Morro Capivari Grande

March 31, 2019
March 2019

•   5 6 Reviews

near Ribeirão Grande, Paraná (Brazil)

Ascensão ao Morro do Capivari Grande.

Chega-se à trilha pela BR 116, saindo de Curitiba, no sentido para São Paulo. Após o pedágio, andar 28 km, até o posto Alpino I - local do início da caminhada, e onde é possível deixar o carro. (Para quem não dispõe de muito tempo pode subir parte da montanha com o próprio carro, andando cerca de 3,5 km, até chegar nas antenas de telefonia).

O começo da trilha é ao lado do restaurante do posto, numa pequena entrada à direita, 50 metros adiante. Nessa primeira etapa o morro tem uma subida não muito íngrime, porém constante, o que exige um pouco de preparo físico.

Após cerca de 3,5 km chega-se às antenas de rádio e telefonia. Nesse ponto termina o acesso de carro e a partir daí só a pé.

No momento que se chega ali, diante das antenas, há 3 caminhos possíveis de seguir, mas o correto é pegar bem o do meio. Depois de cruzar a última antena, virar a direita e seguir pelo carreiro que entra no meio do mato. Logo nesse trecho tem uma parte meio chata, de mato fechado, mas é uma parte curta. Depois a vegetação fica rasteira até quase o cume, e a subida é bem agradável, com boas vistas panorâmicas.

No km 4,95 é necessário fazer uma pequena escalada em pedras (nada difícil); e no km 5,13 entra-se na mata. A partir daí (e até o cume) há uma alternância entre trechos de mato bem fechado e trechos mais abertos, com trilha mais fácil.

O cume propriamente dito não tem grande interesse, pois não há onde ficar sentado e a vista é prejudicada pela vegetação alta. Mas um pouco antes de chegar, fazendo um desvio de 5 metros à esquerda, há uma "janela" com uma boa pedra para sentar, descansar, e fazer um almoço. Desse lugar a vista é ótima. Mas ainda assim é um espaço pequeno, para 3 pessoas (no máximo 4), e não é possível acampar ali. Quem quiser acampar existem bons lugares antes dessa última etapa, ou seja, antes de entrar na mata.

Pontos a serem observados:
Km 5,20 - pegar à esquerda na bifurcação
Km 5,74 - parede de pedra com uns 5 mts, onde há corda fixa.

Obs.: Depois de entrar na mata, atenção para o fato de que existem fitas de diversas cores e em diversas direções. Não é confiável segui-las, ao menos até alguém resolver uniformizar as cores, retirando o que está errado ou em excesso.

Inicio da Trilha

Vista das Antenas

Água

Local de água próximo.

Antenas

Nesse ponto termina a estrada - limite para se chegar de carro com tração.

Trecho com algumas fendas. Passagem tranquila.

Uma das diversas fitas de marcação. Atenção para o fato de que existem fitas de diversas cores e em diversos caminhos. Não é viável segui-las, ao menos até alguém resolver uniformizar as cores, retirando o que está errado ou em excesso.

Cordas

Não é um trecho grande. Tem entre 4 e 5 metros de altura, com inclinação de 70º a 80º. A corda tem nós para facilitar a pegada.

Cume

O cume propriamente dito não é atrativo. A mata é muito densa, não há espaço nem para sentar e não tem nenhuma vista (por conta das plantas). Também não encontramos livro de registro - talvez até exista, mas nós não achamos. O ideal é parar uns 50 metros antes do cume e descansar ali.

• Photo of Larissa Belão
    Larissa Belão Apr 30, 2020

Boa tarde Leonardo.
    Poderia me dizer se há espaço no cume para acampar?

• Photo of Leonardo Régnier
    Leonardo Régnier Apr 30, 2020

Oi Larissa. No cume propriamente não há espaço, mas um pouco antes sim, é possível acampar, e tem uma bela vista.

• Photo of Jean CR7 Trilheiro Pinhais 2018
    Jean CR7 Trilheiro Pinhais 2018 Jun 17, 2020

Ótima explicação man parabéns

• Photo of loociano
    loociano Jul 16, 2020

Fomos ontem lá, e realmente o espaço no cume, é bastante restrito. Achamos a caixinha sim, mas tem que dar uma procurada. E respondendo a Larissa Belão: sem espaço pra acampar lá em cima. Entretanto, perto das antenas, que da pra chegar de carro, e com uns 15 minutos de subida a partir dali, tem lugares mais planos e com vegetação rasteira, que daria pra acampar.

• Photo of Matheus Chamoun
    Matheus Chamoun Jul 21, 2020

Estou lendo os relatos para ir. Obrigado ajuda. Em breve conto minha experiência.

• Photo of Piloneto
    Piloneto Jul 24, 2020

Fizemos a trilha em 4 pessoas hoje, dia 23/07/2020. Não conhecíamos o Capivari Grande mas foi muito fácil seguir pelo wikiloc, principalmente porque está muito bem explicado pelo Leonardo. Não tem erro. Segui a dica e fui de carro 4 x 4 até as antenas. Tem dois pontos bem difíceis para passar com carro baixo 4 x 2.

• Photo of alanricardi
    alanricardi Jul 27, 2020

Fala galera! Estive no cume no dia 25/07 Por volta das 9:00h, foi minha primeira e única vez, não pela dificuldade, q aliás até achei bem tranquila, mas pelo fato de não repetir nenhuma trilha. Fui sozinho dessa vez, o q não recomendo a ninguém, só fui pq a vontade era grande e os parceiro nessas horas somem. Se alguém mais for daqui pra frente, levem um caderno de brochura pequeno, senão não cabe na cx de metal q protege da chuva e caneta tbem para deixar de reserva.

• Photo of edison.massao
    edison.massao Jul 31, 2020

E acampar nas antenas não seria uma opção? Estou pensando em ir neste sábado. Só pra não deixar o carro largado. Vi pelas Fotos que tem uma Boa Vista também.

• Roberto Abia Sep 8, 2020

Ótima excursão! Recomendo!!

• Photo of Matheus Barbalho
    Matheus Barbalho Sep 14, 2020

Trilha relativamente tranquila, única parte que fica mais complicado é o final onde a vegetação fica bem fechada... No teu log tem uma parte que vc vai pra direita naquela parte que a vegetação fecha antes do cume... Seria alguma área pra acampar ali?

• Photo of alanricardi
    alanricardi Sep 15, 2020

Fala Matheus, Não, certamente ali na parte onde há um pequeno deslocamento para a direita, não é um local para acampar, no cume tbem não tem espaço para acampar, o local mais próximo do cume onde é possível acampar, é a ultima parte de vegetação rasteira antes de entrar na trilha com mata alta, onde ainda se pode ver as antenas. Esse deslocamento para a direita, certamente é no trecho pequeno onde tem aqueles vários "caminhos de rato", um pouco antes da corda na pedra, entrei nele e avancei por uns 50 metros para ver o q tinha ali, logo a trilha vai se tornando ainda mais fechada, imagino eu q ali seja o trecho em q vc faz a travessia para o capivari mirim ou para o médio. Já me disseram q neste trecho, se vc se deslocar para a esquerda (leste), pode-se avistar um paredão rochoso de uns 70 metros. Espero ter ajudado.

• Renan Manfron May 6, 2021

As trilhas são bem marcadas? Tem onde deixar o carro no inicio? Alguma chácara?