Prateleiras Cume – PNI / RJ

1922
June 1, 2022
June 2022

near União, Rio de Janeiro (Brazil)

Prateleiras Cume – PNI / RJ

O Maciço das Prateleiras com seus 2.540 metros de altitude é um dos pontos mais altos do Planalto do Itatiaia. Fizemos um hiking com objetivo de alcançar o cume e por não dispormos de equipamento e demais habilidades mais técnicas, contratamos um guia credenciado do PNI. Deixamos o veículo estacionado no abrigo Rebouças economizando aí uma pernada de aproximadamente 3 km (ida). O percurso do abrigo até a base das Prateleiras é tranquilo e curto, de 2,1 km, e está bem demarcado e sinalizado.

É a partir da base que se inicia os trechos de escalaminhadas que vão ficando cada vez mais exigentes a medida que vai avançando. E conforme vai subindo também vamos nos deparando com muitas vistas panorâmicas, destacando-se o Vale do Paraíba.
Geralmente o pessoal que está fazendo o circuito sobe até o primeiro platô, e foi aqui que nos equipamos por dispor de mais espaço. Depois desse ponto começa a passagem por fendas (muitas delas profundas), sobe pedra, desce pedra, alguns trechos de mais exposição, e sempre necessitando das mãos livres (portanto, não fiz demais demarcações, embora o caminho exigisse, devido a navegação não ser fácil).

Já próximo ao cume, existe o que se chamam de pulo do gato, que para qualquer montanhista é um pulinho aparentemente simples, mas pra quem tem medo de altura e não é tão desenvolto (eu no caso!), pode ter dificuldades e precisar fazer uso de uma corda pra segurança. Nas fotos ele não parece tão ameaçador, mas o tal pulo não admite erros, não o subestime.

OBS – Alguns trechos que foram usada corda apontei na demarcação sua real necessidade ou não. Como estávamos com guia, ele fez a segurança que considerou precisa, tendo até mesmo bastante selo conosco com guarda-corpo e tudo mais. Na volta, após o pulo do gato, fazendo uso de corda, descemos a rocha direto pra economizar tempo, portanto, cuidado pra quem for seguir esse tracklog, porque essa descida só é possível fazendo uso de corda e cadeirinha.

> A trilha até a base das Prateleiras é considerada de nível fácil/moderado, já o ataque ao cume é nível difícil porque requer equipamento e habilidades técnicas de escalada. Ressalto que também não é fácil a navegação, pois do platô em diante não tem trilha, guiando-se pelas as rochas, e se preciso se embrenhando entre elas.

>> Nos arredores do maciço também podem ser encontrados a Pedra da Maçã, Pedra da Tartaruga, Pedra Assentada, mas não fizemos ataques para conhecê-las, embora fosse perfeitamente possível.

INFORMAÇÕES:
>> É cobrado por pessoa, ao adentrar o parque, uma taxa no valor de R$ 20,00 (vinte reais), procure comprar adiantado pelo site.
>>> Horário de funcionamento PARTE ALTA: Diariamente das 07:00h às 17:00h, (Entrada até ás 11h para subir as Prateleiras).

Acesso: Posto Marco Antônio Moura Botelho (Marcão) – Rod. Sebastião Alves Do Nascimento – Eng. Passos, Resende - RJ
Telefones: (24) 98147-0016 / (35) 99708-4512

Maiores informações, consulte: https://parquedoitatiaia.tur.br/
Compra de Ingressos: https://loja.multiclubes.com.br/itatiaia/ingressos/IG02

Preserve a natureza, pratique o mínimo impacto! ;)

Posto Marcão

Disponível banheiro.

Nascente Campo Belo

PictographWilderness hut Altitude 7,841 ft

Abrigo Rebouças

Deixamos o veículo aqui e começamos a caminhada. A ESQUERDA, acesso abrigo Rebouças Seguindo em frente, PRATELEIRAS.

Acesso Cachoeira Das Flores

Acesso pela ESQUERDA.

Direita / Antiga Estrad. BR 485

Estrada desativada há mais de 50 anos.

ESQUERDA Trilha Ruy Braga

Toca Da Onça - Último Ponto H2O

Vista Das Prateleiras

Tá chegando!

2º Panorama, Subida Até O Platô

Platô Prateleiras

Trecho Com Corda - Opcional

De início é até ok subir sem, só que complica um pouquinho mais pra frente (inclinação).