Activity

Travessia Lisboa - Sagres em BTT (Tróia-Roncão)

Download

Trail photos

Photo ofTravessia Lisboa - Sagres em BTT (Tróia-Roncão) Photo ofTravessia Lisboa - Sagres em BTT (Tróia-Roncão) Photo ofTravessia Lisboa - Sagres em BTT (Tróia-Roncão)

Author

Trail stats

Distance
35.27 mi
Elevation gain
1,293 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
440 ft
Max elevation
953 ft
TrailRank 
33
Min elevation
7 ft
Trail type
One Way
Time
4 hours 44 minutes
Coordinates
960
Uploaded
February 26, 2013
Recorded
February 2013
Be the first to clap
Share

near Sol Tróia, Setúbal (Portugal)

Viewed 1978 times, downloaded 9 times

Trail photos

Photo ofTravessia Lisboa - Sagres em BTT (Tróia-Roncão) Photo ofTravessia Lisboa - Sagres em BTT (Tróia-Roncão) Photo ofTravessia Lisboa - Sagres em BTT (Tróia-Roncão)

Itinerary description

A convite do matemático, e nosso Amigo, Rogério Martins, autor do programa "Isto é Matemática", da SIC Notícias, recentemente nomeado para melhor programa televisivo de entretenimento, pela SPA (sociedade Portuguesa de Autores), propusemos-nos fazer esta longa travessia em apenas dois dias e meio, com o intuito de comprovar uma teoria de medição de distâncias, de Eratóstenes, para um episódio de "Isto é Matemática", ao mesmo tempo que se gravavam umas imagens para postar no Face, e principalmente, nos divertíamos a fazer uma dos nossos hobbies favoritos, claro; - O BTT!

Tirando algumas avarias, muita chuva (dilúvio autêntico), muita lama, alguns riachos descontrolados, muita areia, poças intransponíveis, cansaço acumulado, falta de luminosidade causada pelo dias curtos e uma ou outra desistência, tudo correu bem. Toda a Travessia foi concluída por três elementos, mais três que a efectuaram a espaços. Totalizando mais de 330 km, em que a percentagem de BTT sem asfalto, anda perto dos 80%.
Além das duas travessias fluviais, no Tejo e Sado, andámos quase sempre em presença da água, elemento que dificulta de sobremaneira a progressão. A presença desta, e, de muita areia, aliado à chuva constante e fortíssima que apanhámos em toda a herdade de Apostiça, originaram inclusivamente um acontecimento inédito aos nossos olhos, na manha da primeira etapa; - Todos os participantes nessa parte da contenda ficaram com problemas nos travões, relacionados com as mais diferentes causas, o que nos obrigou a efectuar uma paragem em Setúbal nomeadamente na Bike Zone (mais uma vez, obrigado ao amigo Mário), que patrocinava esta viagem na forma de empréstimo de material, para o nosso Líder espediçional; - Rogério. Tal facto, somado à escassez de ferrys para nos levar até à Península de Tróia, foram aumentado o nosso atraso, que apesar de devidamente equacionado, chegou a colocar em dúvida a nossa progressão para esse dia. Iríamos chegar bem pela noite dentro, a Roncão. Primeiro local escolhido para a pernoita e janta.
Pusemos logo os logísticos a trabalhar, para assegurar a reserva e o farnel, apesar de sabermos que chegaríamos bem perto das dez da noite. Apesar das piores condições e atrasos, alguns causados por aparatosas quedas, conseguimos chagar à Serra de Grândola antes das 22h e tomar o reconfortante banho e a retemperante janta, que na maioria dos elementos foi composta por uma inédita Feijoada de Leitão no "solar dos Leitões"

Mais informação desta travessia no Blog NezClinas:
http://nezclinas.blogspot.pt/2013/02/travessia-lisboa-sagres-em-btt-para-o.html

View more external

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Comporta

Comporta

PictographWaypoint Altitude 0 ft

IC33

IC33

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Melides

261

PictographWaypoint Altitude 876 ft

Roncão

23-FEV-13 7:23:52

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Sol Tróia Ferry

Rio Sado

Comments

    You can or this trail