Photo ofTravessia: Lencois - Igatu (via Marimbus, cachu do Roncador + subida de Pedra Igatu) Photo ofTravessia: Lencois - Igatu (via Marimbus, cachu do Roncador + subida de Pedra Igatu) Photo ofTravessia: Lencois - Igatu (via Marimbus, cachu do Roncador + subida de Pedra Igatu)

January 10, 2021
January 2021

near Lençóis, Bahia (Brazil)

MTB 47km
Lençóis - Igatu (SOMENTE IDA)
Recomendo para praticantes de mtb de nível técnico e físico médio e experientes.

1. Há apenas 2 ou 3 pontos para comprar comida e água no caminho inteiro:
- Andarai (cidade)
- Toca do Morcego (nem sempre está aberta)
- Restaurante do Malhado, na entrada da Pousada Ecológica após Andarai, logo antes da subida do Caminho de Pedras (nem sempre está aberto tb).

2. Não se engane com a altimetria do trecho Lençóis-Andarai.
É um trecho plano, porém, tem muita areia, muitos rios para cruzar e alguns trechos com obstáculos legais o o deslocamento não rende tanto.

3. A cachu do Roncador é ótima para um banho e resfrecar o corpo.
Depois do Roncador, a estrada rende mais, porém, tem maior fluxo de veículos, fique atento!
Pequeno trecho de asfalto sem acostamento na chegada de Andarai, porém, sem maiores riscos.

4. Outro ponto para banho é na cachoeira da Donana/Toca do Morcego, que fica na ponte do rio Paraguaçu, na estrada de asfalto, após Andarai.

5. Dá para almoçar em Andarai ou no restaurante do Malhado.
O Malhado fica na beira do asfalto na entrada da "Pousada Ecológica", cerca de 1km depois da Ponte do Paraguaçu.
Esse lugar é o último ponto para comprar água.
Não economize na água pois a subida do Caminho de Pedra para Igatu é desafiadora e começa logo depois desse restaurante/pousada!

6. Achei a subida mega legal!!!!!!!!
Se estiver bem condicionado, dá p vencer uns 97%.
Se estiver bem condicionado física e tecnicamente irá curtir de montão. Caso contrario vai sofrer um bocado, rsrrsrs

Em jan 2021 o tempo estava muito seco e a subida teve um ponto de água apenas. Comecei a subida com 1,5l de água no camelbak e cheguei sem água em Igatu.
A subida do Caminho de Pedras é super desafiadora e irá elevar o seu nível técnico, com muitos obstáculos como degraus, partes íngremes e trechos que exigem equilíbrio e amplo domínio da bike
É uma subida exposta à altas temperaturas da Pedras e possui apenas 1 ponto de água na época de seca.
Considere isso e evite superaquecimento do seu corpo.
Na época de chuva considere que o terreno fica escorregadio. Na descida fica super perigoso e na subida mais desafiador ainda.
Fiz ele 1x seco e 1x com chuva e as 2x foram super legais.
Com chuva tirei o pé do pedal 11x apenas até Igatu e consegui vencer algumas partes mais íngremes mesmo com o piso escorregadio.

Cachoeira do Roncador

Ótimo ponto para banho.

• Photo of MaurAço
    MaurAço Jul 2, 2021

Parabens pelo feito!!!
    Muito legal as informações, vai ajudar muito!

• Ricardo Fonsêca Jul 15, 2021

Muito bom! Farei esse ano!