Parque Estadual Pico Paraná: Pico Paraná

Photo ofParque Estadual Pico Paraná: Pico Paraná Photo ofParque Estadual Pico Paraná: Pico Paraná Photo ofParque Estadual Pico Paraná: Pico Paraná

June 23, 2022
June 2022

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Estivemos na Serra Ibitiraquiri em um feriado nacional de Corpus Christi. Como prevíamos, as trilhas e campings na montanha estariam lotados. Por isso, decidimos atacar os cinco maiores cumes do sul do Brasil em três dias, sempre partindo e retornando da Fazenda Pico Paraná e da Fazenda Rio de Pedras, onde as turmas ficaram divididas. Embora tenha sido um pouco chato subir e descer o morro do Getúlio três vezes, evitamos o desgaste de "competição" com outros grupos e pessoas nos áreas de camping. No primeiro dia, saímos às 10h da manhã e conquistamos o cume do Pico Paraná às 14h45, como era previsto, com bastante trânsito na trilha.

No segundo dia, eu e mais uma turma seguimos para o Ferraria, passando pelo Taipa/Taipabuçu, onde gastamos 12 horas ida e volta, e outra para o Caratuva, seguindo para o Itapiroca. No terceiro dia, o pouco de energia que me restava me levou ao cume do Caratuva com algumas pessoas do grupo que havia ido no dia anterior ao Ferraria, onde gastamos 7 horas ida e volta.

Link para os cumes Taipa/Taipabuçu, Ferraria Caratuva: [Link](https://pt.wikiloc.com/trilhas-montanhismo/parque-estadual-pico-parana-cumes-taipa-taipabucu-ferraria-e-caratuva-121337452)

Essa tracklog acima é o resultado de dois dias saindo e retornando da Fazenda Pico Paraná. Decidi postar dessa maneira, pois o único diferencial seria o ataque ao Caratuva a partir da bifurcação que leva ao Ferraria, e não há muitas informações adicionais para incluir em waypoints, etc...

**Observações Importantes:**

- Esta tracklog começa e termina pela trilha "clandestina" que sai da Fazenda do Pico Paraná. Mesmo recolhendo os dados das pessoas na fazenda, o ideal é passar pela trilha oficial e deixar os dados no IAT.

**Sobre a Trilha:**

A orientação da trilha para o Pico Paraná é bem batida e demarcada, então é praticamente desnecessário o uso de GPS, especialmente em dias movimentados. A trilha é bem sinalizada com fitinhas amarradas nas árvores. No entanto, há perigos e outras dificuldades decorrentes do meio natural, como temperatura, riscos de quedas nos trechos técnicos com vias ferratas e cordas, dificuldade de resgate, entre outros, que podem ser encontrados ao longo do percurso. As condições do terreno são a maior dificuldade nas trilhas da Serra do Mar paranaense (especificamente na Serra Ibitiraquire), com vários tipos de obstáculos como raízes, pedras e árvores caídas, além do piso de terra que se transforma em barro puro quando molhado. A intensidade do esforço físico se torna bastante elevada devido às condições do terreno, extensão e desníveis (subidas e descidas).

**Como Chegar:**

Pela BR-116, passando pelo Posto do Tio Doca, vire à direita na Ponte do Rio Tucum e siga por 6 km passando pela Fazenda Pico Paraná e Fazenda Rio das Pedras até a base do IAT, final da estrada e início do acesso à trilha para o Pico Paraná e outros cumes daquela Unidade de Conservação.

Fazenda Rio de Pedras:
Possui estacionamento, alojamento, chalés e camping.

Fazenda Pico Paraná:
041999065574
Possui estacionamento e camping, venda de comidas e bebidas.

Lembrando sempre:
♻️ Traga todo seu lixo
🔥 Nunca faça fogueiras
🌎 Respeite os nativos, fauna e flora
💚 Divirta-se com segurança

PictographFountain Altitude 0 ft

Água401

PictographProvisioning Altitude 0 ft

Administração Fazenda Pico Paraná

Pedra do Grito

Velocidade: 2,54 km/h Elevação: 1124 m Tempo decorrido: 00:19:55 Distância do início: 0,79 km

Pedra do Getúlio

PictographInformation point Altitude 4,862 ft

Placas

Velocidade: 1,17 km/h Elevação: 1482 m Tempo decorrido: 09:53:56 Distância do início: 12,12 km

Água

Velocidade: 1,99 km/h Elevação: 1536 m Tempo decorrido: 01:34:11 Distância do início: 3,75 km

Velocidade: 0,86 km/h Elevação: 1611 m Tempo decorrido: 09:08:03 Distância do início: 11,37 km

Velocidade: 2,09 km/h Elevação: 1648 m Tempo decorrido: 01:58:49 Distância do início: 4,31 km

Água

Velocidade: 1,22 km/h Elevação: 1620 m Tempo decorrido: 08:36:33 Distância do início: 10,83 km

Velocidade: 1,19 km/h Elevação: 1607 m Tempo decorrido: 08:24:44 Distância do início: 10,61 km

Água

Velocidade: 0,25 km/h Elevação: 1583 m Tempo decorrido: 08:10:13 Distância do início: 10,22 km

PictographRisk Altitude 4,809 ft

Via ferrata

Velocidade: 1,58 km/h Elevação: 1466 m Tempo decorrido: 03:03:39 Distância do início: 6,08 km

Bifurcação Pico Paraná - Morro do Camelo

Velocidade: 0,87 km/h Elevação: 1624 m Tempo decorrido: 06:45:51 Distância do início: 8,74 km

PictographCampsite Altitude 5,342 ft

A2 Área de Camping

Velocidade: 0,61 km/h Elevação: 1628 m Tempo decorrido: 06:44:50 Distância do início: 8,71 km

PictographRuins Altitude 5,351 ft

Abrigo de Pedras

Velocidade: 1,24 km/h Elevação: 1631 m Tempo decorrido: 06:41:49 Distância do início: 8,67 km

Cume Pico Paraná

Velocidade: 0,72 km/h Elevação: 1876 m Tempo decorrido: 05:46:45 Distância do início: 7,72 km

Velocidade: 0,46 km/h Elevação: 1599 m Tempo decorrido: 02:30:49 Distância do início: 5 km

PictographCampsite Altitude 5,151 ft

A1 Área de Camping

Velocidade: 1,9 km/h Elevação: 1570 m Tempo decorrido: 07:49:32 Distância do início: 9,95 km

Bifurcação trilha Fazenda Pico Paraná e IAT

Velocidade: 3,43 km/h Elevação: 1017 m Tempo decorrido: 00:09:18 Distância do início: 323 m

• Photo of kukapersa
    kukapersa Nov 4, 2022

Olá. Tudo bem?
    Você poderia me passar contato de algum guia que faça o Pico Paraná com grupo ?

• Photo of Ernani Dias
    Ernani Dias Nov 4, 2022

Olá Kukapersa!

Você pode entrar em contato com o Marcelo Alcântara 55 41 9533-5763, é o único contato que tenho de lá.

• Photo of kukapersa
    kukapersa Nov 4, 2022

Valeu .
    Obrigado pelo retorno.
    🤜🤛

• Photo of Rafael Marciano
    Rafael Marciano May 13, 2023

Saberia dizer se o ponto de água que tem próximo ao A2 como está?