Pedra do Onça

48 minutes
April 23, 2020
April 2020

near Quitandinha, Rio de Janeiro (Brazil)

Montanha de fácil acesso no bairro Siméria. A trilha é bem fácil de subir, porém a orientação é bem complicada pra quem não conhece bem o lugar. Procure ir com alguém que conheça o lugar, se caso não conseguir alguém que conheça, siga as orientações deste wikiloc com bastante atenção OK

Início da trilha da Pedra do Onça

Suba a trilha a direita. Não entre na trilha da esquerda senão vc irá sair dentro de uma casa ok

Bifurcação, pegar a esquerda

Qualquer um dos caminhos te leva lá no topo, porém seguimos o caminho da esquerda ok

Água

Local para abastecer seu cantil

A trilha da esquerda é bem menos íngreme, as outras duas trilhas também levam ao mesmo lugar porém são bem mais íngremes e escorregadias.

Sofá

Sabe Deus porque tem estes sofás no meio da trilha né, mas o local é bem interessante

Clareira com uma pequena descida com uma subida bem a frente. Neste ponto existem várias trilhas, siga a da frente mais demarcada.

A trilha volta a entrar em mata fechada.

Bifurcação trilha das bromélias

Se vc pegar a trilha das bromélias (esquerda) a subida é bem íngreme e sai numa clareira lá no topo. Segui pela esquerda por ser uma trilha mais suave porém mais longa.

Continue subindo pela direita, a trilha é mais suave.

Passe pelas pedras com bastante cuidado. Alguns dias costumam ter água nascendo um pouco mais acima e as pedras ficam úmidas e escorregadias. Redobre o cuidado ao descer ok

Trecho com erosão

Passe com cuidado esse trecho.

Continue seguindo pela direita.

Essa pedra costumava ter uma bela vista para a Bahia de Guanabara, porém a vegetação tem crescido e tapado a visão. Esta pedra que originou o nome da montanha, só não sei o porquê.

Ponto de partida do pessoal das bikes que fazem competições de mountain bike nesta trilha.

Clareira

Neste ponto vc precisa está bem atento na volta. Existem várias trilhas nesse ponto, pegue a da direita mais marcada, olhe para trás e veja a trilha que vc saiu para pegar ela na hora da volta. A trilha da esquerda é a trilha das bromélias, ela é bem íngreme, sua saída é em uma bifurcação descrita anteriormente.

Topo da pedra do onça

Pedra do Onça. Neste ponto existem vários vestígios de acampamento. Este é o ponto da montanha com melhor visual. Chegada! Parabéns

• Photo of Iza Machado
    Iza Machado Jun 9, 2021

Puxa, que maneiro! Eu moro no Siméria há anos e sempre tive vontade de subir essa trilha. Mas como não conhecia ninguém que tivesse ido lá, esse seu registro será um ótimo guia! Obrigada! Depois eu conto como foi!

• Photo of Trilhas & Mochila
    Trilhas & Mochila Jun 9, 2021

Poxa que legal, vc vai gostar pois é um lugar bem agradável de passar um tempo

• Photo of Henrique Frater
    Henrique Frater Jan 30, 2024

Caminhada fácil e com uma água refrescante no caminho!