8, 2018

Obrigado por compartilhar! Estou indo na próxima semana fazer essa trilha sem guia, esse tracklog eh um dos melhores que encontrei! 👍🏼

Leandro C Martins Sep 2, 2018

Perfeito o tracklog. Muito obrigado pela ajuda e as informações.

• Photo of neto moraes
    neto moraes Oct 8, 2018

Brulacer voce voltou pra cuzco de trem?

brulacer Oct 9, 2018

neto moraes, sim, bem tranquilo. Comprei passagem antecipadamente pela internet.

• Photo of tiagoantunes14
    tiagoantunes14 Apr 27, 2022

Uma pergunta, é possível comprar comida no primeiro camping? Pelo que percebi no restante da trilha é bem fácil comer.

brulacer Apr 27, 2022

tiagoantunes14, nós levamos nossa própria refeição. Mas percebemos que o pessoal desse primeiro camping estava quase totalmente ocupado em cozinhar e oferecer serviços para os grupos de agência, então não sei se serviriam comida para quem está por conta própria. Mas havia outras áreas de camping próximas. Além disso, fiz a trilha em 2016, então algumas coisas podem ter mudado.