Valongo - Couce - serra de Pias - Rio Ferreira - em BTT

Photo ofValongo - Couce - serra de Pias - Rio Ferreira - em BTT Photo ofValongo - Couce - serra de Pias - Rio Ferreira - em BTT Photo ofValongo - Couce - serra de Pias - Rio Ferreira - em BTT

February 18, 2023
February 2023

•   5 2 Reviews

near Valongo, Porto (Portugal)

Valongo - Couce - serra de Pias - Rio Ferreira - em bicicleta

Publicamos um percurso feito em bicicleta de montanha em que atravessamos toda a cumeada da Serra de Pias passando pelo trono Romano de Pias e passando ao lado do Marco geodésico.
O objetivo foi ir conhecendo o terreno para efetuar uma travessia de montanha do parque das serras do Porto ou mesmo mais além até a serra da boneca.
Aconselhamos o uso de GPS devido à inúmera quantidade de caminhos existentes e cruzamentos; alguns destes caminhos são corta fogos, sem condições para bicicletas outros já estão parcialmente fechados pela vegetação.
O caminho por nós efetuado tem zonas de alguma dificuldade com muitos troços de inclinação acentuada muitas pedras soltas, noutros com carreiros profundos devido à erosão da água.
O caminho de regresso foi efetuado utilizando estradas e arruamentos.

Descrição do percurso:
O percurso teve início no parque de estacionamento do supermercado Lidl à saída de Valongo continuamos pela estrada até ao lugar da Azenha e continuamos por estrada calcetada à beira rio (Ferreira) até à aldeia de Couce. Aqui viramos à esquerda descemos o arruamento e atravessamos o rio Ferreira. Asseguir à ponte viramos na segunda à esquerda. Nota que o primeiro trilho à esquerda, apresenta 600 metros adiante, um ressalto com uma parede muito inclinada de 5-6 metros de altura, intransponível para bicicleta.
Na subida temos que fazer um “zig-zag” para diminuir a inclinação do caminho.
Para chegar à cumeada temos alguns troços difíceis de forte inclinação e muita pedra solta, que nos obriga a levar a bichenta a mão.
Na cumeada continuamos a subir; aqui o piso é bastante melhor. Passamos pelo trono Romano de Pias e apreciamos a paisagem. O Marco geodésico fica um pouco acima à esquerda e para o alcançar teríamos que ter optado por outro caminho atrás à esquerda.

A descida do trono de Pias apresenta alguma dificuldade com a carreiros de água profundos, pedras soltas e chegamos ao cruzamento com a EN 209-1 que é um interessantíssimo local, um colo entre a serra de Pias e do castiçal conhecido como meeting Point onde se cruzam as fronteiras dos três concelhos: Valongo Gondomar e Paredes.
A descida pela estrada nacional é espectacular com um bom piso asfaltado, curvas longas, algumas retas e paisagem soberba.
Chegamos a São Pedro da cova e antes da ponte devemos virar à direita para atravessar uma ponte secundária. Continuamos por alguns arruamentos locais até chegar à berma do rio Ferreira, onde existe um painel informativo do PR trilho de Silveirinhos. Continuamos pela estrada, inicialmente calcetada, depois em terra batida durante 2 Km até Couce, sempre à beira rio. No caminho passamos pelas Fragas do diabo e Fraga lisa, afloramentos de quartzito que dão um encanto à paisagem.
Na aldeia de Couce, continuamos em sentido inverso até local de início.

Boas pedaladas

Parque estacionamento

Esquerda

PictographBridge Altitude 141 ft

Ponte sobre o rio Ferreira

Direita

Trono Romano de Pias

Photo ofPanorama da Serra do castiçal. Em frente à EN Photo ofPanorama da Serra do castiçal. Em frente à EN Photo ofPanorama da Serra do castiçal. Em frente à EN

Panorama da Serra do castiçal. Em frente à EN

Cruzamento com EN 209.1

Fim do trilho de Pias

Photo ofEntrada na Freguesia de São Pedro da cova Photo ofEntrada na Freguesia de São Pedro da cova Photo ofEntrada na Freguesia de São Pedro da cova

Entrada na Freguesia de São Pedro da cova

Serra do castiçal

Ponte sobre o rio Ferreira

PictographBridge Altitude 69 ft

Ponte sobre o rio Ferreira e rua do Ramalho

Photo ofEm frente. Vistas sobre o rio Ferreira Photo ofEm frente. Vistas sobre o rio Ferreira Photo ofEm frente. Vistas sobre o rio Ferreira

Em frente. Vistas sobre o rio Ferreira

Rua de Couce

Rio

Fragas do diabo

• André Moreira 6 Apr 3, 2023

Segui eate domingo o trilho. Foo excelente... Apos a travessia do rio o terreno foi muito difícil o que nos fez andar com a bicicleta à mão algumas vezes. Obrigado!

STrilhos Apr 3, 2023

Obrigado André pelo comentário
    A subida da Serra de Pias tem sempre alguns troços difíceis.
    Ainda bem que gostou
    Desejo boas pedaladas

• André Moreira 6 Apr 3, 2023

Percurso impecável

• j.alesa Apr 26, 2023

trilho desafiante
    vou ver se junto uns amigos para o fazer
    obrigado pela partilha

STrilhos Apr 27, 2023

Sim trilho desafiante. Belas paisagens.
    A descida é excelente

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Feb 15, 2024

Bonito paseo en bici. Un abrazo