Travessia Rancho Caído - Parque Nacional Itatiaia - Via 5 Lagos⛺

Photo ofTravessia Rancho Caído - Parque Nacional Itatiaia - Via 5 Lagos⛺ Photo ofTravessia Rancho Caído - Parque Nacional Itatiaia - Via 5 Lagos⛺ Photo ofTravessia Rancho Caído - Parque Nacional Itatiaia - Via 5 Lagos⛺

one day 5 hours 30 minutes
December 4, 2022
December 2022

near União, Rio de Janeiro (Brazil)

TRAVESSIA RANCHO CAÍDO + CACHOEIRAS DE MAROMBA - ATUALIZADO 2023

TRAVESSIA ORGANIZADA PELO GRUPO TRILHAS DE SP

Obs.
Quem quiser seguir o caminho Clássico, seguir este trek log

☝️☝️ ☝️☝️ ☝️☝️ ☝️☝️

Relato mais informações sobre o Trek:

São 20 km que cruzam o Parque por seu centro, seu nome vem de um antigo curral da época em que animais pastoreavam o Parque vindos de baixo.

Iniciando no posto do Marcão e subindo a trilha dos 5 Lagos, avista bem longe o Morro do Couto e o Maciço das Prateleiras, passa nas proximidades da Pedra do Altar avistando o pico das Agulhas Negras, passando pelas bases do pico do Altar e da Pedra do Sino, podemos acessar esses cumes de forma opcional, assim como Cachoeira do Aiuruoca, contorna o Ovos da Galinha e atravessa o Vale dos Dinossauros, descendo pela rampa do Mata Cavalos ingressando na mata das encostas de Visconde de Mauá até o Vale das Cruzes.
Passando perto do Pico do Maromba (2.600m) e encerrando na Cachoeiras dos Macacos e do Escorrega

Travessia realizada em 2 dias, requer agendamento prévio no site do PNI.

1º Dia
Chegada ao posto do Marcão (portaria do Parque Nacional Itatiaia), portaria abre as 07:00hs, mas é bom chegar cedo.
A caminhada é tranquila, todo parque recebe manutenção, por isso as trilhas são apenas caminhos rústicos com poucos obstáculos, não é obrigatório subir os Picos, porem optamos por seguir o caminho mais curto via 5 Lagos, economiza em torno de 7 km no primeiro dia e como a previsão era um tempo Nublado não daria para subir os picos opcionais.
Visitamos apenas a linda cachoeira do Aiuruoca e Ovos de Galinha para tirar belas fotos.
Chegamos no camping do Rancho Caído por volta das 17:00hs de baixo de chuva, a dica é não vacilar com aliementos para fora da barraca pois o lugar abriga uma família de lobos guara.

2º Dia.
Segundo dia mais leve, com menos exposição e muita decida (só alegria pro joelho).
Saímos da parte montanhosa do parque e entramos na floresta de mata atlântica, da qual estou mais habituado, com agua em abundancia é possível andar bem mais leve (já que todo peso de comida foi consumido no dia e noite anterior, me programei pra descer bem leve, fica dica).
Enfim Maromba, (exatamente Santhome das Letras no RJ), lugar bacana, infelizmente tudo caro (80 conto um filé de frango pra 2 pessoas, negociamos um combinado para 4 pessoas por 90 reais, combinado que miseravelmente servia 2 pessoas... horrível, não caiam nessa, não tem essa de "ai tem que valorizar a economia local", f0d@-se a encomia local de hippies mercenários).
Em meio aos mercenários encontramos um restaurante com preço Justo e farei propaganda! \
Casa Encantada Gastrobar, comida simples e sofisticada a preço justo, comi uma lasanha de truta com cogumelos rs
Fica de frente ao estacionamento facil de encontrar.

Ja em maromba finalizando as trilhas voce pode passar em 3 Cachoeiras:
1º Cachoeira do Macaco (legalzinha)
2º Cachoeira do Escorrega (muito bacana
3º Cacheira veu de noiva (não fomos pq esquecemos rs)

Enfim, fim
GRATIDÃO

Dificuldade:
Física: Difícil
Técnica: Médio
Orientação: Moderado (depende do clima)
Exposição: Total

Recomendo:
Mãos livres sempre
Bastões de Caminhada "ain mais é nutella", então morra.
2 Litros d'água
Boa alimentação energética pra caminhada, muita bananinha e rapadurinha.
Boa alimentação para a noite
Boné / chapéu pro sol
protetor solar (exposição é TOTAL)
Roupa de banho

‌🍃 Preserve a Natureza
‌🚯 Recolha seu lixo
‌📸 Leve apenas recordações
‌💩 Use shittube
🔥 Evitem fogueiras

Portaria PNI

Suba para caminho mais curto sentido 5 lagos, caso preferir pode pegar o caminho mais longo passando no Abrigo rebolcas, agulhas e altar. Preferimos 5 lagos pois tambem é bonito e uns 7km mais curto.

PictographLake Altitude 8,110 ft

Lago

Cachoeira 5 Lagos

H2O

Cuidado, area em declive que pode escorregar;

PictographLake Altitude 7,868 ft

PictographCampsite Altitude 7,618 ft

H2O

Inicio da estradinha

Cachoeira dos Escorrega e fim da trilha