Pico do vulcão Corazón

Very difficult
June 12, 2022
June 2022

near El Chaupi, Pichincha (Ecuador)

Trilha intensa até o cume do vulcão Corazón, feita com guia.

O carro fica estacionado no ponto de controle, onde tem uma casa com uma vendinha básica. Geralmente a entrada é permitia partir das 9h, quando chega o guarda da reserva. É necessário entregar um formulário preenchido com os dados de cada pessoa.

A primeira parte da trilha é tranquila, subida leve, depois fica mais íngreme e no meio do mato. Se tiver chovido, como foi nosso caso, fica um lamaçal.

Vencida essa parte, inicia o trecho mais intenso e perigoso: cerca de 1h de escalaminhada e escalada na crista exposta dos dois lados. A subida é relativamente tranquila, a principal necessidade é o capacete. A volta é bem complicada em alguns pontos, é recomendável ter cadeirinhas de escalada, corda e o conhecimento necessário.

Há vários falsos cumes, o trecho é longo e desgastante. Mas, finalmente, chega-se ao lindo cume do Corazón. Infelizmente nosso dia estava totalmente nublado, então não podemos aproveitar a linda vista do topo.

Trilha difícil e com algumas necessidades técnicas. Recomendo fortemente fazer com um guia local: na semana da nossa subida uma pessoa havia morrido pois estava sozinha e não caiu do penhasco.

Dependendo das condições pode haver bastante vento ou sol, vá adequadamente equipado.

Cuidem da natureza!!

PictographInformation point Altitude 13,308 ft

Ponto de informação

Pico Corazón

PictographRisk Altitude 15,487 ft

Paso de lá muerte

• Photo of Leo Igor
    Leo Igor Nov 10, 2023

Oi Cesare, tudo bem? Estou planejando uma viagem para o Equador e estou vendo o que encaixar e como fazer. Essa subida ao Corazón me interessou muito, queria saber se você poderia me falar de valores, se tem recomendação de guia/empresa, etc. Estava querendo subir o Cayambe ou Cotopaxi, e estou pensando nas atividades que posso fazer antes para aclimatar.