Pico dos 3 Municípios

June 20, 2017
June 2017

•   4 2 Reviews

near Frades, Rio de Janeiro (Brazil)

Pico dos Três Municípios, divisa entre Teresópolis, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu - Parque Estadual dos Três Picos.
Agradecimentos a Francesco Berardi, Claudia Bessa, Mirian Gerber e demais montanhistas pela reabertura da trilha.

PictographCar park Altitude 3,993 ft

Itatyba

Água

Cume

Água

Cume 3 Municípios

Carlos Paixão Aug 16, 2018

Estamos pretendendo subir o Pico no sábado. Sabe informar se podemos deixar o carro na casa próxima da entrada da trilha ou melhor deixar na entrada da Fazenda, próximo a fábrica de água mineral?

Marcelo Vieira Aug 17, 2018

Carlos, sugiro que deixe o carro do lado de fora da porteira da Fazenda Itatyba, do lado esquerdo, e siga a pé até o início da trilha. A estrada que leva à trilha é de uma propriedade particular, na verdade a casa principal da fazenda. Caso encontre alguém subindo pela estrada ou na última casa antes da trilha, é legal se identificar e dizer aonde vai. Normalmente lá moram os caseiros da casa principal. Depois dê um retorno sobre o estado da trilha, também quero retornar lá em breve.

Carlos Paixão Aug 18, 2018

Neste final de semana devido ao tempo instável e alguns compromissos não iremos ao Pico do Três Municípios. Provavelmente iremos na semana que vem e então lhe informo como estão as condições da trilha. abraço

• Photo of Andre 'Dino' Leopoldino
    Andre 'Dino' Leopoldino Apr 28, 2019

Realizei em 27/04/2019 esta caminhada com os Caveiras da Montanha. Por ser pouco frequentada, a trilha se encontrava com alguns trechos meio fechados que reabrimos no facão.

No livro de cume a última subida registrada era de janeiro/19 e a anterior em setembro/18.

A trilha possui bastantes marcações com fitas até a parte da laje. Na laje alguns totens indicam o caminho.

Uma trilha bem completa e interessante com visual espetacular!
    Não indicado fazer após período de chuva.

Marcelo Vieira Apr 29, 2019

Obrigado pelo retorno, Dino.
    Sempre bom saber o estado das trilhas. Devo retornar lá em breve pra algumas coisas novas.
    Um abraço!

• Photo of Andre 'Dino' Leopoldino
    Andre 'Dino' Leopoldino Apr 29, 2019

Eu que o agradeço por compartilhar a rota! Uma caminhada bem completa e linda!
    Sempre fico de olho nos seus caminhos por aqui.

Abs.,
    Dino

Carlos Paixão Apr 30, 2019

Eu fiz a trilha ano passado. Achei a trilha com uma marcação razoável. Não tivemos dificuldade de localização. Levamos 3:30 min. Para completá-la. Pretendemos subí-la novamente em junho.

Marcelo Vieira Apr 30, 2019

Carlos, carros de visitantes não são permitidos dentro da Fazenda Itatyba, só de moradores. Sempre deixamos os carros do lado de fora da porteira principal da fazenda, à esquerda. E a estradinha antes da trilha é muito bonita, vale ser feita a pé.

Carlos Paixão Apr 30, 2019

Eu fiz a trilha ano passado. O sistema do wikiloc replicou meus comentários anteriores .

• Photo of Paulo Roberto Cardoso
    Paulo Roberto Cardoso Aug 13, 2023

A trilha é para o alto e avante sempre, mas compensa ao chegarmos ao topo. Vista extraordinária.