Complexo Marumbi - Monte Olimpo - Frontal E Noroeste / Morretes / PR

Photo ofComplexo Marumbi - Monte Olimpo - Frontal E Noroeste / Morretes / PR Photo ofComplexo Marumbi - Monte Olimpo - Frontal E Noroeste / Morretes / PR Photo ofComplexo Marumbi - Monte Olimpo - Frontal E Noroeste / Morretes / PR

May 26, 2022
May 2022

near Marques, Paraná (Brazil)

O Conjunto Marumbi é composto por 8 cumes, e o nosso objetivo foi chegar até o Monte Olimpo (o maior do complexo) com 1.539 metros. Da Sede do parque começamos a trilha pela Via BRANCA conhecida como Frontal e concluímos pela Via VERMELHA (Noroeste), passando por todo o conjunto, porém, sem visitar os demais cumes, a não ser o do Gigante (1478 alt.) cuja passagem é obrigatória.

ACESSO: Viemos de carro e assim fomos pela BR-116 e entramos na Estrada da Graciosa, seguindo até o vilarejo de Porto de Cima. Os cinco quilômetros restantes até a Estação do Marumbi percorremos a pé.

ACAMPAMENTO: Não é permitido acampar nos cumes e o camping que existe na base do complexo atualmente não está mais disponível. Deixamos, portanto, nosso veículo em um estacionamento da Estrada de Itupava e caminhamos até a Estação Marumbi.

ESTACIONAMENTO: Ficamos no da Dona Raquel (Pensa num amor de pessoa!) e inclusive, único camping da redondeza que oferece café da manhã (ou da tarde) e você ainda pode encomendar pão caseiro. Não ficamos para acampar, somente fechamos o estacionamento e banho após fim de trilha.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO ADM IAT (SEDE DO PARQUE): Todos os dias, das 8h às 17h, portaria 24h (Conforme site, porém, nós começamos a trilha pela face frontal ás 07h02 da manhã após deixarmos nossos nomes e contatos na sede). Não é necessário agendamento prévio e a entrada é gratuita.

LOGISTICA / TRILHA: A Via Branca (Frontal), é a mais curta e da sede até o Monte Olimpo (Ida), o tempo estimado de percurso é de 4h, dependendo do ritmo do grupo. A Via Vermelha (Noroeste) dizem ser a mais desafiadora. Sinceramente eu não notei muita diferença no grau de dificuldade entre as duas, o que posso dizer é que a via Vermelha tem trechos mais acidentados, e talvez devido a isso esteja muito melhor sinalizada, eu por exemplo, não tive necessidade durante a navegação de ficar consultando o GPS. Ambas as vias vão oferecer do começo ao fim muito trecho de escalaminhada incluindo ai raízes e galhos das árvores, apoio com cordas e correntes (principalmente nos terrenos muito escorregadios e molhados) e as famosas vias ferratas. Existem paredões mais íngremes, partes consideráveis beirando desfiladeiros e proporcionando vistas incríveis. É um percurso muito gostoso de percorrer, porém, recomendo estar com o condicionamento em dia! Não existe a necessidade de equipamento de escalada e nem de corda, no entanto, pessoas com muito medo de altura podem ficar abaladas com os trechos de maior exposição, mas com cautela conseguirão seguir adiante.
Classifiquei esse percurso como difícil dada a logística, há de se considerar que como não é mais possível acampar na base do complexo, inclua na logística uma caminhada de aproximadamente 5 quilômetros da estrada de Itupava até a Estação Marumbi (essa estradinha a meu ver é totalmente desnecessária, bastante acidentada, mas fazer o quê! Tem que andar), e mais a trilha em si, contemplando as duas vias com aproximadamente 9h, 10h de atividade constante demandando bastante esforço físico, lento avanço e muita resistência. Além, é claro, de ter que voltar pela estradinha novamente.
Estava com bastante receio de fazer a via Vermelha, mas a trilha está muito bem estruturada e cuidada e isso dá muita segurança, quem dera todos os parques fossem assim igual ao Marumbi.

TELEFONES ÚTEIS: Bombeiros 193 / Parque Marumbi 3432-0019 / Emergência VHF 146.520

RECOMENDAÇÕES (CONFORME SITE):
- Repelente, protetor solar e roupas confortáveis são essenciais;
- Use calçados sempre fechados e confortáveis;
- Comida e água são importantes (mas lembre-se de trazer todos os resíduos de volta, incluindo os resíduos orgânicos, a exemplo de cascas e sementes de frutas);
- Contribua com a conservação do Parque Estadual Pico Marumbi andando somente pelas trilhas sinalizadas e locais de descanso permitidos.

>> Para maiores informações, consulte:

Preserve a natureza, pratique o mínimo impacto! ;)

PictographCampsite Altitude 124 ft

Mandaram a gente passar direto, sem registro.

DIREITA > USINA

Placa - Homenagem Ewaldo Schiebler

ESQUERDA - Árvore Caida

Rio - Atravessar

ESQUERDA > Sobe (Início da Via Vermelha)