Activity

Pico Abrolhos

Download

Trail photos

Photo ofPico Abrolhos Photo ofPico Abrolhos Photo ofPico Abrolhos

Author

Trail stats

Distance
3.77 mi
Elevation gain
3,766 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
180 ft
Max elevation
3,993 ft
TrailRank 
58
Min elevation
307 ft
Trail type
One Way
Time
2 hours 39 minutes
Coordinates
531
Uploaded
November 22, 2014
Recorded
November 2014
Be the first to clap
1 comment
Share

near Marques, Paraná (Brazil)

Viewed 5219 times, downloaded 130 times

Trail photos

Photo ofPico Abrolhos Photo ofPico Abrolhos Photo ofPico Abrolhos

Itinerary description

Subida solo ao Pico Abrolhos, começando a caminhada a partir do Posto do IAP da Estrada de Prainhas.

O pico Abrolhos caracteriza-se como uma proeminente formação rochosa do clássico Conjunto Marumbi. É separada da Torre dos Sinos por diques de diabásio com orientação azimutal, local conhecido também como Desfiladeiro da Catedral. Reconhecidamente, há diversas célebres vias de escalada que levam ao cume do Abrolhos.

Este tracklog contém a via de trekking "escalaminhada", que acessa-se através de uma bifurcação da "Via Noroeste" do Conjunto Marumbi.
A parte entre o posto do IAP da Estrada de Prainhas até a Estação Marumbi é uma caminhada "fácil", podendo porém estar escorregadia em dias chuvosos ou após grandes chuvas.
Da Estação Marumbi até o Pico Abrolhos, o trecho fica "Difícil", e sobe-se a maior parte pela Via Noroeste. Esta constitui-se em subida acentuada, em vários trechos com vias ferratas, algumas com mais de 20 degraus em paredões quase verticais, além de longos trechos de corda e corrente, boa parte delas expostas a desfiladeiros, que exigem bastante do físico (força na parte superior do corpo) e psicológico (devido a exposição a grandes alturas).

Sobre o Marumbi: Berço do montanhismo brasileiro, as montanhas Conjunto Marumbi são considerados algumas das subidas mais difíceis do Paraná. Estão inseridas no Parque Estadual do Marumbi, e contém diversos atrativos naturais e históricos. Mais informações em https://sites.google.com/a/cosmo.org.br/cosmo/omarumbi

IMPORTANTE:
-É indispensável fazer cadastro no Ponto de Controle do IAP próximo a entrada da trilha do Salto dos macacos. Atualmente, o Posto do IAP na Estação Marumbi encontra-se desativado para reformas, devendo estar pronto pelo começo de 2015. Este cadastro é essencial para que seja acionado resgate caso aconteça algum imprevisto na montanha.
-As trilhas do Marumbi possue vias ferratas e subidas verticais que exigem muito do físico (parte superior e inferior do corpo) e psicológico (exposição a grandes alturas). Pessoas sem cursos ou boa vivência em montanhas, e/ou que nunca foram ao conjunto devem subir somente acompanhadas de montanhistas experientes que conheçam bem o caminho, e com os devidos equipamentos de segurança.
-A maioria dos acidentes registrados está relacionada a FALTA DE LANTERNA. As subidas e descidas podem demorar várias horas, e muitos ficam presos na montanha por perderem o horário e sol. INDISPENSÁVEL portanto, começar a subida bem cedo e SEMPRE levar lanterna, muito preferencialmente headlamp, pois há necessidade constante de uso das mãos na descida.
-Considero também essencial a visita e leitura criteriosa do site do COSMO, grupo voluntário de resgate em montanha que atua no Parque Estadual do Marumbi: https://sites.google.com/a/cosmo.org.br/cosmo/omarumbi . Este contém diversas informações de segurança valiosas e que podem salvar sua vida, além de conter interessante histórico da região.

As trilhas são bem marcadas com fitas e footprints. Há derivações em diversos trechos, mas as fitas coloridas indicam bem o caminho correto.

Comparei o trajeto gravado com outras tracklogs existentes da região, e constatei que ele apresenta precisão boa. Na dúvida, sempre siga as fitas e outras marcações indicativas, neste caso, vermelhas (Via Noroeste).

Relembrando, a subida é acentuada e contém várias vias ferratas, algumas com mais de 20 degraus em paredões quase verticais, e longos trechos de corda e corrente, boa parte delas bastante expostas a desfiladeiros. Devido a estes desafios técnicos que exigem razoavelmente do físico e psicológico, considero esta trilha "Difícil".

Waypoints

PictographIntersection Altitude 3,292 ft
Photo ofBifurcação - Abrolhos / Pico Marumbi

Bifurcação - Abrolhos / Pico Marumbi

Bifurcação da Via Noroeste. Direita para Abrolhos

PictographIntersection Altitude 822 ft
Photo ofBifurcação - Usina Marumbi

Bifurcação - Usina Marumbi

Continuar a esquerda para Pico Abrolhos

PictographWaypoint Altitude 959 ft
Photo ofEntrada - Caminho do Itupava

Entrada - Caminho do Itupava

Começo (ou fim) do Caminho do Itupava. Ignorar a escadinha e continuar na estrada para Pico Abrolhos.

PictographWaypoint Altitude 339 ft

Entrada - Salto dos Macacos

Começo da trilha que leva ao Salto dos Macacos. Continuar na Estrada de Prainhas para Pico Abrolhos.

PictographWaypoint Altitude 1,237 ft
Photo ofEstação - Engenheiro Lange

Estação - Engenheiro Lange

Antiga estação de trem, conhecida anteriormente como Estação da Volta Grande. Último ponto aonde é possível chegar com veiculo (preferencialmente traçado) Mais informações em http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-cur-paran/englange.htm

PictographWaypoint Altitude 1,603 ft

Estação Marumbi

Estação histórica, única em atividade nas proximidades aonde geralmente descem excursionistas do Parque Estadual do Marumbi. Há local de camping, porém o mesmo encontra-se desativado até o fim de obras de restauração no local (previsto para 20 de Dezembro)

PictographSummit Altitude 0 ft
Photo ofLivro de Cume - Abrolhos

Livro de Cume - Abrolhos

A caixa de cume encontra-se alguns metros a frente do Cume propriamente dito, neste local.

Posto IAP - Estrada de Prainhas

Posto de controle do Instituto Ambiental do Paraná, aonde atualmente é feito o cadastro de entrada e saída do Parque Estadual.

Comments  (1)

  • Photo of Nakao
    Nakao Jun 8, 2019

    Parabéns foi a informação que estava querendo

You can or this trail