Volta das Transições - Caminho Completo

Experts only
October 6, 2017
October 2017

near Ibertioga, Minas Gerais (Brazil)

Esse roteiro é uma junção das trilhas disponibilizadas pela Associação no Wikiloc:

etapa 1 - Santa Rita de Jacutinga a Rio Preto MG
etapa 2 - Olaria a Lima Duarte
etapa 3 - Pedro Teixeira a Bias Fortes
etapa 4 - Santa Rita do Ibitipoca a Ibertioga
etapa 5 - Santana do Garambeu a Conceição do Ibitipoca
etapa 6 - Ibitipoca a Bom Jardim de Minas
etapa 7 - Bom Jardim de Minas a Santa Rita de Jacutinga

A ideia é ter em um único mapa todo o circuito para facilitar a orientação em todo o percurso.

A proposta feita pela Associação dos Municípios do Circuito Turístico Serras de Ibitipoca são 7 etapas.

O mapa oficial pode ser encontrado no link:

O Circuito Serras de Ibitipoca, apresenta o 1º roteiro de cicloturismo da zona da mata de Minas Gerais, percorrendo serras, campos e florestas pedalando em uma aventura pelos mais remotos e belos caminhos do interior.
A "Volta das Transições" é dividida em 7 etapas, sendo cada uma delas com início ou término em pontos que oferecem apoio logístico como hospedagem, alimentação e alguns pontos de assistência técnica. Conheça os detalhes de cada etapa, as ferramentas e dicas de navegação disponíveis para um melhor planejamento do seu passeio, ou entre em contato com um operador credenciado.

Fonte: https://www.voltadastransicoes.com/

A iniciativa dessa Associação é de encher os olhos e muito nos ajuda, nós ciclistas, a buscarmos a prática desse esporte e ao mesmo tempo conhecer nossa Minas Gerais.

• Photo of marcio lucinda
    marcio lucinda Feb 15, 2018

Muito bom ! parabéns pelo mapeamento e agradecemos em nome do Circuito Serras de Ibitipoca pelo elogio e contribuição.

Jose E Fernandes Feb 18, 2018

Obrigado Márcio. O grupo Bike de Elite iniciará agora em março/2018 uma cicloviagem em 4 etapas que tem por objetivo cumprir todo o circuito da Volta das Transições. Sucesso para vocês que são os idealizadores desse percurso. Sempre que pudermos daremos essas contribuições e desde já agradecemos a acolhida de vocês nessa região que é simplesmente linda. Abraços.

• Photo of Bárbara Macaúbas
    Bárbara Macaúbas Nov 14, 2018

Jeribaaaaaaaaa Brilhaaaaaaaa!!!!! Melhor Cicloviagem morro acima ever!!! Tudo Perfeito e Lindooo!

Jose E Fernandes Nov 14, 2018

Top demais, já estou aguardando a próxima.

Luiz Bandeira Nov 16, 2018

legal, obrigado

• Photo of Herthel
    Herthel Jul 7, 2020

Vcs veem alguma limitação em fazer este circuito de quadriciclo?

Luiz Bandeira Jul 7, 2020

Herthel,

Bom dia!
    Melhor manter os quadriciclos bem longe deste circuito

• Photo of Herthel
    Herthel Jul 8, 2020

Sr. Luiz Bandeira, eu e minha mulher somos idosos e por não termos condições físicas de encarar circuitos deste porte, normalmente levamos o quadriciclo em nosso Motor home e nos hospedamos numa cidade polo. O quadriciclo nos proporciona excelentes passeios. Grato pela atenção.

Luiz Bandeira Jul 8, 2020

Sr Herthel , o que eu quis dizer é que a maior parte destas trilhas não foram feitas para uso de veículos a motor
    Além do fato de trazer risco para ciclistas nos poucos trechos onde seria possível andar de quadriciclo .
    No wikiloc tem uma opção de filtro quando se faz buscas por trilhas e nesta opção de filtro você encontrará filtro para quadriciclo / motos. Experimente e estou certo que irão aparecer estradas adequadas para seu veiculo.

Aproveite ,

Em tempo , também sou idoso e como o sr somos jovens de espirito e gostamos de aproveitar a vida .

Gabriel Bastos Abreu Sep 16, 2021

Olá. Parabéns pelo caminho e toda experiência. Iremos fazer em cinco dias, acha possível? Temos experiência e estamos com bom condicionamento físico. Tem hospedagem em todas as cidades? Pois iremos fazer diferente do programado pelo idealizador. Obrigado!!! Abs

Boa noite Gabriel!
    Planeje suas paradas previamente. Acho que três dias de pernoite vocês irão aproveitar bem.
    Há trechos que requer cuidado.

Gabriel Bastos Abreu Sep 16, 2021

Boa noite. Entendi. Pretendemos parar em Olaria, Bias Fortes, Santana do Garambeu e Ibitipoca. No site não achei Hospedagem nesses locais, apenas por busca geral no Google. Tem alguma dica mais específica? Muito obrigado pela ajuda e retorno!!! Abs

Serão 4 pernoites, excelente, ou seja, 4 dias

4 dias de pedal está de bom tamanho, sem estresse. Dê um toque no pessoal que idealizou o circuito, eles poderão dar boas dicas. O Márcio Lucinda que está no Primeiro post faz parte da equipe de lá. São super gente boa!
    Vocês vão adorar o circuito.

Gabriel Bastos Abreu Sep 16, 2021

Legal. Show!!! Vou falar com ele sim. Muito obrigado pelas dicas e informações. 🤜🤛🙏

Jose E Fernandes Sep 16, 2021

Disponha Gabriel e ótima cicloviagem para vocês.

• Photo of AugustoDuarte
    AugustoDuarte Jan 31, 2022

Fiz o roteiro em Jan 2022, saí do RJ até Santa Rita de Jacutinga de carro e parei na Hospedaria Santa Clara,o carro ficou estacionado na rua em frente durante os 7 dias e não tive problemas.

Hospedagens
    - Funil: Casa Cambui
    - Lima Duarte: Gabvini
    - Bias Fortes: Hotel Charme (a pior hospedagem ,quartos s/ ventilação ou ventilador e banheiro compartilhado,por desatenção não fiquei no local sugerido (Pousada Rural Fazenda da Serra)
    - Ibertioga: Pousada Pouso Alegre
    - Conceição do Ibitipoca: Repousada Chalés
    - Bom Jardim de Minas: Hotel Ibralândia

Em Bias Fortes,Ibertioga e Ibitipoca não compensou esperar pelo café da manhã.

Tente sair bem cedo,umas 7:00 no máximo.
    Considero o 1º dia como o mais desgastante por ocasião da subida até o Vilarejo do Funil no fim do dia.
    O último dia considero aquele com o melhor visual.

Por ocasião da chegada em Bom Jardim de Minas,peguei uma estrada que se inicia ao lado do Posto BR 267, evitando a BR da entrada da cidade sem acostamento e com uma boa subida.

No início do último dia,antes de pegar um trecho de BR, na 4º porteira um cachorro avançou mas por sorte consegui tirar a perna a tempo,recomendo seguirem pela BR direto pra evitarem este local.

Considero 7 dias pouco, em Ibitipoca teria que parar pelo menos uns 3 dias para aproveitar bem os atrativos.