Vila Meã - Baloiço do Picoto - Vila Meã

Photo ofVila Meã - Baloiço do Picoto - Vila Meã Photo ofVila Meã - Baloiço do Picoto - Vila Meã Photo ofVila Meã - Baloiço do Picoto - Vila Meã

May 30, 2021
May 2021

near Ataíde, Porto (Portugal)

Um bom trilho para testar a forma física e a destreza técnica :)

Dificuldade física média
Dificuldade técnica média alta

Trilho circular mas deverá ser respeitado o sentido do percurso, ou arriscam-se a subir até ao baloiço do picoto com a bicicleta às costas.

Saída da Igreja de Ataíde em Vila Meã em direção ao monte Crasto, passando por S. Mamede e S. Martinho de Recezinhos.

Na primeira parte vou encontrar um misto de terreno agrícola e paralelo, chegados ao monte será só terra e pedra :)

Na primeira descida deverão ter cuidado pois existem 3 árvores a cortar o trilho, mas se forem baixinhos conseguem passar :)

Depois começa a subida até ao crasto, com a primeira parte a ser a mais dura e também com o trilho mais fechado. Depois é apanha o estradão e ir até lá acima.

Para chegarem à mítica rotunda da árvore irão fazer o caminho que liga os dois estradões, algo técnico e exigente fisicamente. Se desmontarem aproveitem para disfrutar da paisagem que é brutal, se não desmontarem disfrutem na mesma.

Chegados à rotunda da árvore vão pela esquerda e uns 100 metros à frente abandoam o estradão e entram num trilho que de inicio parece tranquilo, mas que via apertar com a vossa técnica uns metros mais à frente. Tenham CUIDADO pois além de ser bastante técnico está um bocado tapado pela vegetação.

Mais uns km e chegam ao início da subida para o baloiço. Sinceramente não sei se este é o melhor caminho, mas ali acho que são todos difíceis tecnicamente. Se desmontarem pensem como eu "à mão também é bonito" :)

A seguir vem a recompensa, a espetacular vista do baloiço. Façam uma pausa, comam qualquer coisa e tirem umas fotos.

Se a subida era complicada o que dizer da descida, só vou escrever disfrutem mas com cuidado e muita atenção.

Chegados à estrada é tudo muito mais simples, um estradão que vos vai levar por uns bons km, depois uma subida em paralelo que num dia de calor pode apertar convosco, a seguir novamente um trilho rural e subida até Vila Boa de Quires.

Dali até castelões é um misto de trilhos de monte e rurais, e da Padaria Real a Vila Meã são 10 minutos