Monte Perdido + Cilindro de Marboré - Invernal

Photo ofMonte Perdido + Cilindro de Marboré - Invernal Photo ofMonte Perdido + Cilindro de Marboré - Invernal Photo ofMonte Perdido + Cilindro de Marboré - Invernal

2 days 13 hours 17 minutes
March 18, 2014
March 2014

near Torla, Aragón (España)

Expedição Monte Perdido 2014

Nos passados dias 08 a 12 de Março, 16 elementos do Grupo de Montanha do Clube de Campismo e Caravanismo de Coimbra, na sua actividade invernal, rumou mais uma vez em direcção a Espanha, Pirinéus, para tentar agora chegar aos 2807m da Brecha de Rolando e a ascensão ao cume do Monte Perdido (3355 m) -equipa IAU (pelo projecto Monte Branco 2014).

A expedição saiu de Coimbra pelas 05 horas da manhã do dia 08, em direcção à povoação de Torla, chegando pelas 19h locais, onde pernoitamos e onde iria começar a verdadeira aventura. Às 04h do dia seguinte (09) com a estrada para o parqueamento ainda fechada, e depois de verificado todo o material, foi altura de colocar as mochilas às costas e rumar até ao abrigo de Góriz (2,160m) iniciando assim o trekking na Ponte de Los Navarros (Torla), onde chegamos após 9h percorridas pelo vale de Ordesa, detentor de uma beleza única. Duas hores de descanso no refúgio serviram para restaurar as forças e os ânimos, e assim, agora a equipa IAU, continuou a subida em direcção à lagoa gelada, e até onde nos valessem as forças, iriamos pernoitar. Tínhamos agora 19,50km percorridos num terreno bastante nevado.
A aproximação ao cume no dia seguinte (dia 10) começou bem cedo, pelas 07am, e apesar do cansaço e do frio bem presente, o entusiasmo, perante a perspectiva da subida, superou o mesmo (não fossem os 600mt de desnível durante 3,300m o suficiente para aquecer).

O cume aconteceu ás 12h, com a cerimónia do hastear de bandeiras, representando assim os apoios ao projecto a quem desde já, agradecemos mais uma vez a confiança e simpatia pelo Grupo Montanha ao acreditar nos projectos a que o GM tem vindo a desenvolver.
Foi ainda possível por parte de dois elementos subir ao Cilindro do Marboré, completando assim os objectivos prepostos pela equipa.

Referir também que dos restantes elementos do GM, 6 alcançaram com sucesso o trekking proposto.
No dia 11, e com o objectivo principal atingido, regressou-se a Torla e a Portugal com a satisfação de dever cumprido.
Esta expedição conta com o apoio do Instituto Avançado de Urologia – IAU, o diário de Coimbra e da Junta de Freguesia de Santa Clara que disponibilizou uma viatura para que o grupo pudesse efectuar a viagem comodamente, permitindo também um correcto armazenamento de todo o material necessário.

O Clube de Campismo e Caravanismo de Coimbra agradece a todos desde já pela disponibilidade e o apoio dado, sem o qual não seria possível a concretização desta actividade.