Photo ofVia Portugal Nascente - Caminho de Santiago -Estremoz - Crato (Proposta para BTT) Photo ofVia Portugal Nascente - Caminho de Santiago -Estremoz - Crato (Proposta para BTT) Photo ofVia Portugal Nascente - Caminho de Santiago -Estremoz - Crato (Proposta para BTT)

September 1, 2018
August 2018

near Estremoz, Évora (Portugal)

Todo o Traçado, desde Évora a Trancoso em :

Proposta de dificuldade média/Elevada para fazer a Marcação do Novo Caminho de Santiago - Via Portugal Nascente, entre Évora e Trancoso, em 5 jornadas, provalvelmente com Alforges. Trata se de um traçado, que no seu total tem de cerca de 420 km, com algumas componentes de dificuldade assinaláveis, como as Serras de Estremoz e no Tejo, mas principalmente as da Gardunha e Estrela, assim como as subidas à Guarda e a Trancoso.

Para quem quiser continuar a progredir até Santiago de Compostela, pode tomar as marcações do Caminho Torres, que já vem de Salamanca, e nos leva até ao Caminho Português Central, na sua vertente por Braga:

Pode também sair do Caminho Torres em Lamego, seguir a direcção a Chaves e Verin pelo Caminho Português Interior, que tem o seu início 16 km a sul de Viseu:

As indicações que se seguem reportam se a todo o traçado, desde Évora até Trancoso. Para Cada etapa proposta, é só fazer a respectiva correspondência:

Passagem em localidades e pontos de interesse:

Évora, Nossa Sra de Machede, São Miguel de Machede, Azaruja e Évora Monte, Estremoz,

Santo Amaro, Fronteira, Cabeço de Vide, Alter Pedroso e Altar do Chão, Crato,

Flor da Rosa, Vale do Peso, Alpalhão, Nisa, Pé da Serra e Vila Velha do Rodão, Atalaia, Sarnadas do Rodão, Amarelos e Castelo Branco,

Parque de Campismo de Castelo Branco, Alcains, Lardosa, Entrada no Concelho do Fundão, Soalheira, Castelo Novo, Fundão, Ferro, Peraboa, Caria, Carvalhal, Belmonte Gare e Belmonte,

Cemtum Cellas, Valhelhas, Famalicão da Serra, Fernão Joanes, Meias, Trinta, Corujeira, Maçainhas e Guarda, Calçada Romana de Tintinolho, Ramalhosa, Praia Fluvial do Mondego, Aldeia Viçosa, Rapa, Vale de Azares, Aldeia da Serra, Celorico da Beira, Arqueologia de S. Gens, Forno Telheiro, Fiães e Trancoso.

Para ligação ao Caminho Torres.

Notas:
A cerca de dois quilómetros de Évora monte perdi uma seta, talvez falha minha ou falta de informação, e vim dar à estrada N18, segui algumas dezenas de metros até que entrei no primeiro cruzamento para a direita, e voltei a encontrar a marcação.
Uma boa parte do trajecto entre Fronteira e Cabeço de Vide é efectuada pela estrada.
Depois de Cabeço de Vide e das Termas, o trajecto até Alter Pedroso tem alguma lacunas de marcação/conservação, que ao que sei, brevemente serão melhoradas.
Mesmo à chegada a Alter do Chão, e por já ser de noite não segui a ultima marcação por dentro de uma propriedade. Pelo que me é dado a perceber pelo mapa, é uma coisa insignificante.
Um pouco antes de Vale do Peso e principalmente depois, e até Alpalhão, os bttistas podem sofrer um pouco, se os caminhos estiverem arados, tal como eu os apanhei. Provavelmente será uma situação provisória.
À saída de castelo branco , e apesar de questionar várias entidades não consegui encontrar informação sinalética.
Como a base deste Caminho é a EN 18, foi por ela que segui em busca de informação . Passei pelo parque de campismo , por Alcains, e Lourosa, onde encontrei uma guarda da GNR, que me informou que o caminho não estaria bem marcado , e que só à entrada do concelho de Fundão estaria sinalizado . E realmente foi assim. Na mesma estrada , na mudança de concelho apareceram as setas e vieiras . Virando depois para louriçal do Campo e depois para Soalheira.
Daí e apesar da marcação na serra da Gardunha ser débil, consegui chegar a Fundão .
À saída do Fundão , e apesar de ter estado nos bombeiros , tb não consegui apanhar a sinalética, segui pela EN 18 até ao cruzamento para Ferro. Daí pela marcação da GRZ ( grande rota do Zêzere ) até a aldeia.
Apesar de paralela esta marcação também é muito boa.
Depois de Caria, o Caminho segue para o Rio Zêzere, que estava impossível de atravessar. Há no entanto, alternativa marcada, tomando a direcção de Carvalhal.

Como alguns saberão, e por certo outros virão a saber: - O Caminho autêntico é aquele que cada um de nós vai fazendo por dentro.
Essa máxima também se aplica na vertente física, isto é: - Nem sempre é exequível, por um motivo ou por outro, estar precisamente no local onde “supostamente” se peregrinou durante centenas de anos, desde o século IX, em direcção a Compostela. Apesar da sinalização, maioritariamente na forma de setas amarelas, que nos indicam o Caminho, por vezes somos levados a circular fora dessas marcas. Por uma infinidade de motivos relacionados até com a falta, ou degradação das mesmas, ou pouca atenção, suficiente para as descobrir. Mas também por querer visitar algum local diferente ou por ter que recorrer a serviços fora do delineado originalmente.
Quando fazemos os Caminhos de bicicleta, tais “desvios” podem acontecer também, por factores mecânicos. Furos por exemplo.
Quero com isto deixar claro, que apesar da tentativa ser andar 100% dentro do marcado, por vezes não foi possível. Digamos que estas marcações correspondem a mais de 95% dessa “linha” das setas amarelas. Claro que mais metro menos metro, acabam sempre por lá ir dar….

Vídeo do Youtube de Peregrinos pedonais. Esclarecedor desta Rota:

Obrigado Pedro Pimenta
- BOM CAMINHO!

Alter Pedroso com Alter do chão ao fundo

Alteração por ser de noite

Segui pela estrada rural até Alter do chão por ser noite. São os últimos dois quilómetros .

Cabeço de vide

Cabeço de Vide ao fundo

Crato - Igreja de Nossa Sra da Conceição

Estremoz

Igreja de Nossa Senhora das Candeias de Cabeço de Vide

Igreja Matriz Estremoz

Pormenor do Caminho, antes de Alter Pedroso

Santo Amaro

Saída de fronteira vista Cabeço de vide