Activity

VICENTINO - A Trilha que Sobrevive ao Tempo

Download

Trail photos

Photo ofVICENTINO - A Trilha que Sobrevive ao Tempo Photo ofVICENTINO - A Trilha que Sobrevive ao Tempo Photo ofVICENTINO - A Trilha que Sobrevive ao Tempo

Author

Trail stats

Distance
17.32 mi
Elevation gain
2,136 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,136 ft
Max elevation
3,277 ft
TrailRank 
32
Min elevation
2,413 ft
Trail type
Loop
Moving time
3 hours 28 minutes
Time
5 hours 11 minutes
Coordinates
3986
Uploaded
April 2, 2021
Recorded
April 2021
Share

near Coco, Minas Gerais (Brazil)

Viewed 123 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofVICENTINO - A Trilha que Sobrevive ao Tempo Photo ofVICENTINO - A Trilha que Sobrevive ao Tempo Photo ofVICENTINO - A Trilha que Sobrevive ao Tempo

Itinerary description

É impressionante como as trilhas mudam ao longo do tempo devido ao avanço das cidades e no caso da nossa região, expansão das mineradores... dentre outras.
A trilha do VICENTINO, atualmente conhecida como GRAÇAS A DEUS sobrevive a tudo até o momento. Parece que por ali as coisas andam mais devagar, literalmente, haja visto que seu re-batismo ocorreu devido à uma subida "infinita" que nos faz andar devagar.
No final do século passado as facilidades atuais não estavam disponíveis e fazer uma trilha em região desconhecida exigia ficar perdido por diversos momentos ou, na melhor das hipóteses seguir o "líder", que já sabia o caminho; atualmente, com o advento do GPS e aplicativos destinados à orientação, podemos conhecer o caminho antes mesmo de pedalar por ele.
Foi em 1997 que o primeiro "Guia Mineiro de Mountain Bike" foi lançado e acabei me guiando por ele em diversas ocasiões.
A Trilha do Vicentino / Graças a Deus é uma das poucas que ainda sobrevive, intocável, com seus pontos turísticos, cachoeiras, subidas e descidas desafiantes. Vale ressaltar que no final da grande descida, após o subidão, existe um COTOVELO perigoso, onde muitos já despencaram... aconteceu comigo também, mas felizmente sem sequelas.
São vários os pontos que permitem banho, entretanto as melhores paradas são a Fazenda Boa Esperança (atualmente fechada devido à Pandemia do Covid-19), a Cachoeira da Boa Esperança com o seu escorregador e a Cachoeira do Limoeiro, com um poço bem legal para nadar.
Infelzmente nosso ponto de encontro, o desativado RESTAURANTE BRUNELLO deixa saudade, local que atendia aos ciclistas e demais clientes de forma perfeita.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCTNAzQX-HlRAWwhGY4jFSSA
Instagram: https://www.instagram.com/trilhasecicloviagens/
Facebook: https://www.facebook.com/trilhasecicloviagens
Wikiloc: https://www.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=6709447

View more external

Waypoints

PictographPhoto Altitude 3,010 ft
Photo ofTerreno Particular Photo ofTerreno Particular

Terreno Particular

PictographPhoto Altitude 2,599 ft
Photo ofRiacho próximo à grande pedra

Riacho próximo à grande pedra

Comments

    You can or this trail