Cerro Baboso

April 13, 2024
April 2024

near Mulas Muertas, La Rioja (Argentina)

O Cerro Baboso é uma montanha de 6070 metros de altitude localizada na Província de La Rioja no norte da Argentina. É uma montanha muito bonito, bastante isolado e desconhecida, recebendo pouquíssimos ascensos o que faz com não exista trilhas para te levar até o cume.
O Tracklog aqui contido é um desenho que fiz sobre a rota que utilizei no ano de 2015. Infelizmente acabei perdendo o conteúdo de meu GPS, mas como utilizei vales e cristas, não muito o que errar e repetir meus passos ipsis literis seria alto inútil, uma vez que não há trilhas mesmo e todos os caminhos são aproximações.
Este tracklog se inicia em um caminho secundário que sai à esquerda do caminho, muito bem sinalizado, que vai até a Corona del Inca. Até este cruzamento, o caminho é muito bom e sequer é necessário um veículo 4x4. No tracklog, estabeleci o acampamento base em um local baixo, pois penitentes no vale não me permitiram ir adiante. Entretanto, com o derretimento acelerado das geleiras é muito provável que você consiga avançar mais e assim facilitar sua ascensão à montanha.
Como o Baboso é distante de onde se chega de carro, é necessário fazer um acampamento alto. Entretanto, se você estiver aclimatado, é possível atacar desde baixo, apesar de ser uma boa "pateada".
Neste caminho, avancei até um local onde o vale se espraia e de lá ascendi a vertente em diagonal do vale até atingir uma crista, onde é possível ver algumas lagoas em vales vizinhos e o Bonete Chico no horizonte.
A partir dali, a crista empina e a diagonal também, em um trecho onde é necessário ter muito cuidado com as rochas soltas. Dali até o acampamento alto é perto.
O acampamento alto fica em um vale protegido de vento que recebe água do derretimento das geleiras próximas, sendo perfeito para descansar antes de atacar o cume.
O ataque ao cume é um pouco longo, mas é fácil, sendo apenas uma pernada sem grandes dificuldades.
A região onde fica o Cerro Baboso é cheia de montanhas altas e interessantes, como Veladero, Bonete Chico, Reclus, Gemelos, Peñas Azules. Todos 6 mil!
Veja meus demais tracklogs em minha página para também escalar estas montanhas.