Viana-Santa Luzia-Sto Antao-Caminha-Moledo-V.P.Ancora-Carreço, pela costa

Photo ofViana-Santa Luzia-Sto Antao-Caminha-Moledo-V.P.Ancora-Carreço, pela costa Photo ofViana-Santa Luzia-Sto Antao-Caminha-Moledo-V.P.Ancora-Carreço, pela costa Photo ofViana-Santa Luzia-Sto Antao-Caminha-Moledo-V.P.Ancora-Carreço, pela costa

July 10, 2014
July 2014

near Nossa Senhora da Ajuda, Viana do Castelo (Portugal)

Inicio em Viana do Castelo com subida à Santa Luzia, Monte de Santo Antão, passagem por Caminha e regresso pela costa.
A subida à serra de Santa Luzia é algo exigente mas as vistas são espetaculares.
A descida para a Nacional 302 é muito íngreme e com muita gravilha. Com este piso não é possível efetuar travagens de emergência, é dosear bem a velocidade logo no início.
A subida ao Monte de Santo Antão é longa embora menos exigente e lá no alto a paisagem é fantástica com vista para Moledo e Forte da Ínsua.
Vertiginosa descida até Caminha que vale a pena visitar.
O regresso foi efetuado seguindo junto ao mar e todos os locais de passagem tais como Moledo, Vila Praia de Ancora, Gelfa, Afife, Montedor, são todos muito bonitos.
Destaque para as edificações históricas encontradas, Forte de Âncora, Forte do Cão, Forte do Paçô, Forte da Areosa, Forte de Santiago da Barra e Moinhos de Montedor.
Em algumas partes tive que afastar-me dos trilhos junto ao mar porque não consegui progredir devido à quantidade de areia (às vezes disfarçada com alguma vegetação ligeira), para além de ser perigoso porque a bicicleta trava rapidamente sem nos apercebermos. Em alguns locais só a pé e noutros a vegetação era muito densa, mesmo para caminhar.
Já em Viana aproveitei para ir até ao fim do Pontão Marginal ou Paredão/Molhe (Bugio @Carta Militar de 1950) com os seus 1000m de extensão mar dentro.