VPN 02 - entre Leça e Ave - 210804

June 5, 2020
June 2020

near Leça da Palmeira, Porto (Portugal)

PERCURSO REVISTO E MELHORADO EM 04.08.2021
A VPN 02 é a 2ª etapa da Volta a Portugal Norte que nos leva a fazer a linha de costa entre a zona da foz do rio Leça e a foz do rio Ave. Está na continuação da VPN 01 - entre Douro e Leça e tem continuidade com a VPN 03 - entre Ave e Cavado.
Esta etapa passa por locais muito variados e interessantes, nomeadamente, o porto de Leixões, belos passadiços do litoral, o aeroporto de Pedras Rubras onde poderá visualizar as partidas/subidas e chegadas/descidas de perto de aviões; a refinaria da Petrogal, o kartódromo de Cabo do Mundo, a reserva ornitológica de Mindelo e a zona ribeirinha de Vila do Conde com a sua nau quinhentista e o Convento de Santa Clara. O regresso faz-se por um interior de índole acentuadamente agrícola. O milho, os fetos e as silvas poderão dificultar um pouco o avanço, consoante a época do ano e a manutenção que os lavradores mantém enquanto estiverem ativos. O caminho apresenta uma zona sinalizada no track que poderá ter silvas mas em que se apresenta alternativas de desvio. A etapa é bela e poderá ser demorada com as muitas paragens que estimula pelo que se acrescenta no track uma boa sugestão de almoço. Divirtam-se e deixem sugestões de melhoria

Aprecie a ponte que atravessa

Aeroporto, parte final

Reserva Litoral Ornitológica do Mindelo

Foz do Ave

Ave, açude e Convento de Santa Clara

Opte: muitos caminhos possíveis que atravessam a reserva

Canavial engraçado

Aventura: Vegetação densa mas travessia engraçada.

• profzealves Jul 30, 2021

Ao km 33,6 poderá encontrar o caminho bloqueado com mato. São 10m a vencer mas depois a travessia por entre fetos da nossa altura faz-se bem e dá uma sensação maravilhosa de se pedalar sem se ver o chão mas em trilho plano. Muito bom mesmo. Vale a pena passar os 10m de mato. caso haja.
    Mas, em alternativa recue 150 a 200m e vire à esquerda. Irá ter à bouça de fetos na mesma, e sem mato.