PICO BISAURÍN POR EL CORREDOR NORESTE (VARIANTE)

Photo ofPICO BISAURÍN POR EL CORREDOR NORESTE (VARIANTE) Photo ofPICO BISAURÍN POR EL CORREDOR NORESTE (VARIANTE) Photo ofPICO BISAURÍN POR EL CORREDOR NORESTE (VARIANTE)

10 hours one minute
March 16, 2023
February 2023

near Aragüés del Puerto, Aragón (España)

VÊ AS NOSSAS FOTOS PARA INSPIRAR A TUA PRÓXIMA AVENTURA
Never Stop Exploring
Caminhantes, trails to inspire your next adventure

PICO BISAURÍN POR EL CORREDOR NORESTE (COLLADO DE SECÚS)

Localizado na linha divisória entre os vales Hecho e Lizara, o Bisaurin é considerado o colosso dos Pirenéus ocidentais. Isto porque é uma referência obrigatória no progressivo crescimento que a cordilheira dos Pirenéus apresenta à medida que se aproxima do seu centro geográfico. Devido à sua altitude, 2.670 metros, representa o ponto mais alto desta zona dos Pirenéus antes de atingir a chamada zona dos “três mil”.

A silhueta das suas arestas confere a esta montanha personalidade suficiente para a tornar num dos picos mais cobiçados destas latitudes. Além disso, devido à sua proeminência, é perfeitamente visível de pontos distantes dos Pirenéus.

No entanto, toda aquela simpatia que mostra na sua face sul, torna-se feroz e íngreme nas encostas a norte, desafiando os montanhistas a alcançar o cimo por qualquer das suas vias mais vertiginosas e geladas.

Uma destas vias mais cobiçados é o seu Corredor NE, um corredor com cerca de 300 metros de comprimento, com uma inclinação muito respeitável de 55-60º, e com um nível de dificuldade AD. O traçado é feito descendo alguns metros a oeste do Collado de Secús, onde se encontra a sua entrada óbvia. Do mesmo Collado, existe uma variante ligeiramente mais fácil que evita os primeiros dois lances (onde se concentra a maior dificuldade) e que permite desfrutar de metade superior do corredor, e onde se pode vivenciar o grande ambiente desta face norte alpina do Bisaurín.

Esta variante foi a nossa opção. Desde o Collado de Secús, iniciamos uma trepada pela aresta até intersetar o canal nordeste que nos leva à cumeada oriental que antecede o Bisaurín. Variante algo difícil, pela exigência física e por impor boa técnica de progressão em terreno misto de neve, rocha e gelo.

DESCRIÇÃO DA TRILHA

Iniciamos o percurso a partir do Refúgio de Lizara, seguimos pelas traseiras do refugio a GR-11. Daqui, já avistamos o nosso objetivo, o impressionante Bisaurín.

O troço inicial é comum tanto para a ida como para o regresso, embora tenhamos seguido por um Desvio Derecha, para nordeste, que indica "Puerto de Bernera - Guarrinza la Mina". Pouco depois estávamos no Refugio de Oldecua, uma breve pausa e continuamos a subir o desfiladeiro de Castillones, sem passar pelo refugio de Los Forestales, até alcançar a Plana Mistresa, em pleno Circo de Bernera. Aqui, viramos à esquerda, no sentido noroeste, para seguir, pela Pedreguera de los Castillones, o longo e Íngreme vale formado pela vertente nordeste do maciço de Bisaurin e pela vertente sul do maciço de Secús. Neste ponto colocamos crampons para evitar qualquer deslize.

Superamos um primeiro Collado e continuamos a avançar em direção ao Collado de Secús, que vemos à nossa frente e que fica entre o Bisaurín e Puntal de Secús. A parte final é mais ingreme e a progressão faz-se mais paulatinamente. Chegados ao Collado de Secús, fizemos uma breve pausa para recuperar forças, enquanto observávamos a via que teríamos de seguir, a aresta e canal nordeste, que nos impunham “respeito”. Colocamos arnês, capacete e piolet. Agora, a progressão fez-se em cordada até à cumeada oriental que antecede o Bisaurín.

Após os dois primeiros largos exigentes de terreno misto de neve, rocha e gelo, que nos fizeram dar o nosso melhor na aresta, chegamos ao troço onde a variante se junta ao Corredor Noreste. A inclinação diminui um pouco, e a neve fica mais mole, só em raros momentos temos neve dura, o que nos anima. Mais dois largos no corredor e os últimos 100 metros já foram realizados em ensamble, por uns e apenas com dois piolets, por outros, pois as condições da neve estavam ótimas para a atividade.

Alcançamos a Cresta Oriental, agora sem qualquer dificuldade, rapidamente chegamos ao Pico de Bisaurín (2.670m). Vistas excecionais, para noroeste: Castelo de Acher e atrás dele Chinebral de Gamueta, Mesa de los Tres Reyes, Petrechema, Ani, etc. e a nordeste: Midi D'Ossau, Palas, Balaitús, Infiernos, etc.

O regresso foi pela via normal. É uma longa e tediosa descida pela face sul. Seguimos para oeste, para descer até ao Collado de Foratón, passagem que divide os vales de Lizara e Hecho. Continuamos pela rota do GR-11 através de um vale delimitado pela encosta sul do Bisaurín e pela encosta norte de Puntal Alto de lo Foratón. O trilho descendente, sempre contornando a encosta sul de Bisaurín e ao longo da margem esquerda da Cueva del Bear conduz-nos até à bifurcação da manhã, onde se fecha o circulo do percurso. Agora, restando-nos descer cerca de 500 metros para chegar ao Refúgio de Lizara, local de inicio e termino desta atividade.

Atividade longa e exigente, como é habitual nos Pirenéus, mas com uma enorme satisfação por termos usufruído de um magnifico dia e das excelentes condições encontradas no corredor nordeste do Bisaurín.

FICHA TÉCNICA
Realização: 19 fevereiro de 2023
Percurso: Refugio de Lizara - Refugio de Oldecua - Castillones - Plana Mistresa - Pedreguera de los Castillones - Collado de Secús - Corredor Noreste - Pico Biosaurín (2.670m) - Collado de Foratón - Fuenfría - Refugio de Lizara
Distancia: 10,7kms
Duração: 10h:01min
Tempo em movimento: 3h36min
Tempo parado: 6h25min
Movimento médio: 2,98km/h
Acumulado positivo: 1187m
Acumulado negativo: 1187m

Se gosta das nossas trilhas adiciona a tua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

REFUGIO DE LIZARA

DESVÍO DERECHA

REFUGIO DE OLDECUA

CAÑÓN DE LOS CASTILLONES

PLANA MISTRESA

Photo ofCOLLADO (PEDREGUERA DE LOS CASTILLONES) Photo ofCOLLADO (PEDREGUERA DE LOS CASTILLONES) Photo ofCOLLADO (PEDREGUERA DE LOS CASTILLONES)

COLLADO (PEDREGUERA DE LOS CASTILLONES)