Agulha e aresta Marbrées na fronteira Franco-Italiana, no maciço do mont Blanc

Photo ofAgulha e aresta Marbrées na fronteira Franco-Italiana, no maciço do mont Blanc Photo ofAgulha e aresta Marbrées na fronteira Franco-Italiana, no maciço do mont Blanc Photo ofAgulha e aresta Marbrées na fronteira Franco-Italiana, no maciço do mont Blanc

30 minutes
June 7, 2023
June 2023

•   5 3 Reviews

near Entrèves, Valle d’Aosta (Italia)

Agulha e aresta Marbrées na fronteira Franco-Italiana, no maciço do mont Blanc

As Aiguilles Marbrées, são dois picos de alta montanha no maciço do Mont Blanc, situados no Glacier du Géant, na fronteira entre a França e a Itália, entre o Colo de Rochefort e o Colo do Géant. São duas agulhas, uma a Norte, a mais alta e outra a sul e estão ligadas entre si por uma aresta.

O acesso é efetuado a partir do Refúgio Torino, na Punta Helbronner ao qual se acede pelo teleférico Sky Way Monte Bianco, que se situa logo à saída do Túnel do Monte Branco, do lado italiano.

Os dois picos estão ligados por uma aresta. A aresta tem uma orientação norte sul sendo que o como mais alto fica a norte e o segundo come fica a sul.

As Aiguilles Marbrées foram escaladas pela primeira vez em 17 de agosto de 1876 por Lionel Dècle, Henry Devouassode e Edouard Coupelin, que atingiu o seu ponto mais alto (cume Norte) pela encosta NE (mesma via por nós utilizada). A primeira escalada invernal foi feita em 21 de janeiro de 1907 por G. Carugati, Miss Carugati, Joseph Petigax e Laurent Petigax.
A primeira subida do cume inferior sul foi feita em 22 de julho de 1989 por A. Hess, O. Leitz e Laurent Croux, a partir do Col du Géant e Aresta Leste

Saídos do Refúgio Torino, progredimos em direção Norte, contornamos as Agulhas Marbrées por oeste e depois pelo Norte, até atingir a aresta, já na face leste.
Começa então aí a via de início com uma rampa de neve, para logo atingir uma parede em rocha a qual escalamos em 2 lances.
A atividade foi efetuada na primeira semana de Junho e nesta altura do ano, esta parede encontrava-se seca, sem neve, mas foi feita sem dificuldade de maior mesmo com crampons. Adiante continuamos a escalar por aresta em terreno misto até atingir o cume Norte.
Continuamos então na aresta em direção Sul, novamente em terreno misto dutante mais de 300 metros até atingir uma brecha.
Aqui colocou-se 2 possibilidades: ou continuávamos em direção ao Cume Sul, sob o risco de perder o último teleférico; ou descer em rappel usando uma reunião colocada na rocha.
Preferimos não arriscar e descer de imediato de rappel, usando a referida reunião, e que nos levou de imediato ao glaciar do Grant, e daqui ao Refúgio Torino.
A via desenrola-se num ambiente alpino espetacular, com o enorme Glaciar do Geant a nossa volta. Ao fundo, a oeste apreciamos a Aiguille do Midi e a aresta dos Cosmiques. A sudoeste, e ali perto, encontra-se a Aiguille do Toule; A Norte, a paisagem é dominada pelo dente do Geant.

Nota:
Nos fizemos toda a travessia de crampons, mas algumas descrições são feitas sem uso de crampons, nomeadamente quando efetuadas no final do verão.
Claro que a dificuldade da via depende da quantidade de neve ou gelo.

PictographMountain hut Altitude 11,099 ft

Aresta

PictographMountain pass Altitude 11,378 ft

Passagem de montanha

Pormenor da aresta e cume Sul

PictographMountain pass Altitude 11,368 ft

PictographMountain pass Altitude 11,286 ft

Rappel

PictographMountain pass Altitude 11,138 ft

PictographMountain hut Altitude 11,086 ft

Refúgio de montanha

• Photo of Tetititu
    Tetititu Oct 1, 2023

Espectacular rota alpina pela Agulha e aresta Marbrées. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

STrilhos Oct 1, 2023

Obrigado Tetititu pelo teu comentário e avaliação. As agulhas Marbrées tem uma aproximação breve a partir do refúgio Torinoe são vias não muito difíceis. Um abraço

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Nov 22, 2023

Preciosa ruta, con nieve andar por esas montañas da un poco de miedo. Vistas de ensueño. Un abrazo

STrilhos Nov 22, 2023

Obrigado Emílio pelo comentário e avaliação. Realmente as vistas são espetaculares.
    Um abraço

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Dec 13, 2023

¡Increíble aventura con STrilhos en el Mont Blanc! Las fotos y la descripción de su travesía por Agulha e aresta Marbrées son alucinantes. ¡Qué valentía! STrilhos realmente sabe cómo llevarnos a lugares impresionantes. Si buscas emoción y vistas de ensueño, él es tu guía. ¡No puedo esperar para unirme a la próxima expedición! 🏔️🌟 #AventurasConSTrilhos #MontBlancMagic

STrilhos Dec 13, 2023

Muito obrigado Jorditons pelo comentário e avaliação e pelas tuas amáveis palavras.
    Claro escalada em terrenos mistos é sempre uma aventura