Pico da Bandeira - Calçado - Cristal

March 20, 2018
March 2018

near Caparaó Velho, Minas Gerais (Brazil)

Trilha realizada em um dia, saindo do terreirão para o nascer do sol no cume do Pico da Bandeira após fomos ao Pico do Calçado, Pico do Cristal e voltamos ao Terreirão

Tempo "aproximado" dos trechos:
Terreirão x Pico da Bandeira = 2:00
Pico da Bandeira x Pico do Calçado = 00:30
Pico do Calçado x Pico do Cristal = 1:30
Pico do Cristal x Terreirão = 2:30

Detalhes por trecho e nível de dificuldade/desgaste físico de 0 à 5:
Terreirão x Pico da Bandeira = Subida por trilhas e trepa pedras -- 2+
Pico da Bandeira x Pico do Calçado = o Pico do Calçado fica no caminho para o Pico do Cristal, super tranquilo chegar até ele --1
Pico do Calçado x Pico do Cristal = por aproximadamente 1/3 do caminho a trilha é tranquila com algumas descidas, os outros 2/3 até a base do Cristal é tranquilo mas não tem trilha definida e a sinalização é por totens, recomendo o uso de um GPS para facilitar, a subida ao Cristal é uma escalada de 3º grau bem exposto, para os pouco habilidosos recomendo o uso de um guia com cordas e equipamentos de escalada -- 3+
Pico do Cristal x Terreirão = alguns trechos pela trilha e alguns trechos por lajes de pedras e alguns riachos no trecho até encontrar com a trilha para o Pico da Bandeira, subidas e descidas, um pouco puxado -- 3+

Na área de acampamento do Terreirão, tem banheiro com chuveiro friooooooo de mais e tanques do lado de fora para lavar louça, além de algumas mesas de madeira com bancos espalhados pelo amplo local, ficamos acampados na área que fica a esquerda (pra quem chega no terreirão a partir da área de camping Tronqueira) após um pequeno riachinho, mais plano e mais abrigado do vento.

agua não sei

terreirão agua

• Photo of Fabiano Conserva
    Fabiano Conserva Aug 5, 2018

Quando fui fiquei no tronqueira e subimos a meia noite , terreirao é muito geladoooooooooooo rs rs
    Mas é uma experiência muito boa
    E como sou iniciante não fui nos outros povos , mas ano que vem com mais experiência , certamente irei

• Photo of diegomrosa
    diegomrosa Oct 16, 2022

Acabo de fazer essa trilha em outubro de 2022 seguindo a sua descrição. Ajudou bastante, obrigado!
    A área à esquerda do Terreirão estava fechada para camping, apenas a área à direita está liberada. Não chamaria o ataque ao cume do Cristal de "escalada", mas sim de uma "escalaminhada". O trecho de volta, entre o Cristal e o Terreirão, não achei tão difícil (talvez porque os riachos estavam secos), apesar de estar pouco marcada e fácil de se perder. No geral, seu relato foi muito útil!