ATLAS INVERNAL: JBEL TOUBKAL (4167m) CIRCULAR POR IKHIBI NORTE

Photo ofATLAS INVERNAL: JBEL TOUBKAL (4167m) CIRCULAR POR IKHIBI NORTE Photo ofATLAS INVERNAL: JBEL TOUBKAL (4167m) CIRCULAR POR IKHIBI NORTE Photo ofATLAS INVERNAL: JBEL TOUBKAL (4167m) CIRCULAR POR IKHIBI NORTE

March 5, 2019
February 2019

near Tizi Oussem, Marrakesh-Safi (Morocco)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

JBEL TOUBKAL (4167m) CIRCULAR POR IKHIBI NORTE
A cordilheira do Atlas é uma cadeia de montanhas no noroeste da África que se estende por 2 400 km através de Marrocos, Argélia e Tunísia. A montanha mais alta é o Jbel Toubkal, com 4 167 m, localizado no sul de Marrocos. As montanhas do Atlas separam as terras costeiras do mar Mediterrâneo e do oceano Atlântico do deserto do Saara.

O Alto Atlas é uma subcordilheira que forma parte do Atlas marroquino. Conta com as maiores altitudes de todo o Norte de África, com a máxima cota no monte Jbel Toubkal (4167m). O propósito desta expedição foi conhecer parte desta cordilheira e fazer a ascensão a quatro cumes acima dos quatro mil, não só ao seu cume mais emblemático o Toubkal (4167m), mas também ao Timzguida (4089m), Ras (4083m) e Akioud (4030m).

DESCRIÇÃO DA TRILHA
Terceiro dia da Expedição Invernal Alto Atlas dedicado à ascensão do emblemático cume Jbel Toubkal (4167m). Após o pequeno almoço e devidamente equipados com os crampons começamos a atividade. Saímos ainda o dia não tinha nascido, iluminados pelos frontrais, seguimos a via normal, onde a poucos metros do refugio viramos à esquerda, passamos por uma pequena cascata e subimos uma ligeira zona de pedra que culmina na base do longo Canal Ikhibi Sul.

A partir daqui, começamos com os zigue-zagues para vencer a forte pendente, fomos rodeando algumas rochas, até que a pendente fica mais moderada e aproveitamos para fazer uma breve pausa. Entretanto a luz do dia já aparecia, continuamos com os zig-zags, passamos por Imlil Point ou Gui Imlil em direção ao Collado Tizi N`Toubkal.

Em Tizi N`Toubkal, que divide o Toubkal Oeste do Jbel Toubkal, as panorâmicas são magnificas sobre grande parte da cordilheira. Aproveitamos o local para fazer uma pausa para recuperar forças e contemplar as magnificas vistas.

Continuando pela esquerda, seguimos entre rocha e neve, novamente em zigue-zague para vencer os últimos metros de desnível, agora acima dos 4000 metros, o que se nota nas lentas passadas, até ao cume. A pala final é uma zona ampla onde se avista a caraterística estrutura piramidal do Jbel Toubkal (4167m), o cume mais alto do Atlas de Marrocos e do Norte da África.

Chegamos ao cume do Toubkal! Estamos a 4167 metros de altitude! Várias fotos para mais tarde recordar… Aproveitamos as excelentes condições do dia para uma longa pausa no cume, comemos, confraternizamos e apreciamos as magnificas panorâmicas.

O regresso pode ser feito no sentido inverso VER TRILHA: JBEL TOUBKAL POR VIA NORMAL, nós optamos por baixar pelo Canal Ikhibi Norte e passar junto aos restos do avião militar despenhado, tornando a trilha circular.

Começamos a descida pela parte norte que não apresenta nenhum tipo de dificuldade, as vistas são magnificas sobre o cume Imouzzer (4010m) e restante cordilheira. A neve permite progredir em segurança e rapidamente chegamos ao Collado Norte (3920m), com o Imouzzer (4010m) à nossa frente, descemos pela esquerda até chegarmos ao Circo de Tikint N'Ouanas, lugar onde à nossa direita estão os restos do avião militar. Optamos por não subir ao cume para ver os restos do avião, mas deixamos o Waypoint para os interessados. Agora por diante, uma descida contínua pelo Canal Ikhibi Norte alcança o fundo do vale, fazendo no final uma pequena diagonal à esquerda para atravessar o Rio Oued Rheraya e chegar ao refúgio.

FICHA TÉCNICA
Dia: 24 de fevereiro 2019
Percurso: Refuge du Toubkal Les Mouflons (3200m) – Canal Ikhibi Sul – Tizi N`Toubkal (3900m) – Jbel Toubkal (4167m) – Restos Avión – Canal Ikhibi Norte – Refuge du Toubkal Les Mouflons (3200m)
Distancia: 9,7 km
Acumulado negativo: 1100m

TODAS AS TRILHAS DA EXPEDIÇÃO INVERNAL ALTO ATLAS
IMLIL - REFUGE DU TOUBKAL LES MOUFLONS
TIMZGUIDA (4089M) E RAS OUANOUKRIM (4083M)
JBEL TOUBKAL (4167m) POR VIA NORMAL
JBEL TOUBKAL (4167m) CIRCULAR POR IKHIBI NORTE
AKIOUD (4030m) POR VIA NORMAL
REFUGE DU TOUBKAL LES MOUFLONS - IMLIL

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

• Photo of ricakdo
    ricakdo Mar 8, 2019

Bom dia,
    Gostava de um destes dias fazer a ascensão do Toubkal.
    Haverá lugar para mais 1 na próxima expedição?
    Obrigado.
    Ricardo Jesus

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes Mar 11, 2019

Olá ricakdo!
    Não temos planos de voltar ao Toubkal tão cedo...
    Saudações!

• Photo of M. MOREIRA AZEVEDO
    M. MOREIRA AZEVEDO Mar 12, 2019

Deve ser fabuloso andar nessas montanhas. Grande abraço

• Photo of Joao Leite Castro
    Joao Leite Castro May 29, 2020

Muito bem explícito

• Photo of Caminhantes
    Caminhantes May 29, 2020

Olá João Leite Castro!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.