Photo ofPNT - Trilhas do Bico do Papagaio, Cocanha, Morro da Taquara e Castelos da Taquara (MASN) Photo ofPNT - Trilhas do Bico do Papagaio, Cocanha, Morro da Taquara e Castelos da Taquara (MASN) Photo ofPNT - Trilhas do Bico do Papagaio, Cocanha, Morro da Taquara e Castelos da Taquara (MASN)

June 24, 2019
June 2019

near Cascatinha, Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha feita no dia 22/06/2019, com um grupo de amigos do Clube Niteroiense de Montanhismo, sendo guiados pelo Paulo.
Deixamos o carro estacionado próximo ao Centro de Visitantes e seguimos a pé até o início da trilha, que se encontra no Largo do Bom Retiro. Na primeira bifurcação, fomos em sentido ao Bico do Papagaio e Cocanha.

PictographMooring point Altitude 1,564 ft

Deixamos o carro no estacionamento próximo ao Centro de Visitantes.

PictographLake Altitude 1,778 ft

Lago das Fadas.

Largo do Bom Retiro

Local final de subida dos carros e início das trilhas do Parque Natural da Tijuca (PNT).

PictographMooring point Altitude 2,172 ft

Início das Trilhas no PNT

Aqui se inicia as trilhas do PNT.

Bifurcação

Bifurcação entre as trilhas do Pico da Tijuca e Bico do Papagaio. Nesse ponto, pegamos a trilha a esquerda, sentido Bico do Papagaio, Cocanha e Archer.

Gruta encontrada no caminho para o Cocanha e Taquara.

Nova bifurcação entre Bico do Papagaio e Cocanha. Acabamos optando por conhecer o Bico do Papagaio, pegando a direita, que está mais próximo e depois partir para o Cocanha.

Mirante do Bico do Papagaio

No Cume do Bico do Papagaio, temos a visão da Pedra da Gávea, do Pico da Tijuca e do Morro da Cocanha.

Mirante

Vista do primeiro mirante em sentido ao Morro do Cocanha. Nesse mirante avistamos o Bico do Papagaio (a esquerda) e o Pico da Tijuca (ao meio).

Chegada no cume do Cocanha. Altitude: 982m. Seguindo, chegaremos no Platô do Céu.

Platô do Céu com 742 metros de altitude.

Bifurcação entre as trilhas. Seguimos a direita para o Morro da Taquara e Castelos da Taquara.

Vista do Morro da Taquara

Morro da Taquara tem 814 metros de altitude. Vista do Morro da Cocanha e o Pico da Tijuca.

Bifurcação

Bifurcação entre o Morro da Taquara e o Castelo da Taquara. Fomos primeiramente no Morro da Taquara e depois ao Castelo da Taquara.

Mirante da Taquara

Vista da Pedra Bonita, da Pedra da Gávea, a orla da Barra, Barra da Tijuca, Península, Recreio e adjacências.

Castelos da Taquara

Grande formação rochos, que é chamada de Castelos da Taquara. Infelizmente o cabo de aço está partido e não deu para chegar no cume. Tem-se a visão da Barra da Tijuca, Recreio e adjacências.

Estamos indo sentido Ponte Pênsil e Saída.