IAP - Pico Abrolhos (Marumbi)

June 27, 2016
June 2016

•   5 2 Reviews

near Marques, Paraná (Brazil)

Ascensão ao Pico Abrolhos partindo da Guarita do Parque Estadual Pico do Marumbi que é cuidado pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
O pico Abrolhos caracteriza-se como uma proeminente formação rochosa do clássico Conjunto Marumbi.
Este tracklog contém a via de trekking "escalaminhada", que acessa-se através de uma bifurcação da "Via Noroeste" (cor vermelha) do Conjunto Marumbi. Até o camping realizamos o trajeto com cargueiras.
A partir da portaria do IAP até a Estação Marumbi é uma caminhada "fácil", por estradas e caminhos de pedras podendo porém estar escorregadia em dias chuvosos ou após grandes chuvas se tornando penosa.
Da Estação Marumbi até o Pico Abrolhos, o trecho fica mais "Difícil", e sobe-se a maior parte pela Via Noroeste. Esta constitui-se em subida acentuada, tendo vários trechos, cordas, correntes e grampos em paredões quase verticais, sendo boa parte delas expostas a desfiladeiros, que exigem bastante do físico (força na parte superior do corpo) e psicológico (devido a exposição a grandes alturas). A descida foi realizado pelo mesmo caminho inicial terminando no Camping do Parque Estadual Pico do Marumbi
No Camping para a melhor gestão do espaço, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), responsável pelo parque, implantou um sistema de reservas por telefone. Dessa forma, o espaço só ficará disponível para visitantes que solicitarem a vaga antecipadamente.
O uso do camping é gratuito, bastando ao visitante fazer um cadastro indicando a finalidade e o tempo estimado de permanência. As reservas poderão ser feitas pelo telefone (41) 3462-3598. O camping possui um local vigiado 24h, uma boa infra-estrutura com banheiros masculino e feminino, com chuveiros de água "bem quente". Um local de uso coletivo, com mesas, bancos, pias e tomadas (110v). O lixo gerado no parque deve ser levado embora.
Devido aos desafios técnicos nesta trilha que exigem razoavelmente do físico e psicológico, graduo como uma trilha "Difícil".

Trilha realizada com o grupo: Sem Limites!
(Ademir, Carlise, Clarice, Dayanne, Denise, Edézio, Hélio, Jhônatas, Johnny, Karin, Mercia, Rais, Sidney, Terezinha).

Caminho Itupava

PictographTrain stop Altitude 1,604 ft

Estação marumbi

PictographCampsite Altitude 1,601 ft

Camping do Parque Estadual Pico do Marumbi é aberto para o público mediante reserva. Para a melhor gestão do espaço, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), responsável pelo parque, implantou um sistema de reservas por telefone. Dessa forma, o espaço só ficará disponível para visitantes que solicitarem a vaga antecipadamente. O uso do camping é gratuito, bastando ao visitante fazer um cadastro indicando a finalidade e o tempo estimado de permanência. As reservas poderão ser feitas pelo telefone (41) 3462-3598.

PictographBridge Altitude 1,624 ft

Muito showwwww

• Photo of alejandrojurie
    alejandrojurie Feb 9, 2017

TchÊ, Tu deixou o carro peto do IAP, no estacionamento? OU foi de taxi até lá? Grato.

Johnny S Feb 9, 2017

Fomos de Van até a entrada do parque, como estávamos em um grupo grande locamos para nos levar e nos buscar no final do outro dia. Tem uma área que o pessoal deixa o carro no estacionamento.
    Para maiores informações você pode ligar diretamente para ele e verificar sobre o estacionamento (41) 3462-3598 mesmo número que podes agendar o camping se quiser fazer uso deste serviço não esqueça de realizar o agendamento.
    Fico a disposição.
    Abraços amigo e boa trilha.

• Photo of alejandrojurie
    alejandrojurie Feb 9, 2017

Obrigado. Grato pela atenção. Abraço.

• Photo of Thiago Rempel
    Thiago Rempel Aug 30, 2017

Ótimas informações, obrigado!

Johnny S Aug 30, 2017

A disposição Amigo. Boas trilhas.

• Photo of Rommel Fred
    Rommel Fred Jul 3, 2018

Trip muito boa difícil mais compensa chegar lá em cima e curtir o visual. descida bem difícil pois minhas pernas estavam "moles" muito ingrime, bem sinalizada, fizemos cadastro no IAP da Estação Marumbi deixamos o Carro em um estacionamento proximo ao IAP PRAINHA por 10 reais a diária
    Fiz com Néia/Celso/Alexandre/Daniel+namorada_dele encontramos no inicio o Casal Jorge e Ana Paula conhecidos da Néia
    em 20-maio-2018

• Photo of Rommel Fred
    Rommel Fred Jul 3, 2018

em 20-maio-2018

Johnny S Aug 5, 2018

Muito Obrigado pela avaliação Rommel
    Esta trilha realmente é Fantástica e exaustiva, mas vale muito a pena.

• Photo of eriksonferrarini
    eriksonferrarini Oct 25, 2019

Trilha realizada em 19/09/2019

Johnny S Nov 1, 2019

Obrigado pela avaliação amigo.