Photo ofVia Portugal Nascente + Caminho Torres - 'A Caminho de Santiago' - Évora - Trancoso - Santiago de Compostela Photo ofVia Portugal Nascente + Caminho Torres - 'A Caminho de Santiago' - Évora - Trancoso - Santiago de Compostela Photo ofVia Portugal Nascente + Caminho Torres - 'A Caminho de Santiago' - Évora - Trancoso - Santiago de Compostela

September 1, 2018
September 2012

near Évora, Évora (Portugal)

Caminho de Santiago - Via Portugal Nascente, entre Évora e Trancoso, com ligação ao Caminho Torres, que nos leva a Santiago, via Caminho Português por Braga. Trata se de um traçado, que no seu total tem de cerca de 800 km, com algumas componentes de dificuldade assinaláveis, como as Serras de Estremoz e no Tejo, mas principalmente as da Gardunha e Estrela, assim como as subidas à Guarda e a Trancoso, ao Douro vinhateiro e à "famosa": - Serra da Labruja.

Para quem quiser continuar a progredir até Santiago de Compostela, pode tomar as marcações do Caminho Torres, que já vem de Salamanca, e nos leva até ao Caminho Português Central, na sua vertente por Braga:

Pode também sair do Caminho Torres em Lamego, seguir a direcção a Chaves e Verin pelo Caminho Português Interior, que tem o seu início 16 km a sul de Viseu:

Todo o Traçado colado desde Évora a Santiago usando o Caminho Português Interior:

As indicações que se seguem reportam se a todo o traçado, desde Évora até Trancoso e depois, até Santiago de Compostela.

Passagem em localidades e pontos de interesse:

Évora, Nossa Sra de Machede, São Miguel de Machede, Azaruja e Évora Monte, Estremoz,

Santo Amaro, Fronteira, Cabeço de Vide, Alter Pedroso e Altar do Chão, Crato,

Flor da Rosa, Vale do Peso, Alpalhão, Nisa, Pé da Serra e Vila Velha do Rodão, Atalaia, Sarnadas do Rodão, Amarelos e Castelo Branco,

Parque de Campismo de Castelo Branco, Alcains, Lardosa, Entrada no Concelho do Fundão, Soalheira, Castelo Novo, Fundão, Ferro, Peraboa, Caria, Carvalhal, Belmonte Gare e Belmonte,

Cemtum Cellas, Valhelhas, Famalicão da Serra, Fernão Joanes, Meias, Trinta, Corujeira, Maçainhas e Guarda, Calçada Romana de Tintinolho, Ramalhosa, Praia Fluvial do Mondego, Aldeia Viçosa, Rapa, Vale de Azares, Aldeia da Serra, Celorico da Beira, Arqueologia de S. Gens, Forno Telheiro, Fiães e Trancoso.

Sernancelhe, Moimenta da Beira, Lamego, Peso da Régua, Mesão Frio, Amarante, Lixa, Trofa, Guimarães, Braga (comum com o Caminho Português por Braga), Ponte de Lima (Caminho Português) e Valença. A entrada em Espanha dá-se via Tui, seguindo os nossos já conhecidos; - Porriño (agora com uma opção interior, fora da Carretera 550), Redondela, Pontevedra, Caldas de Reis, Padron, Chegando finalmente a Santiago de Compostela.

Caminho Torres no NezClinas:

Como alguns saberão, e por certo outros virão a saber: - O Caminho autêntico é aquele que cada um de nós vai fazendo por dentro.
Essa máxima também se aplica na vertente física, isto é: - Nem sempre é exequível, por um motivo ou por outro, estar precisamente no local onde “supostamente” se peregrinou durante centenas de anos, desde o século IX, em direcção a Compostela. Apesar da sinalização, maioritariamente na forma de setas amarelas, que nos indicam o Caminho, por vezes somos levados a circular fora dessas marcas. Por uma infinidade de motivos relacionados até com a falta, ou degradação das mesmas, ou pouca atenção, suficiente para as descobrir. Mas também por querer visitar algum local diferente ou por ter que recorrer a serviços fora do delineado originalmente.
Quando fazemos os Caminhos de bicicleta, tais “desvios” podem acontecer também, por factores mecânicos. Furos por exemplo.
Quero com isto deixar claro, que apesar da tentativa ser andar 100% dentro do marcado, por vezes não foi possível. Digamos que estas marcações correspondem a mais de 95% dessa “linha” das setas amarelas. Claro que mais metro menos metro, acabam sempre por lá ir dar….

Vídeo do Youtube de Peregrinos pedonais que fizeram a Via Portugal Nascente:

Obrigado Pedro Pimenta
- BOM CAMINHO!

...E foi assim durante muito tempo...

Alber P Lima

28-JUL-09 13:51:29

Alpalhao

Alter Pedroso com Alter do chão ao fundo

Alteração por ser de noite

Segui pela estrada rural até Alter do chão por ser noite. São os últimos dois quilómetros .

Amarante

Caldas Reis

01-SET-12 17:52:32

Caminho impossível. Voltei atrás

Campo arado depois de vale do peso passa para estrada

Cancela bem pensada, para que passem as pessoas sem grande esforço

Caria

Castelo Novo ao fundo - Serra da Gardunha

Cetum cellas ao longe

Corujeira- saí do Caminho para chegar a Guarda Gare

Cova da beira - serra da estrela

Crato - Igreja de Nossa Sra da Conceição

Encosta traseira da margem esquerda do Tejo. muita pedra solta e inclinação.

escultura em Alpalhão

Estradão de entrada na Beira Baixa interior

Estremoz

Estremoz ao fundo (fortaleza)

Evora ao longe

Famalicão da serra

Ferro

Dificuldade em encontrar as setas após os bombeiros de fundão fizeram com que fosse pela n18 até ao cruzamento de ferro . Depois segui as marcas da grz grande rota do Zezere sempre paralelo a auto estrada saindo na terceira ponte sobre a auto estrada em direcção à aldeia de ferro .

Festas em São Miguel de Machede

Fim concelho castelo branco - início concelho fundão

Entre castelo branco, alcains, lordosa e o início de concelho do fundão não há marcações . Pelo menos que tenha encontrado. Bem perguntei e procurei.