Pico das Prateleiras - Itatiaia

May 16, 2018
May 2018

•   4 3 Reviews

near União, São Paulo (Brazil)

O Parque Nacional de Itatiaia (PNI) foi criado em 14 de junho de 1937 pelo Presidente Getúlio Vargas e é o parque nacional mais antigo do Brasil. Situado na Serra da Mantiqueira o parque abrange 4 municípios: Itatiaia e Rezende no estado do Rio de Janeiro e Itamonte e Bocaina de Minas no estado de Minas Gerais, onde fica aproximadamente 60% do território do Parque. Apresenta um relevo de montanhas com altitude variando entre 600 a 2.791 metros, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.
Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro. É na Parte Alta que se localiza a portaria conhecida como Posto Marcão a 2.450 metros de altitude.
O Pico das Prateleiras é Formado por imponentes blocos de rocha e seu cume está a 2.539 metros de altitude. Encontra-se em região com vegetação de Campos de Altitude e possui muitas vistas panorâmicas, destacando-se o Vale do Paraíba. Nos arredores do maciço também podem ser encontrados a Pedra da Maçã, Pedra da Tartaruga, Pedra Assentada, atrativos amplamente divulgados e visitados.
A trilha para as Prateleiras tem seu início próximo ao final da estrada BR 485, isto é, local até onde chegou a construção na época.
Na ocasião os cadetes do Exército da Academia de Agulhas Negras (Resende RJ) estavam em treinamento no Parque, acampados próximo ao Abrigo Rebouças.
Para fazer esta trilha nos registramos na portaria do PNI e seguimos para o Abrigo Rebouças, a 3 km da Portaria, onde iniciamos a gravação do tracklog. A trilha até o Abrigo Rebouças é a antiga estrada Federal BR485 que hoje está desativada.
A partir da base da Prateleiras se inicia uma subida com muitas pedras, escalaminhadas e passagens por fendas, próximo ao cume encontramos alguns trechos técnicos que requerem o uso de corda para segurança, um deles é o pulo do gato, se errar cai no abismo.

A navegação é bem complicada, o sinal de gps do celular entre as grandes rochas da Prateleiras é péssimo e não existe um trilho demarcado para seguir. No nosso caso contratamos um guia. Quando tem bastante gente subindo é fácil seguir o fluxo, no dia que subimos só o nosso grupo estava na montanha.
A descida é tão complicada quanto a subida, é muito fácil errar uma passagem e dar de cara com um ponto intransponível.

Outras informações:
DICAS:
Muito importante utilizar uma bota ou tênis de trilha com solado em bom estado e boa aderência.
Não recomendo bastão de caminhada, só vai te atrapalhar.

GUIA:
Tadeu (35)98458-2453
Excelente pessoa, conhece muito o Parque e suas trilhas.

HOSPEDAGEM:
Nos hospedamos na Casa da Árvore, aluguel de temporada, casa muito charmosa. Localizada a 20 km da Portaria Posto Marcão. Contato: Claudio (35)99956-4000.

TARIFAS DE ENTRADA DO PARQUE:
- Público em Geral: R$ 33,00
- Ingresso para residentes no Brasil: R$ 17,00
Pagamento só em dinheiro, leve trocado.
Para mais informações, acesse o site (http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/guia-do-visitante.html).

Início

Prateleiras

Base Prateleiras

Cume do Pico das Prateleiras

Pedra da Tartaruga

Pedra da Tartaruga vista de vários ângulos

Pedra da Maçã

Pedra da Maçã vista de vários ângulos

• Photo of VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) Jul 1, 2021

Acabei indo com um grupo. Mas usei o log em uma dúvida que tivemos e estava top! Valeu!

• nmsassaki Mar 22, 2022

Trilha de difícil navegação. Visual lindo.

• THOMAS SCHULZE BRASIL Apr 8, 2022

- Fiz em Fevereiro de 1.996. Naquela época achei moderada. Eu e um amigo fomos por conta própria. NÃO RECOMENDO! Eu estava no montanhismo a 5 anos e no campismo a 15~16 anos. Então a resposta a dificuldades em trilha é diferente. RECOMENDO guia ou similar, com seguro.
    - Fomos pela trilha da direita. Usamos corda (e demais apetrechos) no final quando abaixou uma neblina densa (visibilidade 5 m).
    - Dificuldade moderada com Grande Atenção!!!
    - Verifiquem outras épocas para ir! Levem sempre os "10 essenciais" ou lista semelhante.
    - - - Não vá sozinho!!! Mesmo com Spot ou outro dispositivo de socorro.
    Boa aventura!!!

• Photo of aacoelho
    aacoelho Apr 8, 2022

Bom dia Thomas
    Obrigado pelo comentário reforçando as dificuldades dessa escalada.
    Abraços

• Photo of sorayagl10
    sorayagl10 Jun 4, 2023

Muitos locais com exposição. Necessita equipamentos em alguns pontos. Escalaminhada, usar bota com aderência.

• Photo of aacoelho
    aacoelho Jun 4, 2023

Olá Soraya, Prateleiras é assim mesmo, não é uma trilha para principiantes ou inexperientes. Como eu disse na narrativa acima o melhor é contratar um guia, eles levam os equipamentos de segurança que serão necessários para uma escalada segura.
    Obrigado por reforçar as recomendações.
    boas trilhas.

• Photo of EDARGE
    EDARGE Aug 4, 2023

Uma trilha técnica que necessita de equipamentos, mas o visual lá em cima é lindo.