Trilha Copo D’água - Serra do Rola Moça

Photo ofTrilha Copo D’água - Serra do Rola Moça Photo ofTrilha Copo D’água - Serra do Rola Moça Photo ofTrilha Copo D’água - Serra do Rola Moça

November 30, 2021
November 2021

•   4.7 1 review

near Jardim Industrial, Minas Gerais (Brazil)

Olá tudo bem?

Somos o Casalazer Helder&Cris

Nesse vídeo voltamos a Serra do Rola Moça para conhecer a Trilha Copo D’água. Esse passeio teve a participação de integrantes de vários Grupos de Bike de Beagá. O nosso amigo NADU, levou o *CASALAZER* para fazer um *CIRCUITO UAI*, juntamente com os *AMIGOS DA BIKE* e os COROÕES DO PEDAL, porque PEDALAR É SAÚDE!

Essa rota foi muito divertida!

Fizemos a desafiante subida das Três Pedras, percorremos a maravilhosa Trilha Copo D’água e nós refrescamos na deliciosa Cachoeira Escondida.

Recomendamos esse passeio para quem curte lindos visuais!

Vem com a gente, curtir essa aventura!

Iniciamos o pedal em frente a Padaria Pão Gelupe, no Barreiro. A primeira parte do passeio foi em um trecho de asfalto. Passamos pela Portaria do Parque Rola Moça.
Seguimos subindo em direção ao Mirante das Três Pedras. Deixamos o asfalto e pegamos um trecho de calçamento em pé de moleque. Passamos por um posto de controle e seguimos em direção ao Centro Integrado de Operações do Rola Moça. Fizemos uma parada usar o banheiro, abastecer as garrafinhas e tomar coragem para encarar a “subida das três pedras”. Iniciamos a subida ao lado de uma turma bruta e animada. Alguns estavam determinados a bater o recorde pessoal e outros como nos, no desafio de completar a subida, pedalando ou empurrando! Subimos em um ritmo bom, sem paradas e para a nossa surpresa, até com certa facilidade. Chegamos ao Mirante das Três Pedras! Contemplamos o visual, tiramos fotos e confraternizamos esse momento com os companheiros do pedal. Deixamos o Mirante e seguimos agora em direção ao Centro de Visitantes do Parque, já no Bairro Jardim Canadá. Cortamos o caminho, passando pela Trilha do Cerrado. Chegamos à portaria. Seguimos agora margeando o Bairro Jardim Canadá, com destino ao portão de acesso a Trilha Copo D´água. Pedalamos, tendo a nossa esquerda algumas casas do bairro e a direita os limites do Parque Rola Moça, da Copasa e de uma área da Vale. Rapidamente percorremos esse trecho relativamente plano. Deixarmos o bairro e entrarmos em uma estradinha. Fizemos uma pequena subida e chegamos ao ponto de acesso a Trilha Copo D`água. Iniciamos uma grande descida. O visual desse trecho é muito bonito. A estradinha estava úmida e o céu bastante carregado. Quanto mais descíamos, mais lindo ficava o percurso. No fundo do vale, as árvores ficam mais altas e a diversidade da mata aumenta. Graças ao período de chuva, estava tudo muito verde! Finalizamos a descida, passamos por um portão e continuamos o passeio. A partir desse ponto, iniciamos uma subida íngreme, dentro de uma mata fechada e com o solo bem úmido. Subimos animados e com muita disposição. Finalizamos a primeira subida. A partir desse ponto, continuamos o passeio seguindo uma sequência de pequenas subidas e descidas. O piso estava com algumas poças de água, resultado de dias de chuva. Finalizamos o trecho da mata, por uma trilha fechada e com muitos galhos. Chegamos a uma antiga área de Mineração. Atravessamos a Mineração, “zigue-zagueando” uma série de aclives. Mais uma vez passamos por uma área que nos faz refletir sobre nossa forma de consumo. Saímos da área de mineração, atravessamos uma cancela. Após reunir todo o grupo, seguimos agora por um trecho de asfalto na “crista da Serra do Rola Moça”. Passamos ao lado do Mirante dos Veados, que fica na estrada de acesso a Casa Branca. Deixamos o asfalto e entramos em uma estradinha de terra com destino a Cachoeira Escondida. Fizemos uma parada no Mirante dos Namorados. Desse ponto avistamos a Vila de Casa Branca. Iniciamos uma descida bem forte pela Avenida Tom Jobim até o Bar Cantinho da Serra. Essa descida é longa e bem arborizada. Finalizamos a descida e fizemos uma parada no Bar Cantinho da Serra para repor às energias e reabastecer as garrafinhas. Continuamos o passeio, agora em direção a Cachoeira Escondida. Entramos em uma pequena trilha para acessar a Cachoeira. Chegamos à cachoeira e aproveitamos para nos refrescar. Depois do delicioso banho, iniciamos o nosso retorno. Passamos por um trecho de mata exuberante. Fizemos uma rápida parada em frente à Cachoeira da Santinha. Passamos em frente a trilha que dá acesso a Cachoeira das Pitangueiras. Fizemos mais uma subida. Atravessamos mais uma porteira. Seguimos até o Centro de Operações do parque. Pegamos uma trilha paralela a estrada principal em direção a saída do parque.
Essa trilha é técnica, tem subidas e descidas íngremes e é possível apreciar um visual muito bonito do parque. Deixamos a trilha, voltamos ao asfalto e chegamos a Parada do Atleta.

Nos despedimos dos integrantes dos grupos CIRCUITO UAI, AMIGOS DA BIKE, COROÕES DO PEDAL e PEDALAR É SAÚDE, na expectativa de nos encontrarmos em breve em outras aventuras. Agradecemos imensamente ao Geraldo Nadu pelo passeio maravilhoso.

A bicicleta é um equipamento que consegue a cada dia nos levar a limites que extrapolam o pedalar. A amizade, o companheirismo e a sensação de liberdade nos deixa cada dia mais encantados!

Obs.: Por estar dentro de uma área de preservação permanente da Copasa o ideal é conseguir uma permissão para acessar a trilha.

E aí! Curtiu essa aventura?

Entre no link abaixo e veja como foi o nosso passeio:

Deixe aqui nos comentários as suas dúvidas e sugestões de passeios e Cicloviagens.
Acompanhei no nosso Canal: informações, dicas de passeios, Cicloviagens e outras atividades.

Inscreva-se no nosso Canal, ative o sininho e compartilhe com os seus amigos!

Siga o CasalazerHelder&Cris também no:

Acompanhe outras dicas de passeios em Minas Gerais no:

Até a próximo Trilha!
Um abraço,
Casalazer Helder&Cris

• Photo of axarafael
    axarafael Sep 25, 2022

Infelizmente o trajeto está fechado pela Copasa com a presença de guardas nos portões. Não conseguimos fazer a trilha ontem, 25/09/2022

• Photo of EduardoEloi
    EduardoEloi Dec 10, 2023

Boa tarde ..acabei de assistir o vídeo pelo Youtube..curti de mais...sabe se já tem viabilidade no percusso?

• Photo of Helder Primo @casalazerhc
    Helder Primo @casalazerhc Dec 10, 2023

Opa! Essa Rota tá interditada para Pedal. Fizemos esse passeio com a autorização do parque, mas já tem um bom tempo.