Ascensão ao Gran Paradiso a partir do Refúgio Vitor Emanuel

Photo ofAscensão ao Gran Paradiso a partir do Refúgio Vitor Emanuel Photo ofAscensão ao Gran Paradiso a partir do Refúgio Vitor Emanuel Photo ofAscensão ao Gran Paradiso a partir do Refúgio Vitor Emanuel

June 11, 2023
June 2023

•   5 2 Reviews

near Maisonasse, Valle d’Aosta (Italia)

Ascensão ao Gran Paradiso a partir do Refúgio Vitor Emanuel

Com uma altitude de 4061 mts, o Gran Paradiso é a montanha mais alta em território inteiramente italiano, já que a maioria dos 4000 na cordilheira alpina está de fato localizada nas fronteiras com a Suíça e França. A montanha está localizada no Vale da Aosta, uma das regiões mais remotas, com a natureza mais intocável de toda a Itália

A subida ao cume do Gran Paradiso é classificado como F+ (fácil +), e a via é relativamente fácil do ponto de vista técnico. Por essa razão, a montanha é muitas vezes observada como um primeiro destino para alpinistas iniciantes que tentam escalar seus primeiros 4000mts. No entanto, equipamentos técnicos e experiência em ambiente alpino são imprescindíveis para uma ascensão em segurança. Além do mais, o dia da ascensão ao cume é longo, com desnível superior a 1300 metros e muitas contrariedades podem surgir.
Ao contrário de muitas outras subidas alpinas, não há sistemas teleféricos que nos possam levar até meio do caminho, o que significa que o alpinista tem um desnível superior a 2000 mts para vencer.

No primeiro dia, a caminhada começa em Pont Breuil, subindo até ao Refúgio Victor Emanuel, como foi o nosso caso.

Depois do refúgio:

Existem duas principais vias para a ascensão ao cume do grande Paradiso.
Uma sai do refúgio Vítor Emanuel, a outra do refúgio Chabod.
Esta última, é uma via mais longa e apresenta também um desnível superior em 100 metros.

O nosso trilho teve início no refúgio Vitor Emanuel por volta das 4h30.
É necessário sair bem cedo para efetuar o percurso sem sobressaltos e de uma forma tranquila.
A nossa atividade foi efetuado na primeira semana de junho pelo que apanhamos neve logo à saída do refúgio e não nos apercebemos do início do glaciar.
O glaciar situa-se a uma cota sensivelmente superior aos 3400 ou 3500 mts e portanto ao chegar a esse nível é fundamental encordarmo-nos, até porque nesta altura do ano as cravasses estão tapadas pela neve recente.
Tivemos a oportunidade de efetuar o mesmo percurso em setembro de 2011 e constatamos inúmeras crevasses em todo glaciar.
Quando o trilho é feito no verão temos que atravessar uma extensa zona de rochas de dimensões variáveis até atingir o glaciar.
Em qualquer dos casos é importante seguir o trilho pisado e marcado na neve.
Contornamos um grande e alto ressalto rochoso pelo lado direito e continuamos a subida pelo lado direito da montanha para manter uma pendente mais suave.
Ao chegar relativamente perto da aresta viramos a esquerda em direção ao cume, uma torre rochosa, que o contornamos, em terreno nevado, pela esquerda (face Norte e leste), atingindo o seu ponto mais alto, onde está a estátua de “Madonna.
No regresso temos que fazer uma pequena travessia aérea, num passo rochosos exposto, que se encontra equipado com ancoragens na rocha.
Anteriormente a subida e descida utilizavam este passo rochoso exposto, mas devido ao elevado número de alpinistas e para evitar congestionamentos neste local, foi criado um trilho diferente para a subida.
O regresso até ao refúgio é efetuado pelo mesmo percurso.
A descida exige sempre mais cuidado que a subida, e não esquecer que nesta fase o esforço acumulado é grande e toda a atenção é necessária para uma descida em segurança.

Boas atividades

Encordamento

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Nov 22, 2023

Preciosa ruta no apta para todo el mundo, pero divina de la muerte. Un abrazo

• Photo of STrilhos
    STrilhos Nov 23, 2023

Obrigado Emílio pelo comentário e avaliação. A ruta não é difícil, mas é necessário conhecimento e prática em manobras e técnicas de alpinismo .
    Um abraço amigo

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Dec 13, 2023

¡Wow, la aventura de STrilhos en Ascensão ao Gran Paradiso desde el Refúgio Vitor Emanuel es simplemente épica! Las fotos capturan la majestuosidad de la ruta y la descripción detallada de cada paso es como si estuviera allí. ¡Qué valentía y determinación! Definitivamente, una experiencia de montaña inolvidable. ¡Gracias por compartir, STrilhos, y que sigan las grandes hazañas! 🏔️🌟 #AventuraEnLasAlturas #GranParadiso #STrilhosEsUnCrack

• Photo of STrilhos
    STrilhos Dec 13, 2023

Muito obrigado Jorditons pelo comentário e avaliação e pelas tuas amáveis palavras.