Panorama à Bessa (Torres Ocultas) e Torres de Bonsucesso

Photo ofPanorama à Bessa (Torres Ocultas) e Torres de Bonsucesso Photo ofPanorama à Bessa (Torres Ocultas) e Torres de Bonsucesso Photo ofPanorama à Bessa (Torres Ocultas) e Torres de Bonsucesso

November 18, 2015
June 2015

near Boa Vida, Rio de Janeiro (Brazil)

Todos os cumes das Torres de Bonsucesso e Panorama à Bessa em um só dia. Essa última nomeada em homenagem à guia Cláudia Bessa, do CEB.
Classificado como moderado pelos lances para se chegar ao cume da Panorama, pelo menos pela rota que escolhi. Não há trilha definida a partir da Torre Maior.

Torre Maior

Torres Ocultas (Panorama à Bessa)

Torre Maior - cume norte

Torre Central

Torre Menor (Ferro de Passar)

PictographCar park Altitude 3,625 ft

Carro

• Photo of antonio varella
    antonio varella Dec 8, 2015

Fui na Torre de Bonsucesso e depois que eu vi no Wikimapia a Panorama à Bessa fiquei doido para ir.Não existe trilha até ela depois da torre maior?
    Abraços !

• Photo of Henrique Frater
    Henrique Frater Aug 12, 2019

Olá. Existe sim. Uma trilha com traçado regular. Fui lá ontem. Bem fácil de se chegar seguindo o treklog

• Photo of Marcelo Vieira
    Marcelo Vieira Aug 13, 2019

Henrique, a trilha batida é recente, foi aberta há dois anos. Em 2015, quando fiz, não havia trilha a partir da torre Maior, provavelmente meu tracklog foi usado como base.

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Sep 9, 2020

A trilha está bem demarcada, mas o trecho após o cume norte da Torre Maior está mais sujo, seguindo sujo até às Torres Ocultas. Subida forte por quase todo o percurso, em especial no trecho de "fenda" para chegar à Torre Maior, inclusive com vários lances onde há uma corda fixa pra ajudar a subir e descer. Não há água no caminho. O visual é sensacional.

• Photo of Marcelo Vieira
    Marcelo Vieira Sep 9, 2020

Legal você ter ido lá, Hélio!
    Quando fui pela primeira vez, há uns 5 anos, ninguém havia colocado pé no cume por muito tempo. A trilha da Torre Maior era bem desconhecida, e foi totalmente degradada no trecho onde hoje há uma corda. Na época, era um túnel de bambus, que além de auxiliarem na subida, continham a erosão do terreno. Muito triste ver o que tem acontecido no meio outdoor nos últimos anos, e por esse motivo restringi as trilhas que tenho publicado.
    Estou com um projetinho pros lados do Caraça, pra gente fazer com o Douglas Dutra. Depois vamos trocar uma ideia. Abraço!

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Sep 11, 2020

Pelos registros no livro das Torres Ocultas, que aliás estava ensopado, aquela parte ainda é pouco visitada. E daqui algum tempo, mantendo a visitação no local, a subida pra Torre Maior ficará impraticável sem ancoragem. Tive lá no Caraça recente, com ideias de conquistar mais alguns cumes por lá. Só falar!

• Photo of Emílio BM
    Emílio BM Apr 24, 2021

Excelente trilha. 👏👏👏 Moderada com trechos de subida em cordas.