Pedra da Boa Vista, @caminhodamataatlântica, Lumiar/Macaé, RJ.

Photo ofPedra da Boa Vista, @caminhodamataatlântica, Lumiar/Macaé, RJ. Photo ofPedra da Boa Vista, @caminhodamataatlântica, Lumiar/Macaé, RJ. Photo ofPedra da Boa Vista, @caminhodamataatlântica, Lumiar/Macaé, RJ.

July 1, 2018
June 2018

near Lumiar, Rio de Janeiro (Brazil)

No cume da Pedra da Boa Vista, passa a divisa de Macaé e Nova Friburgo, conforme registrado na carta do IBGE denoninado Quartéis escala 1:50000. Neste mapa esta montanha aparece bem no canto superior direito, com uma altitude de 1892 mts. Porém a altitude registrada pelo meu GPS Garmin foi de 1788 mts (a altitude marcada pelo Wikiloc foi 1747 mts), sendo a mais alta do distrito de Lumiar, a segunda mais alta de Macaé e a segunda mais alta do Norte Fluminense, somente sendo superada pelo Moléson com 1860 mts e dependendo da confirmação da altitude pode ser mais alta que o Pico do Desengano ( 1760 mts). A trilha que seguimos foi aberta por Francesco Berardi (fberardi) guia do CEB em Março de 2017. Tivemos muita dificuldade para atingir o cume, porque a trilha já estava praticamente fechada, tivemos que gastar muito tempo limpando. Muitos trechos com taquara, bambus finos entrelaçados e muitas vezes passamos sobre raízes, muitas vezes tivemos que passar agachados. O tempo total gasto do inicio da trilha até o cume foi de seis horas, por isso classificamos como difícil, mas se a trilha estiver limpa, a classificação será como moderada. A partir da utilização mais frequente desta trilha com mais limpezas o tempo do início até o cume deve ser reduzido para 3:30 horas. No trajeto inicial é utilizada uma trilha muito frequentada e muito aberta e limpa, para a Serra Queimada, que é um trecho do Caminho da Mata Atlântica, Megar trilha que liga o Rio Grande do Sul até o Norte do Estado do Rio de Janeiro. Este trecho faz parte do Extremo Norte do Caminho da Mata Atlântica, para maiores detatlhes acesse o site, digitando no
Google "Caminho da Mata Atlântica". Um pouco antes da Serra Queimada, cerca de uma hora e meia do inicio se encontra a bifurcação para a Pedra da Boa Vista, na esquerda, logo após o início de um barranco. Durante a subida, existem alguns pontos com vista privilegiada para a Região dos Lagos e Norte Fluminense, dentre alguns pontos de interesse, destacamos, Lagoa de Araruama, Ilha de Cabo Frio em Arraial do Cabo, Península de Búzios, Rio das Ostras, Macaé e suas Ilhas, Casimiro de Abreu, Lagoa de Juturnaíba, Serra Macaense ( Peito de Pombo, Bicuda Grande, Caldeira etc.). O cume é amplo com mata fechada, mas poucos metros na frente temos um mirante para as Serras de Trajano, Macaé e Nova Friburgo, com destaque para o Moléson e Peito de Pombo. Há possibilidade de se acampar no cume, desde que se faça uma limpeza. Também há a possibilidade de se descobrir novos mirantes, em pontos mais baixos, por exemplo, para Lumiar. Desta vez não tivemos tempo para fazer esta exploração, quem sabe você que está lendo não se anima a fazer estas descobertas. Agradecimento especial aos meus dois companheiros de trilha, sem os quais não teria ido, Ubiraci (Bira) e Rômulo, guerreiros que não desistiram.

PictographLake Altitude 2,102 ft

Praça do Lago Lumiar

A primeira parte do tracklog é o caminho da Praça do Lago, no Centro de Lumiar até o início da Trilha. Na segunda foto ao fundo bem azul, aparece a Pedra da Boa Vista, divisa de Friburgo e Macaé, isso significa que da praça de Lumiar vc consegue ver um trecho do território de Macaé.

O Caminho de carro até o ponto de inicio

Trecho do caminho de carro até o início da trilha é em asfalto e trecho é em estrada de chão em boas condições.

No caminho para o início da trilha

PictographCar park Altitude 2,848 ft

Estacionameno no início da trilha

Este é um dos locais para se parar no início da trilha, em frente ao sítio Pedacinho do Céu. Ao lado do sítio se inícia a trilha para Serra Queimada e para a Pedra da Boa Vista. Na foto da esquerda para direitaLuis Eduardo (Caôca), Jhonny ( não pode ir porque estava com o pé machucado, furou com um prego) e Rômulo guerreiro, foto tirada por Bira ( Ubiracy ) que nunca desistiu de chegar no cume, mesmo com a grande dificuldade enfrentada.

Aqui temos que cruzar o Rio e continuar, não é para ir paralelo ao rio.

Existem duas trilhas principais que se encontram neste ponto, uma sai de Boa Esperança, passa pela Cachoeira de Indiana Jones e a outra sai do Amargoso, de onde saimos, ambas se encontram aqui e se tornam uma única trilha para a Serra Queimada e Continuando para Sana ou São Romão. Também são conhecidas como Trilha Boa Esperança de Cima ( Indiana Jones ) e Boa Esperança de Baixo ( Amargoso )

Trilha

Durante parte da subida temos vistas para a região dos Lagos, Rio das Ostras, Macaé e região serrana de Macaé. Tem um trecho que se consegue ver a Ilha de Cabo frio, mais conhecida como Ilha do Farol em Arraial do Cabo.

Trechos muito difíceis de passar devido ao emaranhado de bambuzinhos, que cresceram muito desde a primeira abertura da trilha em março de 2017.

• Photo of Fernando Chagas
    Fernando Chagas Jul 20, 2019

Qual início da trilha partindo de Lumiar?

• Photo of Luís Eduardo (Caôca)
    Luís Eduardo (Caôca) Jul 20, 2019

Oi sobe pela trilha da serra queimada, e no trecho final bem próximo a serra queimada tem uma entrada a esquerda. De Lumiar de carro vc irá em direção ao hotel Parador Lumiar, depois pousada espírito das águas e finalmente sítio Pedacinho do Céu, do lado esquerdo da porta deste Sítio se inicia a trilha para a Serra Queimada. Está trilha faz parte do caminho da mata Atlântica e na semana passada pintamos as setas neste trecho. Se quiser você pode ser voluntário. Veja no Google Caminho da Mata Atlântica. É uma trilha pouco usada e é muito bom que seja frequentada porque é muito boa

• Joshua Scart May 10, 2020

Vocês que pintaram as setas pra Serra Queimada então? Salvou a minha vida kkkkkk
    Quando subi lá, cheguei muito cedo e meus amigos ainda estavam saindo de Mury, e resolvi subir sozinho
    Segui as setas e consegui kkkkkkkk
    A bifurcação pra Pedra da Boa Vista é aquela a esquerda bem larga? Me lembro de um trecho assim, dava pra passar até um carro

• Photo of Luís Eduardo (Caôca)
    Luís Eduardo (Caôca) May 12, 2020

Oi que bom que te ajudou, mas a entrada para a Pedra da Boa vista não é essa larga não, ela é bem estreita e bem discreta, um pouco antes de checar no platô da serra queimada logo depois que você passa por uns barrancos tipo canion, para quem está indo para a Serra queimada, fica do lado esquerdo, da última vez que passei la estava um pouco marcada a entrada, mas tem que prestar atenção. vc pode ser inscrever com voluntário no caminho da mata altlancia, so colocar no google que vc acha o site. Ai será convidado para participar das marcações.