Trilha Cachoeira da Serrinha / topo da Serrinha

Photo ofTrilha Cachoeira da Serrinha / topo da Serrinha Photo ofTrilha Cachoeira da Serrinha / topo da Serrinha Photo ofTrilha Cachoeira da Serrinha / topo da Serrinha

7 hours one minute
January 25, 2021
January 2021

near Passagem de Mariana, Minas Gerais (Brazil)

Trilha Cachoeira da Serrinha / topo da Serrinha

A trilha é de nível fácil. A Cachoeira é linda, tem diversos pontos para banho, sendo um um poço relativamente pequeno em área, mas profundo. Ótimo para saltos. A água é cristalina, e dá para ver o fundo em todos os lugares.

Sob a trilha, ela é de nível fácil. Começa com 3 km de subida, cuja inclinação é propícia para uma subida rápida para os mais treinados, ou com pausas para os menos acostumado. A trilha começa dentro de um área com sombra, mas depois de uns 500 m, o percurso fica sem sombra, e assim termina. O terreno é de cascalho, mas semm grandes riscos.

No waypoint "Serrinha / Sertão / Sibrão, mantenha à direita. Depois de uma subida curta de algumas centenas de metro, a trilha se torna em terreno arenoso e plano. Muito bom de andar. Continua assim até a chegada ao final da trilha, a onde recomendo deixar a bicicleta e descer a pé.

Para quem quiser se aventurar na parte superior da Cachoeira, existe um caminho mostrado no waypoint "subida para a trilha da parte alta da Cachoeira". Eu subi por lá, mas existe um outro caminho, pelo qual desci, que creio seja melhor para subir.

A trilha pra parte alta é mais difícil, mas por ser curta, iniciantes podem empurrar sem problemas. Para os mais técnicos, ela é bem divertida, com alguns obstáculos de subida, descida e transposição.

A trilha da parte superior termina em uma queda d'água em que o poço foi construído para a captação de água.

RESUMO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O PERCURSO
Distância total: 10,8 km
Dificuldade técnica: 2/10
Dificuldade física: 2/10
Inclinação das subida e descida: fácil
Pratticamente sem sombra no trajeto.
Presença de cachoeira: sim
Beleza natural: 8/10

Serrinha / Sertão / Sibrão

Empinar a bike para passar, ou ir andando se tiver coragem!

Se quiser subir mais, recomendo deixar a bicicleta.