Volta das Quatro Cidades

March 5, 2024
March 2024

near São Gonçalo, Rio de Janeiro (Brazil)

ATENÇÃO: Leia toda descrição.

Volta de bicicleta mountain bike pelas cidades de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Niterói.

Esse trajeto passa pelo sítio Paraíso e o parque paleontológico de São José de Itaboraí. Então segue para o Espaço Café Cassoratiba, onde é possível fazer lanche, mas no dia que eu fui estava fechado. Depois segue subindo rumo a rampa de voo livre de Maricá. Depois desce, retorna ao parque paleontológico para seguir até o bairro de Santa Isabel em São Gonçalo. Eu almocei na praça desse bairro. Depois fui tentar encontrar o CT MTB e Motrocross Santa Edwiges, mas eu não encontrei. Contudo por sorte encontrei um caminho que me levou a pedreira Santa Edwiges.

Saindo da pedreira, logo à esquerda há uma porteira fechada, a qual eu pulei para acessar a estrada que me levou a Capela de São Jorge.

Depois de fazer uma pausa na capela e apreciar a vista lá de cima, eu segui para Niterói. Eu fui direto para Icaraí pelo bairro Maria Paula. Essa opção não foi a melhor, pois eu poderia ter acessado a estrada Aristides Melo para seguir por Muriqui ou pela trilha do Jacaré.

Depois de chegar a praia de Icaraí eu iniciei meu retorno a São Gonçalo.

ATENÇÃO: Depois de descer da capela, você chegará ao bairro Engenho do Roçado. Se seguir esse caminho CUIDADO! Faça o desvio pela rua Luzitânia para acessar a rodovia RJ-106. Não siga até o tracklog adiante, pois eu passei por uma construção de barricadas e havia pessoas suspeitas por onde passei.

Desconsiderando o trecho mencionado acima no Engenho do Roçado, eu me senti seguro. Embora, há regiões bem remotas.

ATENÇÃO:

- Evite fazer esse caminho sozinho;
- Leve ferramentas e reparos para a bicicleta;
- Esse caminho passa por regiões remotas de bairros de São Gonçalo.

Início de Volta das quatro cidades

sábado, 2 de março de 2024 08:30 BRT
Altitude: 29 m

Fim de Volta das quatro cidades

sábado, 2 de março de 2024 17:43 BRT
Altitude: 19 m

Photo ofPontilhão da antinga estrada de ferro da fábrica de cimento Photo ofPontilhão da antinga estrada de ferro da fábrica de cimento

Pontilhão da antinga estrada de ferro da fábrica de cimento

Bar

Local para comprar água

Praça de Santa Isabel

Há um restaurante para almoçar aqui.

Árvore e seta caída

Subida para trilha

Capela de São Jorge Alto do Rebentão

Cuidado barricada de criminosos

Criminosos?

Saia para rodovia nessa rua

Mais adiante há barricadas e pessoas suspeitas. Saia para rodovia por essa rua.