Ascensão ao Nevado del Tolima

2 days 9 hours 13 minutes
June 17, 2020
March 2018

near Romerales, Quindío (Republic of Colombia)

Guia completo da ascensão em: Salento e Ascensão ao Nevado del Tolima

O espanhol Alex e eu tomamos o jipe ao estacionamento do Valle del Cocora e partimos em caminhada em direção à Finca Primavera, a base de apoio para subir o Vulcão Tolima.

Passamos por dentro do Cocora, pelo Recanto dos Colibris e pela entrada do Parque Nacional de los Nevados, sempre com belos panoramas para vales e florestas. Depois, a vegetação se tornou menos robusta e alcançamos o páramo, um ecossistema andino de altitude, que coincidiu com o lugar onde tivemos as primeiras vistas do fabuloso Nevado del Tolima.

No total, foram 17,3 km de subida de morro das 8h30 às 16h30 até a Finca Primavera.

Aqui, Alex e eu conhecemos nosso guia Germancito, que nos deu um briefing do passeio. Depois curtimos um pouco as vistas fenomenais da fazenda, separamos os equipamentos para a escalada, jantamos, tomamos um banhão gelado (mentira) e fomos e dormir às 20h00.

Despertamos à meia-noite, tomamos um café com pão e começamos a caminhar às 00h30.

A subida é dura, pois o frio é tremendo e há uma diferença de cotas brutal para se percorrer. Como já mencionado, são acumulados mais de 1.500 metros de desnível em poucas horas. Além disso, nenhum trekking acima de 4 mil metros sobre o nível do mar é fácil. É preciso caminhar numa velocidade ultra lenta para manter os batimentos cardíacos baixos, o que faz com que necessitemos de menos oxigênio para respirar.

Até o cume do Nevado del Tolima foram 6h30 e 12 km entre trilhas em páramo, escalaminhada em rochas, trechos bem desgastantes de areia fofa e, por fim, caminhada no glaciar.

Do topo do vulcão, a vista do Parque de los Nevados é lindíssima. Se pode ver o Nevado Santa Isabel e o Nevado del Ruiz, bem como a bela montanha Paramillo del Quindio com todas suas cores. A notícia ruim é que esta última tinha neve até a década de 80 e, inclusive, os glaciares dos outros nevados também estão reduzindo drasticamente ao longo dos anos, em função das mudanças climáticas.

Na hora de descer fomos bem devagar para desfrutar da beleza das montanhas e vales que cruzamos no escuro. Também é uma boa ideia não descer muito rápido, pois a diferença na pressão atmosférica pode causar dores chatas de cabeça.

Chegamos na Finca Primavera às 14h00 e, exaustos, dormimos até às 16h30. Acordamos, devolvemos os equipamentos, tivemos grandes conversas com os locais e outros aventureiros, jantamos e fomos dormir cedo de novo.

Uma coisa que torna este trekking tão especial é a diferença dos biomas que se contempla ao longo dos dias:
• Floresta nublada na cota 2.400 m, onde inicia a caminhada
• Páramo depois da cota 3.700 m
• Rochas do nível 4.400 ao 4.800 m, com pouquíssima vegetação
• E neve do 4.800 ao 5.215 m (altura do Tolima)

É importante frisar, que se você desejar passar mais dias no Parque de los Nevados, há outras atrações, como as águas termais e a Laguna El Encanto. Alguns turistas que estavam na finca me recomendaram bastante.

No dia final, voltamos ao Valle del Cocora por outro caminho. Descemos pela Quebrada Cárdenas e passamos pela Finca El Bosque, onde voltamos a contemplar uma robusta vegetação e um belo vale, que está paralelo ao Cocora.

Após enfim nos aproximarmos ao Cocora, fomos até o mirante das palmeiras gigantes e voltamos ao estacionamento para totalizar 60,3 km de trilha nos 3 dias. Terminamos a expediçãozinha às 17h30.

Área boa para acampar

Finca Primavera

• Glauco Oliveira Mar 14, 2024

Olá,
    Irada a caminhada e o relato Victor, muitas informações relevantes. Penso em conhecer a região em setembro.
    Sabe me informar se é possível fazer o trajeto de Salento até o Valle del Cocora com carro convencional ou apenas com 4x4?
    Grato

• Glauco Oliveira Mar 14, 2024

Deu boa, irmão.
    Pelo que vi nas imagens do google está um asfaltinho "filé". Penso em alugar um carro para otimizar o tempo e eventualmente dormir nele durante os poucos dias que fico no país.
    Abração

• jspiriz Apr 6, 2024

Hola. Tienea.el.telefono de.contacto de la finca la Esperanza o Germancito? Muchas gracias