Trilha - São José do Rio Pardo x Morro do Pontal x São José do Rio Pardo

Photo ofTrilha - São José do Rio Pardo x Morro do Pontal x São José do Rio Pardo Photo ofTrilha - São José do Rio Pardo x Morro do Pontal x São José do Rio Pardo Photo ofTrilha - São José do Rio Pardo x Morro do Pontal x São José do Rio Pardo

43 mi
November 28, 2016
November 2016

near São José do Rio Pardo, São Paulo (Brazil)

Trilha - São José do Rio Pardo x Morro do Pontal x São José do Rio Pardo

Do km 0 até o km 20 é bem tranquilo. Sem grandes subidas e grandes esforços. Do km 20 até aproximadamente o km 26 a subida é forte em sua grande maioria em mata fechada e com grau de dificuldade técnica alta, vários trechos ingrimes em terreno esburacado com grandes pedras, árvores caídas, valas. Em alguns pedaços fica inviável pedalar!!! Acabando esse trecho do km 26 até próximo ao km 38, mesmo estando em subida, a vida fica mais fácil e é possível pedalar de boa, até chegarmos na "entrada" para o Morro do Pontal. Desse ponto em diante, serão aproximadamente mais 3 km subindo. Uma subida que vai exigir de vc mas que é perfeitamente pedalável através de estradão de terra.
Já no Morro Pontal, o visual é enlouquecedor!!! Admire descanse e se prepare para a descida que nos 20 primeiros minutos será feita em trilha de mata fechadíssima, ingrime e empurrando a bike. Nela vc terá no mínimo 4 árvores caídas para transpor além vários degraus em pedras. É bem difícil ainda mais se estiver sozinho como foi meu caso. Dica, se vc tem aquela camisa que gosta demais e coisa e tal, talvez seja interessante deixa-la em casa, a probabilidade de vc "estragar" sua camisa predileta é grande, pois como disse a trilha é fechada e vc irá esbarrar em matos, espinho, troncos, entre outros.
Após sair da mata fechada, vc cairá em uma plantação de café. A partir dai, vc já é possível utilizar a bike. Serão cerca de 3 km a mais em descida forte e com curvas fechadas, até chegar no nível do rio. Desse ponto até o final é bem tranquilo.
Não existe lugar para reabastecimento a não ser 2 ou 3 casas pelo caminho.

Se decidir encarar essa trilha, desde já muito boa sorte!

Lembre-se: Prudencia sempre e bom pedal!!!