Photo ofViana do Castelo+Sta. Luzia+ Sra. da Cabeça+ Mosteiro S.Pedro de Varais+Sto. Antão+ Gruta Nossa Sra. Lourdes. Photo ofViana do Castelo+Sta. Luzia+ Sra. da Cabeça+ Mosteiro S.Pedro de Varais+Sto. Antão+ Gruta Nossa Sra. Lourdes. Photo ofViana do Castelo+Sta. Luzia+ Sra. da Cabeça+ Mosteiro S.Pedro de Varais+Sto. Antão+ Gruta Nossa Sra. Lourdes.

March 20, 2021
March 2021

near Portela, Viana do Castelo (Portugal)

Um trajecto durinho mas muito diferente do habitual, com visitas a monumentos de cariz religioso, da nossa região. A descida de Santo Antão para a gruta da Nossa Senhora de Lourdes, é dura e perigosa, tivemos várias vezes de desmontar da bike para ultrapassar vários tipos de obstáculos que nos foram aparecendo.
Foram 62,4Km de distância real, +1269m acumulados e 5 horas e 20 minutos em movimento.

PictographPark Altitude 1,499 ft

Fonte de Louçã

Uma zona muito bonita com sombra e água, que mesmo não sendo potável é sempre maravilhoso vê-la correr...!

Umas vistas bem bonitas.

PictographLake Altitude 1,313 ft

Lagos

um artificial e outro natural.

PictographRuins Altitude 573 ft

Casa do Guarda

PictographReligious site Altitude 366 ft

Sra da Cabeça

PictographMonument Altitude 686 ft

Capela S.Pedro de Varais

Está localizado na freguesia de Vile, ao lado de duas colinas no sopé da Serra d 'Arga. Este monumento, cuja construção seria realizada entre os séculos X e XIV, caracteriza-se por uma organização planimétrica simples e pela escassez de elementos decorativos. Possui um plano longitudinal composto por nave única e um presbitério retangular irregular. A fachada principal é coroada por uma torre sineira única, típica do românico tardio. Os painéis recém-pintados dentro da capela, restaurados em 1999, datam da primeira metade do século XVI. Por ser a propriedade arquitetônica mais antiga do município, esta capela é classificada como propriedade de interesse público desde 1950. "Texto da Google"

PictographReligious site Altitude 1,201 ft

Capela Sto. Antão

Há quem diga que é das mais belas vistas panorâmicas do Alto Minho, localizado a cerca de 400m de altitude. É preciso lá estar, ver e sentir, para confirmar. Deste miradouro, desfrute de uma paisagem simplesmente extraordinária, que nos permite perceber a vastidão de um horizonte inigualável. A vista estende-se desde a imponente Serra d'Arga, descendo à foz do rio Minho no resplandecente prateado das suas águas, que ao entardecer proporciona vislumbrar o melhor pôr-do-sol da região. De mãos dadas com a foz do rio Minho e o Mar está Monte de Santa Tecla na vizinha Espanha - a Guarda, com quem o concelho faz fronteira. Não passará despercebida a extensa mancha verde pintada pela Mata Nacional do Camarido. Fixe, por fim, o olhar nos extensos areais das magníficas praias de Moledo e de Vila Praia de Âncora. Para além da vista arrebatadora, neste monte, situa-se a Capela de Santo Antão, anterior ao início do século XVIII, reconstruída em 1775. "Texto da Google"

PictographCave Altitude 282 ft

Gruta da Nossa Senhora de Lourdes

Desde 1904, muitos melhoramentos foram feitos no Monte do Calvário e motivos de remodelação surgiram, alguns em parceria com a autarquia, como a transferência dos cruzeiros de Bulhente e do Roque, a construção da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, a cruz luminosa, infraestruturas sanitárias, parque infantil, parque de merendas, parque de estacionamento, novos escadórios, calcetamento, monumento do Imaculado Coração de Maria, iluminação do escadório, etc… O Monte do Calvário tem um notável e extenso escadório com Cruzeiros, a ermida antiquíssima e a gruta de Nossa Senhora de Lurdes que se encontra no corolário do Monte, de onde se desfruta uma vista panorâmica sobre Vila Praia de Âncora. O seu interior recria a ambiência da gruta onde apareceu a Virgem de Lurdes, em França. Texto de Carlos Gomes.

• Photo of jreis158
    jreis158 Apr 11, 2021

Vale a pena

• Photo of Patusbravus
    Patusbravus Aug 5, 2023

Apesar de ter feito no 2 de Agosto, o calor não foi demasiado, gostei das paisagens e da parte final pela Ecovia do Litoral, ainda por cima com vento de costas.