PICO DE L`O IBÓN (OLIBÓN) DESDE LIZARA

Photo ofPICO DE L`O IBÓN (OLIBÓN) DESDE LIZARA Photo ofPICO DE L`O IBÓN (OLIBÓN) DESDE LIZARA Photo ofPICO DE L`O IBÓN (OLIBÓN) DESDE LIZARA

March 13, 2023
February 2023

near Aragüés del Puerto, Aragón (España)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

PICO DE L`O IBÓN (PICO DE OLIBÓN) DESDE LIZARA

Esta montanha de Huesca faz parte do Maciço de Bernera, localizado entre o Pico Bisaurin (2.670m) e a Serra de Aísa, cujo principal cume é o Pico de Aspe (2.640m). O complexo montanhoso de Bernera não ultrapassa os 2.500 metros de altitude, o ponto mais alto é o Pico de L`O Ibón ou Pico Olibón com 2.475 metros de altitude. A Norte do maciço, estão as cotas mais altas, são íngremes e de difícil acesso, as cotas mais a Sul caracterizam-se por serem mais planas e suaves, pelo que podem ser alcançadas sem dificuldade.

É um maciço raramente visitado apesar da sua beleza, isto porque, ter um vizinho tão conhecido como o Bisaurín, não ajuda. Os seus percursos, sem caminhos óbvios, são mais selvagens e solitários do que os do vizinho Bissaurin e farão as delícias dos montanhistas amantes da tranquilidade.

DESCRIÇÃO DA TRILHA

Começamos a ascensão no Refúgio de Lizara (1.540m), seguimos em direção NE, e sem ganhar grande altitude atravessamos o Llano de Lizara. Uma vez atravessado o plano, o caminho começa a subir e chegamos ao Refúgio La Cueva (1.575m). Agora o trilho entra no vale, já em direção E, de frente para o Collado del Bozo.

Uma vez no Collado del Bozo (1.995m) seguimos o caminho à esquerda (NE), que sobe em direção a Foya de Aragüés, bem visível entre Punta de Napazal (2.363m) e o Pico Llana ou Llena del Bozo (2.559m) que temos à nossa frente.

Uma vez aqui, voltamos à encosta até termos à nossa esquerda o corredor que separa os picos do Pico Olibón (2.482m) e Rueba de Bernera (2.455m). Atravessamos o corredor e posteriormente viramos à esquerda, seguindo pela aresta SE, onde foi necessário usar as mãos para algumas trepadas. Depois de atingir um pequeno colo, viramos para a cumeeira e após uma curta subida chegamos ao topo do L'O Ibón / Pico de Olibón (2.475m).

O cume oferece-nos excelentes vistas em todas as direções exceto a E, já que o Pico Llena de La Garganta (2.559m) fecha o Horizonte. Ao norte temos o Pico Liouviella (2.334m) e mais à esquerda (W) toda a Serra de Secús com Bisaurín (2.670m) como expoente máximo. Ao sul nasce Pico Bernera (2.432m) e Punta Alta de Napazal (2.363m). Aproveitamos para almoçar enquanto apreciávamos a magnifica envolvência!

Voltando ao trilho, iniciamos a descida em direção ao “Collado” entre L'o Ibón e Ruabe de Bernera. Esta descida exige o máximo de atenção, é uma descida delicada, principalmente nas áreas molhadas. Já no Collado L`O Ibón/Ruabe de Bernera, seguimos o canal que desce, com uma inclinação notável, em busca da parte baixa da cumeeira SE. Uma vez na cumeeira, descemos por ela, paralelamente ao percurso de subida. A partir daqui, retoma-mos o caminho no sentido inverso da subida até alcançar o Refúgio de Lizara (1.540m), local de inicio e termino desta atividade.

FICHA TÉCNICA
Realização: 18 fevereiro de 2023
Percurso: Refugio de Lizara – Llano de Lizara – Collado del Bozo – Cubilar do Canal – Arista SE – Pico L`O Ibón (2475m) – Collado L`O Ibón/Ruabe de Bernera – Collado del Bozo – Llano de Lizara – Refugio de Lizara
Distancia: 11,1kms
Duração: 9h08min
Tempo em movimento: 3h31min
Tempo parado: 5h37min
Movimento médio: 3,14km/h
Acumulado positivo: 1042m
Acumulado negativo: 1042m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.