VIANA CASTELO-CAMINHA-SEIXAS P COSTA

June 18, 2022
June 2022

near Portela, Viana do Castelo (Portugal)

Viana do Castelo a Caminha e Seixas pela Costa

Rota efetuada em bicicleta de Viana do Castelo a Caminha e posteriormente, seguindo a EN 13 até Seixas, com inicio e final junto ao bar da Praia do Norte, em Viana do Castelo.
Na viagem de ida procuramos manter-nos sempre perto da Costa. No regresso, corrigimos o trajecto em 2 locais, adiante explicado, ja que esses locais apresentaram alguma dificuldade na progressão.
Grande parte do percurso foi efetuado utilizando a Ecovia Litoral do Norte, que utiliza caminhos agrícolas, caminhos construídos em betão, outros em terra batida e passadiços de madeira.
Trata-se de um percurso de elevado valor paisagístico, cultural e humano, passando por inúmero fortes e fortificações, moinhos e outras antigas construções.
Logo no inicio do nosso percurso passamos um forte parcialmente em ruínas (Forte da Areosa ou Vinhas) e posteriormente por vários moinho de vento, em bom estado de conservação, mas desativados.
Passamos pela praia do Carreço e logo asseguir iniciamos uma subida na zona de Montedor, podendo observar o seu belo farol à nossa direita. Continuamos pela ecovia e após a descida passamos por um cruzamento. Em frente, o trilho é um pouco mais curto; nós viramos à esquerda para efetuar uma breve visita ao Forte de Paçô, que se situa no centro de uma bela praia com o mesmo nome.
A ecovia passa por uma zona de densa vegetação e vai terminar no estacionamento da Praia da Arda, ao Km 10,5. Seguimos em frente por um estreito caminho rural e passado 500 metros deparamos com a primeira dificuldade: tivemos que atravessar o rio Cabanas por umas pedras, mas com a bicicleta pela água. Esta travessia é própria para caminhantes, mas imprópria para bicicletas. O caminho correto é feito por uma estrada calcetada que efetuamos no regresso e pode ser visualizado no trilho publicado. O rio Cabanas desagua logo de seguida na praia de Afife.
Apos passarmos o Forte do Cão, ao Km 14, temos novo cruzamento: poderemos seguir em frente pelo passadiço, como fizemos no caminho de ida, mas deparamos-nos com 2 obstáculos: existe muita areia no passadiço que nos obriga a progredir a pé e levar a bicicleta à mão e posteriormente um troço com longa escadaria. O troço aconselhado deve ser feito por caminho em terra batida à direita, como poderão observar no trilho publicado. É necessário avisar que este troço é pouco pisado e corre o risco de ser fechado pela vegetação dentro de alguns anos.
De volta à ecovia, vamos continuar ao lado do rio Ancora e atravessa-lo numa ponte de granito. Continuamos em passadiço até chegar à marginal de Vila Praia de Âncora, onde fizemos uma paragem no bar “Ruivos Vila”.
Continuamos pela marginal da Vila Praia de Âncora, admiramos o belo e bem conservado Forte da Vila.
Passamos a praia de Moledo e continuamos através da mata do Camarido, na qual se encontra o Parque de Campismo da Orbitar. Chegamos ao Rio Minho, perto da Foz. Observamos 2 ou 3 barcos que fazem a travessia do rio Minho para Espanha (tel. 913254110, 967094630 e 931636360), muito utilizado pelos peregrinos de Santiago. Também confirmamos que o Ferry-boat está parado por assoreamento do rio.
Continuamos o nosso trajecto até Seixas e a sua praia fluvial. Iniciamos então o nosso regresso.
Vale a pena uma visita ao centro de Caminha onde podemos visitar a Igreja Nossa Senhora da Assunção, a Torre do Relógio e o largo Principal.

No nosso GPS o percurso até Caminha no fim da Mata de Camarido totalizou 24Km, depois de retirado o desvio em Vila Praia de Âncora.

Boas pedaladas

VIANA BAR PRAIA DO NORTE

FORTE DA AREOSA (OU DA VINHA)