Vila Nova de Mil Fontes - Sagres

2 days 5 hours 35 minutes
April 25, 2016
April 2016

near Pousadas, Beja (Portugal)

Viagem de 3 dias (22-25 Abril 2016) de Vila Nova de Mil Fontes a Sagres

- Partes da viagem seguem o GR11 (http://pt.rotavicentina.com/), quer o trilho Histórico, quer o trilho dos Pescadores.
- A viagem foi feita em 3 dias, mas facilmente poderia ser feita em 2.

Dia 1 - Vila Nova de Mil Fontes - Praia de Odeceixe
- Início da viagem num Sábado chuvoso. O primeiro troço entre Vila Nova de Mil Fontes passa por entre herdades com algumas manadas de vacas a pastar.
- De Cabo Sardão até Porto das Barcas o percurso faz-se junto à falesia. No dia da viagem o percurso foi bastante custoso devido à chuva, lama e nevoeiro. A repetir num dia de Sol.
- Almoço no Cabo Sardão (existem 2 restaurantes à escolha).
- Durante a tarde o trajeto continua junto à costa, com passagem por Zambujeira do Mar e depois praia do Carvalhal.
- Seguimos viagem junto de um canal de irrigação durante vários quilómetros. No final do canal surge uma descida bastante ingreme até Odeceixe. Devido à inclinação, ciclistas menos experientes devem seguir por estrada alternativa .
- Rescaldo do dia 1: cerca de 54 km; bastante terra batida, mas no geral bastante plano e com boas condições.

Dia 2 - Praia de Odeceixe - Praia da Bordeira
- Depois do dia de chuva, o dia amanheceu com muito Sol e temperaturas entre os 18-20ºC.
- Trajeto segue da Praia de Odeceixe, onde reencontramos o canal de irrigação, que seguimos quase até Aljezur.
- Depois do almoço em Aljezur, o trajeto mudou relativamente ao dia anterior e à manhã: bastantes subidas e descidas e alguma parte de planalto. Em termos técnicos, saliento a descida para a praia do Canal.
- Chegada à bonita praia da Bordeira num curto troço de Estrada.
- Rescaldo do dia 2: 50 km, cerca de 90% de BTT com algum desnível e excelentes paisagens de serra, onde por momentos nos sentimos os únicos humanos num raio de vários quilómetros

Dia 3 - Praia da Bordeira - Sagres
- Mais um dia de Sol e temperaturas amenas
- Saída da praia da Bordeira em direção à praia do Amado, num cénico percurso junto à costa.
- O percurso continua junto à costa por alguns trilhos em que tivemos de desmontar da bike e seguir à mão, ao que se seguem alguns quilómetros em terra batida
- Chegada a Vila do Bispo, por estrada, de onde seguimos para o Cabo de São Vicente (onde comemos a última Bratwurst antes da América) e depois para a Fortaleza de Sagres
- Rescaldo do dia 3: 42 km, sendo o dia em fizemos mais estrada. Progressão lenta no inicio do percurso, mas mais rápida para o final.