Trilha Perdidas Desaparecidos

November 28, 2020
November 2020

near Tapera, Minas Gerais (Brazil)

O carro fica estacionado em local seguro, dentro de um condomínio. O trecho inicial pega um pouco de paralelepípedo e depois asfalto. Vai em direção a rotatória do condomínio e entra na estrada de terra. O início da trilha é de boa, contudo chega numa parte com muita vala e pedras. Dois pontos negativos nessa trilha é que ela não é sentido único e tem a galera do motocross. Isso complica principalmente no início quando tem single track. Você tem que ficar de olho nas bikes no sentido oposto e nas motos. Recomendo sempre usar o Wikiloc, há vários trilhas vindo de diferentes lugares e você pode facilmente se perder. Após passar do trecho inicial com as valas, a trilha melhora. Tem umas descidas técnicas bem bacana. Quando mais ou menos no meio do caminho a gente sai da trilha e chega no asfalto. A descida no asfalto é sensacional. Mas tenha cuidado!!! Tem curvas mais fechadas. Fomos num sábado e não tinha muito trânsito de carro. Durante o trecho todo da descida, passou apenas um carro. Logo depois da descida tem um subida. Deixe a marcha leve e vá curtindo de boa. O asfalto é bom mas a subidinha é longa. Depois da subida, entramos na cidade de Macacos. Um trecho bem curto e praticamente descida. Para então, voltarmos pra trilha de terra. Tem um trecho de subida duro, mas curto e depois fica de boa. Atravessamos o mesmo rio umas 3 vezes. Profundidade de um palmo, dois no máximo. Voltamos então para o trecho de subida, single track com sombra. Depois voltamos para o trecho de vala, com motos e ciclistas vindo em todos os sentidos. Tem trecho que a vala está tão grande que não da pra pedalar, tem que carregar a bike.
Acredito que a trilha foi mais desafiadora do ponto de vista de preparo físico do que de técnica. A foto abaixo mostra uma das valas gigantes. O ruim das valas é que o pedal pega nas laterais. O celular descarregou justamente quando íamos pegar o mesmo trecho da ida para voltar. A trilha tem um total de aproximadamente 24km quando voltamos para onde o carro estava estacionado.