Picos Capivari Mirim e Médio

March 17, 2018
March 2018

near Capivari, Paraná (Brazil)

Viewed 20442 times, downloaded 584 times

Acesso ao início da trilha:
Para se chegar à trilha dos picos Capivari Mirim e Capivari Médio, a partir de Curitiba deve-se pegar a Rodovia BR-116 sentido São Paulo (norte). Zerar o odômetro no primeiro pedágio e seguir até a localidade chamada de Ribeirão Vermelho, distante 20,5 km do pedágio, e 5,4 km do final da ponte estaiada sobre a Represa do Capivari. Ficar atento que a entrada para a vila (à direita) é logo antes da passarela de pedestres que existe ali, uns 100 metros antes. Entrando na vila haverá quase em frente uma loja de materiais de construção. Seguir pela rua ao lado, subindo até a bifurcação, mais ou menos 300 metros. Nesse ponto perguntar pela casa da Dona Cissa, que é um local de apoio para iniciar a trilha. Não se trata de um estacionamento propriamente dito, mas ela permite deixar o carro ao lado da sua garagem, e não cobra por isso – embora seja educado deixar uma contribuição espontânea ao sair.

Descrição da trilha até o CAPIVARI MIRIM:
A ascensão ao Pico Capivari Mirim não exige muita habilidade técnica, mas exige um bom condicionamento físico. Por isso classifiquei como de dificuldade moderada. É uma montanha com aclive contínuo, em uma trilha longa, praticamente sem sombra, o que pode duplicar o desgaste em dias de sol. Para quem conhece, lembra bastante o tipo de subida ao Morro Araçatuba.
Partindo da casa da D. Cissa, continuar subindo a rua, à direita, por mais 150 mts, e então pegar à esquerda. Logo na frente haverão duas grandes caixas d’água azuis e no fundo dessa clareira uma cerca de arame. Cruzar a cerca e seguir em frente pelo meio do mato (não pegar o caminho de chão que existe à esquerda). Pouco menos de 300 metros da cerca (a 550 mts do início), seguir à direita. A partir daí não há mais como confundir, pois a vegetação passa a ser totalmente rasteira. Nessa primeira parte o aclive é menor (< 30º), sendo que a partir da pedra grande que existe no Km 1,63, o aclive passa a ser mais acentuado (entre 30º e 50º) e com alguns pequenos e fáceis trechos de escalaminhada. No km 1,8 da subida chega-se num platô onde se acumulam grandes blocos de pedras. Nesse ponto há uma bela vista e local para 2 ou 3 barracas. Desse ponto em diante é necessário ficar atendo para não perder o caminho, pois é tudo muito igual e com poucas referências. No km 2,75 há um conjunto de pedras (já denominado de “Castelo de Pedras” por alguns montanhistas) com uma esplendorosa vista da represa do Capivari (de um lado), e dos Picos Capivari Médio, Grande, e IV dos outros lados. Esse é um ponto ideal para montar acampamento.
Logo em seguida, no km 2,9 está fixada numa pedra a “Caixa de Cume”, com livro de registro das ascensões.

Descrição da trilha até o CAPIVARI MÉDIO:
Avista-se o Pico Capivari Médio à sudeste do platô de cume do Capivari Mirim.
Iniciar a caminhada na metade da distância entre a Caixa de Cume e o conjunto de pedras que existe um pouco antes (Castelo de Pedras). Ou seja, voltando em torno de 100 metros da Caixa de Cume já é possível iniciar a descida em direção ao vale que separa as duas montanhas. Em toda a encosta, durante a descida, não há trilha marcada no chão. A vegetação é rasteira então pode-se fazer o próprio caminho. No entanto é aconselhável seguir mais ou menos pelo meio, pois a entrada na mata (ao final da descida) se dá exatamente pelo meio.
Para esse morro é altamente aconselhável utilizar um aparelho de GPS ou aplicativo de celular com os tracklogs já marcados. E há momentos em que mesmo com GPS é fácil de se perder. Por essa razão acho que esse pedaço da trilha poderia ser classificado como MUITO DIFÍCIL. A caminhada em si é curta, o esforço não é exagerado, mas a dificuldade de orientação em vários pontos e a mata muito fechada em outros, faz com esse trecho seja muito difícil.
No percurso até existem algumas marcações com fitas plásticas amarelas, mas são esparsas e distantes umas das outras, de modo que não se pode confiar só nisso.
Em vários momentos há que se embrenhar entre raízes, galhos, folhas e troncos; em outros o caminho de chão batido é mais ou menos visível. Mas o momento mais complicado é logo após uma gruta (600 mts do início da caminhada). Ali entra-se numa área de mata um pouco mais aberta, mas muito parecida em todos os lados. Na ida fomos guiados mais pela intuição, e na volta a orientação foi por bússola: do cume estabelecemos que para retornar ao Capivari Mirim deveríamos seguir, sempre que possível, os 330º NNO.
No Km 1,55 há uma pequena clareira (sobe-se numa pedra), de onde é possível ter uma boa vista ao redor. O cume fica 100 metros adiante, mas representa 20 minutos a mais em mata fechada.
No ponto culminante do Pico Capivari Médio o espaço é pequeno, mal cabe 2 ou 3 pessoas. É possível descansar e fazer um lanche, mas com pouco conforto.
A comprovação de que essa montanha é de difícil acesso é o caderno de cume: tem pouquíssimas assinaturas desde que está ali (2014).

ATENÇÃO:
- LEVE EQUIPAMENTO ADEQUADO PARA CAMINHADA PESADA.
- NÃO DEIXE NENHUM TIPO DE LIXO NA TRILHA OU NA MATA.
- NÃO ACENDA FOGUEIRAS!

PictographCar park Altitude 2,946 ft

Nesse ponto pode-se abastecer de água.

Pegar à direita

Durante a subida estava muito nublado, mas na volta a neblina já tinha dissipado, e desse local se tem uma bela vista.

Pequena bica de água corrente. Talvez seja bom adicionar uma pastilha de cloro.

Ponto onde há leve escalaminhada.

Platô para acampamento

Boa área para montar barracas. Cabe algumas.

Ponto possível para acampamento.

Cume Morro Capivari Mirim

Marcação meio solteira de fita amarela, no meio da mata.

PictographCave Altitude 5,056 ft

Esse é o Capivari Mirim, visto a partir de um ponto de clareira na trilha até o Médio.

PictographCave Altitude 5,112 ft

Passagem bem apertada numa fenda entre pedras.

Cume Capivari Médio

O cume do Capivari Médio é bem apertado, quase não oferece espaço nem para descansar e fazer uma refeição. 5 Horas de caminhada até esse ponto!

No meio da tarde a neblina já havia subido, e conseguimos ter uma vista melhor.

Cadelinha que nos acompanhou desde o início da trilha, passando pelos dois cumes, e depois retornando junto conosco. No meio da mata, tentando chegar no Capivari Médio, por incrível que pareça ela nos ajudou bastante com o caminho, indo na frente e mostrando o trajeto correto. Nas primeiras vezes desconfiamos, depois acabamos percebendo que ela sabia sim o caminho, e estava nos mostrando ;-)

• Photo of gvogetta
    gvogetta Mar 20, 2018

Excelente a descrição da trilha até o Capivari Mirim.
    A trilha, no ramal que segue pro Capivari Médio, que começa descendo pela esquerda entre o castelo de pedras (antecume) e o cume do Mirim é bem fechada depois que adentra na mata e em vários trechos é fácil de perder a orientação. Atenção ali é essencial.

No mais, aplicam-se as recomendações de sempre em relação a equipamentos básicos e segurança para as trilhas em mata atlântica, cabendo que se observe também os cuidados em relação à preservação do local, como jamais deixar lixo ou dejetos, evitar fogo e não abrir trilhas ou mesmo modificar a sinalização já existente.

• Photo of Leonardo Régnier
    Leonardo Régnier Mar 20, 2018

Obrigado pelo comentário gvogetta, eu ainda vou atualizar a descrição até o final, com a subida ao Capivari Médio.
    Grande abraço.

• Photo of gvogetta
    gvogetta Mar 21, 2018

Ok Leonardo! Eu até pensei em postar este trecho, mas como você já o fez, e certamente fará uma boa descrição, não vou repetir.

gvogetta Apr 2, 2018

Ótima descrição do trecho entre os Capivaris Mirim e Médio.

• Photo of alessandrosouza
    alessandrosouza Apr 15, 2018

Tem idéia da distância ou tempo pra chegar no Capivari Grande ou Maior?

• Photo of vanessa lemes
    vanessa lemes May 21, 2020

Bom dia ! No Capivari médio não da pra acampar então ?

• Photo of Leonardo Régnier
    Leonardo Régnier May 21, 2020

Bom dia Vanessa.
    Exato No Capivari Médio não é aconselhável acampar. No trajeto a mata é fechada, e no cume o espaço é muito pequeno. Ideal é acampar no Capivari Mirim, onde há bastante espaço.

• Nilo 2 Jul 29, 2020

Na base do morro, agora estão cobrando R$10,00 pelo estacionamento. Eles anotam nosso nome e celular.
    Erramos o início da trilha e eles ligaram avisando!!!
    Começamos a subir às 03:30 hrs e chegamos às 06:30 hrs.
    Tiramos ótimas fotos do sol nascendo!!!

• Photo of samellagimenez
    samellagimenez Jul 29, 2020

Boa tarde pessoal sou proprietaria do estacionamento capivari mirim a onde se encontra no início da trilha meu contato 41996781624 quem quiser vim acampar e vim de madrugada e So me avisar que ficamos de olho.

• Photo of Joao Enrique Herreros Sorotiuk
    Joao Enrique Herreros Sorotiuk Aug 23, 2020

Essa vila é chamada, “vila da Copel”. A última casa no topo é de um pastor evangélico “Carlo”, também é possível deixar o carro lá!

• Antonio Camilotti Sep 5, 2020

Ótima trilha, obrigado por compartilhar o tracklog. A parte do médio exige mais atenção porque não é bem demarcado e a mata é fechada.