Photo ofTrilha alternativa ao Circuito das Cascatas e Montanhas Etapa2 (Chuvisqueiro - Andorinhas - Boa esperança) Photo ofTrilha alternativa ao Circuito das Cascatas e Montanhas Etapa2 (Chuvisqueiro - Andorinhas - Boa esperança) Photo ofTrilha alternativa ao Circuito das Cascatas e Montanhas Etapa2 (Chuvisqueiro - Andorinhas - Boa esperança)

October 31, 2021
October 2021

near Riozinho, Rio Grande do Sul (Brazil)

Esta é uma trilha alternativa a Etapa2 do Circuito das Cascatas e Montanhas.
Optamos em fazê-la por ser mais curta e assim podermos aproveitar mais tempo nas cascatas do Chuvisqueiro e Andorinhas.
Também foi possível chegar mais cedo a comunidade Boa Esperança.
A primeira parte deste percurso possui menos desníveis positivos (subidas) que o original.

Iniciamos o percurso na Rodovia RS 239 na altura de Alto Rolante onde havíamos pernoitado.
Logo deixamos o asfalto e pegamos a estrada em direção a bela Cascata do Chuvisqueiro que fica a cerca de 13km de onde partimos.
O percurso é - em sua maioria – plano sem grandes desníveis ( subidas/descidas). Apenas ao se aproximar da cascata há desníveis mais acentuados, porém curtos.
A estrada é boa possuindo algumas pequenas pedras soltas.
Neste trajeto a estrada acompanha as belas paisagens das montanhas até as cascatas.

A cascata fica junto ao camping e paga-se um pequeno valor pra ter acesso ao local.
Então nos deparamos com uma parede de pedra de 70 metros de altura por onde cai a água da Cascata do Chuvisqueiro.
Abaixo forma-se um pequeno lago que acrescenta ainda mais beleza a esse local.
Caso queira banhar-se faça com cuidado pois o local é essencialmente de pedras e, desta maneira, oferece algum risco.
Em seguida partimos para a cascata das Andorinhas distante 7km.
Não há como chegar até a cascata das Andorinhas de bicicleta pois é necessário utilizar uma trilha estreita na mata de cerca de 300metros de comprimento e mais o percurso final em meio as pedras.
Se você não estiver carregando bagagem então é possível chegar até a trilha da mata e prender sua bike.
Do contrário, se estiver em grupo terão que revesar. Ou na pior das hipóteses – sozinho com bagagem tentar a sorte no bolicho do Valandro que fica a cerca de 1,5km da cascata das Andorinhas (eu não fiz isso).
A trilha a pé até a cascata das Andorinhas é cortada por um trecho de água rasa assim como na sua chegada.
O local é de grande beleza - duas grandes paredes de rocha que quase formam uma gruta. Aberta na parte superior sendo que ao fundo caem as águas da cascata das Andorinhas.
Nós retornamos encantados com o local.
Aproveitamos para fazermos uma parada no Bolicho do Valandro.
Os próximos 5km tivemos o contato mais próximo com a mata seguindo trajetos de boas sombras e uma sequencia de subidas fortes.
Neste ponto a estrada é basicamente de pedra porém boa de pedalar já que há poucas soltas.
Pudemos ouvir o ronco do Bugio ao longe.
Aos poucos vamos deixando a mata e avistando belas paisagens e enquanto subimos ainda mais.
Estas finalizam a cerca de 560metros ao nível do mar quando passamos a desníveis negativos ( descidas) – é o sinal de que estamos chegando ao nosso destino final desta etapa:
Os Caminhos das pipas como é conhecida a localidade italiana de Boa Esperança.
Logo após nos estabelecermos na pousada e tomarmos um belo banho fomos conhecer as vinícolas com seus sucos e vinhos bem como degustarmos a culinária italiana.
Foi extremamente recompensador curtir Boa esperança avistando uma natureza fantástica de morros bem a frente!

##Mais informações:

#O circuito Cascatas e Montanhas: https://cascatasemontanhas.com.br/
Realizado pelas regiões de colônia das cidades de Rolante, Riozinho, Boa esperança (Rolante) e São Francisco de Paula.
Passa por comunidades de colônias Italiana e Alemã
Possui paisagens espetaculares e muito contato com a natureza.
O percurso possui boa sinalização com diversas placas personalizadas (tamanho aproximado de A4)

#Carimbos desta etapa:
- Bolicho Valandro – Localidade de Mascarada. Fica entre as cascatas do Chuvisqueiro e Andorinhas.
- Sitio Terra e Arte: Localidade de Boa Esperança
- Pousada In Mezo ai Monti: Localidade de Boa Esperança

#Dificuldade técnica: considero de moderada a difícil em virtude de sequencias de desníveis positivos mais fortes especialmente na parte final do trajeto.

#Estadia em Riozinho: Camping/pousada Conduto. Sem café porém possui lanches que podem ser feitos na hora. Pousada Colonial. possui café incluso. Ambas simples.

#Estadia em Boa esperança: há algumas opções de pousadas e cabanas. Optamos pela Pousada In Mezo ai Monti e nos sentimos em casa. Simples porém impecável quanto a limpeza. O café da manhã é muito bem servido acompanhado de pães, cucas, leite in natura, sucos feitos na hora, tudo uma delícia.

#Alimentação durante o percurso: Próximo a Cascata do Chuvisqueiro temos a Tenda da Bike. Local simples porém bem avaliado pelos ciclistas. Para as meninas talvez seja uma opção de banheiro…
Mais próximo do Chuvisqueiro tem um mercado.
E entre as cascatas do Chuvisqueiro e Andorinhas temos o Bolicho Valando. Simples com lanches como pasteis e pizzas.

#Cuidados: sugiro, pelo menos, protetor solar e repelente. Um primeiros socorros vai bem

paisagem: mata e morros ao fundo

Parede de pedra junto a estrada

PictographWaterfall Altitude 489 ft

Cascata Chuvisqueiro vista ao longe

PictographSummit Altitude 468 ft

Paisagem

PictographWaterfall Altitude 409 ft

Cascata Chuvisqueiro. Rapel à esquerda

PictographReligious site Altitude 311 ft

Mitra Dioc NH Capela São Vendelino - Mascarada

Paisagem de sequencia de morros