Activity

Crista do Arieiro

Download

Trail photos

Photo ofCrista do Arieiro Photo ofCrista do Arieiro Photo ofCrista do Arieiro

Author

Trail stats

Distance
8.05 mi
Elevation gain
2,999 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
2,999 ft
Max elevation
4,708 ft
TrailRank 
32
Min elevation
2,788 ft
Trail type
Loop
Time
7 hours 36 minutes
Coordinates
4644
Uploaded
December 2, 2016
Recorded
December 2016
Be the first to clap
Share

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Viewed 237 times, downloaded 5 times

Trail photos

Photo ofCrista do Arieiro Photo ofCrista do Arieiro Photo ofCrista do Arieiro

Itinerary description

No passado dia 1 de Dezembro lá fomos fazer o percurso da Crista do Arieiro, aqui postado no wikiloc pelo João Vieira ( Maka ), relativamente ao qual tínhamos bastantes expectativas, as quais se vieram a confirmar :o percurso é verdadeiramente espectacular !

A primeira surpresa agradável corresponde ao corte na ligação Mourô-Camalhão,por caminho antigo mariolado, que eu desconhecia, evitando ir à Chã da Presa. Este atalho já o incluí como rotina de acesso ao Vale da Teixeira, sempre que saio de Leonte.

Iniciada a subida logo após o prado Camalhão, seguimos por percurso mariolado até à base da formação rochosa que se apresenta como a “proa” da crista do Arieiro sobre o Vale da Teixeira . Enquanto subíamos, vimos cá em baixo um grupo de caminheiros, que simpaticamente nos acenaram, e que se dirigiam com toda a vontade para o restaurante do Camalhão, onde pararam para dar ao dente .

Estavamos nós na base da já referida formação rochosa, e enquanto procedíamos ao despacho de algumas chamadas telefónicas, bem como de algumas tangerinas, vimos um rapaz com não mais que 20 anos, a circular com uma destreza impressionante pela encosta virada para o Arieiro. Suspendemos a respiração quando o vimos a passar em zona de rocha totalmente molhada. Felizmente nada de mal aconteceu! Quando chegou à nossa beira, perguntei-lhe se as botas tinham alguma sola especial, tendo ele respondido apenas com um sorriso, pois parecia ser um rapaz de poucas falas. Recomendou-nos, no entanto, que não fossemos por onde ele tinha passado, dado as rochas estarem todas muito molhadas. Efectivamente não íamos, nem tínhamos coragem ( dose de loucura ) para tal…

Após o fim das mariolas antigas, gera-se um indefinição facilmente resolvida pelo caminho gravado no GPS, pela mariola deixada pelo grupo do Maka, e também pela intuição.

Durante algumas centenas de metros, existem 2 ou 3 passagens de montanha que dão a ideia de serem as únicas que permitem um avanço com segurança. Uma delas é bastante exigente e, cuidado, não é para todos, em especial para quem tem os músculos abdominais bastante desenvolvidos. Caso este percurso comece a ter bastante procura, estou convencido que naquele local vai nascer um cemitério de botões do umbigo …

A Crista do Arieiro é uma verdadeira maravilha que, feita com os devidos cuidados, nos compensa com memórias visuais inesquecíveis , uma vez que nos permite ver sítios bastante familiares, mas de uma perspectiva imponente, tanto para o Vale Teixeira como para o Borrageiro. Não chegamos a ir ver as vistas do Vale do rio Maceira, pois a minha parceira queria chegar cedo a casa, e logo que chegamos ao trilho da Messe, viramos em direcção a Mourô. Só que tínhamos lá uma surpresa - o trilho encontrava-se cheio de neve, o que nos demorou um pedaço a avançar - . Valeu-nos o facto de já alguém por lá ter passado, pelo que "calçamos as botas" dessa gente, o que nos facilitou o avanço.

Entretanto apareceram, vindos no trilho da Messe, dois caminheiros, um dos quais nos surpreendeu, pois trazia apenas vestido uma T- shirt ( estavam para aí uns 4 graus centígrados ) , e uns calções, embora ostentasse umas polainas caídas nos tornozelos, que não deviam fazer lá grande efeito, uma vez que a neve dava até ao joelho . Ainda mais surpreendidos ficamos, quando ouvimos a referida personagem falar com sotaque brasileiro …

Por fim, e descontando a subjectividade na avaliação, este percurso para mim é dos mais espectaculares que já fiz no Gerês , desde que se tenha o devido cuidado em zonas que são um bocado perigosas, pelo que o vou incluir nos meu percursos favoritos.

Para melhor orientação , seguir o percurso completo nos seguintes autores :

https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=15412787
ou
https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=15411184

Comments

    You can or this trail