Pico Caratuva

7 hours one minute
April 24, 2017
April 2017

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

A subida ao Pico Caratuva é uma excelente atividade de montanhismo, com nível de dificuldade moderado, mas sem apresentar escalada técnica ou travessias em trechos expostos, com grande perigo.
O início da trilha é no posto do IAP, junto à Fazenda Pico Paraná, no município de Campina Grande do Sul, cujo acesso se dá pela BR 116 (13,5 km depois do primeiro pedágio a partir de Curitiba, entrar numa estrada de terra).
Foi minha primeira subida a esse pico, e minha grande dúvida sempre foi se era possível fazer apenas o ataque, sem pernoite. Vi que é possível. Levei em torno de 2 horas e meia pra subir, em ritmo acelerado e sem paradas - mas o ideal é programar entre 3 horas e 3 horas e meia.
No geral a trilha é ampla, bem visível, e bem demarcada (com fitas brancas até a bifurcação que leva ao Pico Paraná, e depois com fitas amarelas).
O carro fica bem guardado na sede da Fazenda, ao preço de R$ 10,00, e com toda infra-estrutura de apoio (banheiros, lanchonete).
Hoje não fui presenteado com a bela vista que existe do cume, pois o tempo estava bem fechado acima dos 1.400 mts. Mas pretendo voltar logo para acampar lá em cima. Aliás, existe boa área para acampamento, onde deve caber, com facilidade, de 15 a 20 barracas.

Obs. Um pequeno pedaço da trilha de ida que gravei (uns 100 mts) ficou sem registro porque acabei apertando o "pause" sem querer, mas isso não atrapalha o acompanhamento, porque a volta é feita pelo mesmo caminho, cujo trajeto está gravado.

PictographCar park Altitude 3,158 ft

IAP / Final da trilha

• Photo of gvogetta
    gvogetta Mar 20, 2018

Bela descrição. Concordo com o nível de dificuldade atribuído.
    Contudo, acrescentaria uma pequena correção/observação:
    O acesso hoje oficial se dá pela Fazenda Rio das Pedras (Sr. Raul) onde fica localizado o trailler do IAP, e onde o visitante também poderá usufruir de estruturas de apoio, como banheiro e estacionamento. Ali o visitante deve preencher um breve cadastro para segurança e monitoramento por ser área de Parque Estadual.
    Para chegar na Fazenda Rio das Pedras se faz necessário cruzar a Fazenda Pico Paraná, numa SERVIDÃO DE USO PÚBLICO - desapropriada pelo Município de Campina Grande do Sul em face do monopólio e a cobrança de ingresso em área pública (PEPP) que o seu proprietário insistentemente tentou instituir. Na Fazenda Pico Paraná o proprietário (Sr. Dilson) também oferece serviços como estacionamento, banheiro e lanchonete, mas evite pagar somente pela passagem, pois é proibida a cobrança nestes termos.

• Photo of Leonardo Régnier
    Leonardo Régnier Mar 20, 2018

Realmente a Fazenda Rio das Pedras tem uma excelente estrutura, muito melhor que a Fazenda Pico Paraná. Ultimamente tenho parado lá. Único porém é que eles não tem telefone nem rádio na base, e a Fazenda Pico Paraná tem.

• Pedro Parigot Jul 30, 2018

Obrigado por compartilhar a trilha!

• alia.bianco May 7, 2019

Boa descrição. Leve, sozinho e em ritimo acelerado já fiz em puco mais de duas horas.

• Photo of JCWB
    JCWB Oct 15, 2020

Trilha demarcada fácil, só ficar atento no rio na bifurcação pro Taipa. Subi com cargueira para acampar ano passado e foi tranquilo até, 4 horas aproximado.

• Photo of adrianoaurelio
    adrianoaurelio May 24, 2021

Wikiloc me salvou nesta trilha. Mata fechada vira um labirinto. Como a trilha não é muito bem sinalizada acabei me perdendo, se não fosse a rota salva no celular estaria em maus lençóis. A trilha é uma delicia. Demorei 7 horas pra subir e descer. Evite ir em dias frios.

• Photo of cwfgd
    cwfgd Aug 2, 2021

Também dou preferência a ficar na Faz. Rio das Pedras por toda a estrutura disponibilizada aos usuários.

Fiz a trilha com tempo frio e úmido no cume. Em ritmo médio na subida, com 2 paradas para comer e guardar roupas na mochila.

tempo total 3h26min
    3h11min líquido
    2h07min subida ↗️
    1h04min descida ↘️

• ALEX JUNIOR 8 Mar 20, 2023

Boa tarde meu camarada é possível fazer lá sozinho?

• Photo of Leonardo Régnier
    Leonardo Régnier Mar 20, 2023

Sim, é perfeitamente possível fazer sozinho.

• Photo of japones2012
    japones2012 May 14, 2023

Essa distância é ida e volta?